Acessibilidade / Reportar erro

Revisão integrativa de avaliações utilizadas em intervenções de terapia ocupacional para crianças com paralisia cerebral

Resumo

Introdução:

Crianças com Paralisia Cerebral (PC) apresentam uma ampla gama de déficits e sintomas. Quando submetidos a intervenções de terapia ocupacional (OT), é essencial que as avaliações utilizadas reflitam com precisão as medidas de resultados dos domínios visados.

Objetivo:

Identificar os instrumentos de avaliação mais utilizados como medidas para intervenções no TO no tratamento de crianças com PC.

Método:

Bancos de dados Pubmed e Ovid foram sistematicamente pesquisados ​​usando os termos-chave “paralisia cerebral”, “avaliações” e “terapia ocupacional”. Avaliaçoes foram exploradas e extraídas de artigos contingentes aos seguintes critérios de inclusão: (1) crianças de até 18 anos com diagnóstico de paralisia cerebral; (2) uso da(s) avaliação (ões) como medida de intervenção do TO; (3) publicado em inglês entre 2007 e 2017. Na pesquisa preliminar, foram encontrados 151 artigos em Pubmed e 571 em Ovid. Destes, apenas 76 foram inlcuidos devido aos critérios de inclusão. Dos 76 artigos restantes, um total de 89 avaliaçoes foram encontradas e incluídas nesta revisão da literatura.

Resultados:

Dez avaliações foram consideradas importantes com base na frequência de uso. A “Assisting Hand Assessment” (AHA) e o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) foram os mais utilizados.

Conclusão:

Os achados deste estudo desempenham um papel importante no e do desafio de seleção de avaliação enfrentado pelos terapeutas ocupacionais e fornecem uma base para futuras pesquisas para expandir no que diz respeito ao tratamento de crianças com PC.

Palavras-chave:
Paralisia Cerebral; Terapeutas Ocupacionais; Avaliações

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br