Acessibilidade / Reportar erro

Comunidade de prática de terapia ocupacional em cuidado hospitalar pediátrico: promovendo o capital profissional, social e cultural em contextos desafiadores

Resumo:

Introdução

A necessidade de abordar a forma como o conhecimento profissional é produzido tem levado estudiosos de terapia ocupacional a defenderem a criação de comunidades de prática (CoP) nas quais os profissionais podem encontrar um ambiente facilitador para engajar-se em processos reflexivos, compartilhar coletivamente seus conhecimentos e desenvolver o conhecimento sobre a prática profissional. CoPs podem resultar no desenvolvimento do capital social através do fortalecimento de suas conexões sociais dos profissionais e aprimorar seu capital cultural, ao favorecer modos de reflexão e troca de conhecimento.

Objetivo

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa-ação referente à criação de uma CoP com o objetivo de implementar e examinar suas possibilidades entre terapeutas ocupacionais que trabalham junto a crianças hospitalizadas em um contexto brasileiro.

Método

Esta pesquisa-ação envolveu nove terapeutas ocupacionais em 10 reuniões presenciais e em interação virtual por meio de uma plataforma de software de aprendizagem virtual. Os encontros da CoP foram gravados, transcritos e codificados. O método hermenêutico-dialético foi utilizado como base para interpretar os resultados.

Resultados

Foram identificados cinco grandes temas referentes às oportunidades produzidas pela CoP nesse contexto: (i) engajamento dialógico; (ii) oportunidades reflexivas; (iii) sentido de pertencimento; (iv) afirmação da identidade profissional; (v) cultivo do conhecimento da prática profissional.

Conclusão

O desenvolvimento de uma CoP na terapia ocupacional pode ser uma estratégia proveitosa de cultivar o capital profissional, social e cultural entre os terapeutas ocupacionais que trabalham em contextos desafiadores.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Assistência Hospitalar; Conhecimento; Atitude; Prática Profissional

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br