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A vivência cotidiana das crianças durante a pandemia da Covid-19 1 1 O material apresentado se trata de um recorte da pesquisa de mestrado da primeira autora. O projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar sob protocolo n. 5.121.003.

Resumo

Introdução

O cenário da pandemia da Covid-19 impactou significativamente a vida das pessoas, de forma que as crianças foram um dos grupos sociais mais afetados.

Objetivo

Compreender como as crianças vivenciaram o cotidiano na pandemia da Covid-19, a partir de sua própria perspectiva.

Método

Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 19 crianças de 9 a 11 anos, vinculadas a uma escola pública. Para a coleta de dados, foi utilizada a elucidação gráfica como disparador da temática e uma entrevista semiestruturada. Os dados produzidos foram analisados com base na análise temática.

Resultados

Quatro temas emergiram: a compreensão das crianças sobre a Covid-19 e os sentimentos gerados; a morte e o luto em decorrência da pandemia; as relações familiares; e a vulnerabilidade social vivenciada pelas famílias. Os resultados evidenciaram a clareza das crianças sobre a origem do vírus e sua propagação, os riscos advindos da contaminação e a importância da vacina. Em algumas famílias foi possível compartilhar mais momentos juntos e, em outras, houve o distanciamento, conflitos e relatos de violência. O desemprego e a fome também se fizeram presentes.

Conclusão

Os resultados permitiram identificar como as crianças vivenciaram a pandemia em um cenário de maior vulnerabilidade social, a partir das vozes e perspectivas das próprias crianças. Compreende-se que o investimento em estudos dessa natureza possibilita o melhor enfrentamento de situações futuras adversas, favorecendo o seu desenvolvimento e saúde mental, com base na proposição de políticas públicas e estratégias de cuidado a essa população.

Palavras-chave:
Crianças; Atividades Cotidianas; Saúde Mental; Terapia Ocupacional; Covid-19

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