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Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Volume: 26, Número: 3, Publicado: 2018
  • Em tempos difíceis, compartilhando boas notícias em meio a muito trabalho... Editorial

    Lopes, Roseli Esquerdo; Cruz, Daniel Marinho Cezar da; Malfitano, Ana Paula Serrata
  • Explorando atividades diárias e a participação social: um estudo com pessoas com problemas do sistema locomotor Artículo Original

    Veiguela, Daniel Ramos; Álvarez, Adriana Ávila; Loureda, Rafael Arriaza; Cela, Mirian Vizcaíno; Celeiro, Iván De Rosende

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: Doenças/lesões do sistema musculoesquelético são um problema de saúde frequente, pois produzem deficiência e diminuem a qualidade de vida. Objetivo: Avaliar como as condições de saúde do sistema locomotor influenciam o desempenho das atividades diárias. Método: Estudo descritivo transversal, realizado com 24 adultos recentemente operados por uma lesão/doença do sistema locomotor, em uma clínica de traumatologia/ortopedia em A Coruña (Espanha). Foi utilizado um questionário de avaliação com base na Classificação Internacional de Funcionamento, Deficiência e Saúde. Resultados: As atividades realizadas com dificuldade durante a lesão/doença, com maior frequência, foram trabalho ou educação (85,6%), seguidas de transferências, cuidados domiciliares e lazer/tempo livre (75% cada). Quanto aos fatores ambientais facilitadores, a assistência pessoal foi mais frequente (presente em 71,4% das atividades estudadas) do que os produtos de suporte (utilizados em 35,7% das atividades). Os indivíduos com deficiência apenas encontraram barreiras no desempenho do chuveiro/banheiro (8,3%), de tipo arquitetônico. As lesões/doenças na extremidade superior foram significativamente associadas à dificuldade percebida no vestuário superior (p <0,001), alimentação (p <0,001), higienec pessoal (p=0,001), preparação de alimentos (p=0,001) e uso de dispositivos/técnicas de comunicação (p=0,037); aqueles localizados na extremidade inferior estavam relacionados à dificuldade de vida social/comunidade/cívica (p=0,039). Conclusão: As condições de saúde locomotora comprometem seriamente o desempenho e a participação diária, pelo que é necessário desenvolver atividades de terapia ocupacional para promover a autonomia e a qualidade de vida.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Introducción: Las enfermedades/lesiones del aparato locomotor son un problema de salud frecuente, producen discapacidad y disminuyen la calidad de vida. Objetivo: El objetivo principal consistió en evaluar cómo influyen las condiciones de salud del aparato locomotor sobre el desempeño de las actividades diarias. Método: Estudio descriptivo transversal, realizado con una muestra de 24 personas adultas operadas recientemente por una lesión/enfermedad del aparato locomotor, en una clínica de traumatología/ortopedia de A Coruña (España). Se utilizó un cuestionario de evaluación basado en la Clasificación Internacional del Funcionamiento, la Discapacidad y la Salud. Resultados: Las actividades que realizaban con dificultad durante la lesión/enfermedad, con una frecuencia mayor, fueron las laborales o educativas (85,6%), seguidas por las transferencias, el cuidado del hogar y el ocio/tiempo libre (75%, cada una). En relación a los factores ambientales facilitadores, fue más frecuente la ayuda personal (presente en el 71,4% de las actividades estudiadas) que los productos de apoyo (utilizados en el 35,7% de actividades). Sólo encontraban barreras en el desempeño de la ducha/baño (8,3%), de tipo arquitectónico. Las lesiones/enfermedades en extremidad superior se asociaron significativamente con percibir dificultad en el vestido superior (p<0,001), alimentación (p<0,001), arreglo personal (p=0,001), preparar la comida (p=0,001) y usar dispositivos/técnicas de comunicación (p=0,037); las localizadas en extremidad inferior se relacionaron con la dificultad para la vida social/comunitaria/cívica (p=0,039). Conclusión: Las condiciones de salud del aparato locomotor comprometen seriamente el desempeño diario y la participación, por lo que es necesario desarrollar actuaciones de terapia ocupacional para promover la autonomía y calidad de vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: Diseases/injuries of the musculoskeletal system are a frequent health problem, produce disability and diminish quality of life. Objective: The main objective was to evaluate how the health conditions of the locomotor system influence the performance of daily activities. Method: Cross-sectional descriptive study, carried out with a sample of 24 adults recently operated for an injury/disease of the locomotor system, in a traumatology/orthopedics clinic in A Coruña (Spain). An evaluation questionnaire based on the International Classification of Functioning, Disability and Health was used. Results: The activities performed with difficulty during the injury/illness with a higher frequency were work or education (85.6%), followed by transfers, domestic tasks and leisure/free time (75%, each). Regarding the facilitating environmental factors, personal assistance was more frequent (present in 71.4% of the activities studied) than the assistive products (used in 35.7% of activities). They only found barriers in the performance of the bathing/showering activity (8.3%), of architectural type. Injuries/diseases in the upper extremity were significantly associated with perceived difficulty in upper dressing (p <0.001), feeding (p <0.001), grooming (p=0.001), preparing food (p=0.001) and using devices/communication techniques (p=0.037); those located in the lower extremity were related to the difficulty for social/community/civic life (p=0.039). Conclusion: Locomotor health conditions seriously compromise daily performance and participation, so it is necessary to develop occupational therapy interventions to promote autonomy and quality of life.
  • Atuação de equipe multiprofissional no atendimento à pessoa amputada: contextualizando serviços e protocolos hospitalares Artigo Original

    Santos, Bárbara Kons dos; Luz, Soraia Cristina Tonon da; Santos, Kadine Bender dos; Honório, Gesilani Júlia da Silva; Farias, Gelcemar de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: As Diretrizes Brasileiras de Atenção à Saúde da Pessoa Amputada preconizam protocolos de assistências pré-cirúrgicas até pós-protetização. Objetivo: Contextualizar serviços e protocolos hospitalares pré- e pós-amputação, e avaliar o processo de encaminhamento da pessoa amputada para a reabilitação e protetização pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seguido da pós-alta hospitalar. Método: Pesquisa qualitativa descritiva, realizada com 23 profissionais, inclusive médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiro e técnicos de enfermagem, realizada por meio de uma entrevista semiestruturada. A coleta de dados foi realizada nos meses de junho e julho de 2015, e entre abril e maio de 2016. Resultados: Os procedimentos da fase pré-cirúrgica estiveram relacionados ao termo de consentimento, avaliação do membro a ser amputado e orientações a seguir. A realização da cirurgia e a eleição do nível da amputação dependem do nível da lesão vascular, do trauma ou em outros casos da infecção. No pós-cirúrgico, avaliou-se no coto alguns sinais e/ou sintomas: curativo, presença de espículas ósseas, processo de cicatrização, dor fantasma e mobilidade. O termo curativo e atadura foram citados como sinônimo de enfaixamento do coto. Com relação às orientações no ambiente hospitalar e para alta foram indicados alguns protocolos, tais como: cuidados com o coto, enfaixamento compressivo com faixa elástica, posicionamento e encaminhamentos para a reabilitação. Os serviços e protocolos hospitalares seguem as Diretrizes Brasileiras, porém condutas como avaliação e tratamento da dor no coto e da dor fantasma, e também o enfaixamento compressivo devem ser incentivadas e praticadas. Incertezas relatadas pelos profissionais foram relativas ao encaminhamento à reabilitação pré- e pós-protetização. Conclusão: Os resultados deste estudo repercutem diretamente na pessoa amputada, pois o recebimento de direcionamentos precisos facilita o processo de reabilitação de forma mais rápida e eficaz.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: The Brazilian Guidelines for Attention to the Health of the Amputee brings protocols of pre-surgical assistance until post prosthetic fitting rehabilitation. Objective: To contextualize pre and post-amputation hospital services and protocols and the process of referral of the amputated person to the rehabilitation and prosthesis, by the SUS, post-hospital discharge. Method: Descriptive qualitative research, performed with 23 professionals, among them physicians, physiotherapists, nutritionists, nurses and nursing technicians, through a semi-structured interview. Data collection was performed between June and July 2015 and between April and May 2016. Results: The procedures of the pre-surgical phase were related to the consent term, assessment of the limb to be amputated and guidelines. Performing the surgery and choosing the level of amputation depend on the level of vascular injury, trauma or infection. In the postoperative period it was evaluated in the stump: dressing, presence of bone spicules, cicatrization process, ghost pain and mobility. The term curative and bandage was cited as synonymous with stump binding. The guidelines in the hospital setting and for discharge were: care with the stump, compression bandaging with elastic band, positioning and referrals for rehabilitation. Hospital services and protocols follow the Brazilian Guidelines, but behaviors such as assessment and treatment of pain in the stump and ghost, compression bandaging should be encouraged and practiced. Uncertainties reported by professionals were related to referral to both pre and post-rehabilitation process. Conclusion: The findings directly affect the amputated person, since the receipt of precise directions facilitates rehabilitation process in a faster and more efficient way.
  • Caracterização do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças até três anos: o modelo da CIF no contexto do NASF Original Article

    Araujo, Luize Bueno de; Novakoski, Karize Rafaela Mesquita; Bastos, Marina Siqueira Campos; Mélo, Tainá Ribas; Israel, Vera Lúcia

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) é dinâmico e complexo, explicado pelo modelo contextual, que pode ser discutido com visão ampliada de saúde por meio da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Objetivo: Caracterizar o DNPM de crianças com até três anos participantes do Programa Leite das Crianças (PLC) a partir da abordagem contextual por meio da CIF, no contexto do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e relacionar com aspectos individuais, familiares, socioeconômicos e estimulação da criança nos diferentes ambientes. Método: Participaram deste estudo 19 crianças, 10 (52,63%) meninos e 9 meninas (47,37%), com idade entre 7 e 35 meses (19,42 ± 9,11), devidamente autorizadas pelo responsável, avaliadas por meio de entrevista semiestruturada, questionário socioeconômico da ABEP, teste de triagem de Denver II e questionário de oportunidades no ambiente domiciliar para o desenvolvimento motor. Os instrumentos foram relacionados com os componentes da CIF para crianças e jovens (CIF-CJ). O estudo foi realizado no NASF de uma cidade da região metropolitana de Curitiba/PR, Brasil. Para análise estatística utilizou-se rô de Spearman (rs) para correlação não-paramétrica, Mann-Whitney na comparação quantitativa e o Exato de Fisher em dados categóricos para probabilidade de ocorrência. Resultados: Com relação à triagem, 9 (47,37%) crianças apresentaram o DNPM questionável, sendo a área da linguagem a mais comprometida (88,88%), 7 famílias (36,84%) foram classificadas em C1 pela ABEP. Para a estimulação recebida no ambiente domiciliar, 6 crianças (54,5%) com até 18 meses tiveram estimulação adequada e todas (n=8) as crianças maiores de 19 meses apresentaram estimulação razoável. O modelo proposto neste estudo respondeu à abordagem contextual da CIF. Conclusão: É necessária a utilização de instrumentos adequados para planejar ações na atenção básica, para que crianças que apresentem risco ao DNPM possam ser incluídas em programas de intervenções precoces, para viabilizar o NASF enquanto espaço de acompanhamento e promoção do DNPM. A CIF mostrou-se um instrumento de classificação adequado e válido para este contexto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: The neuropsychomotor development (NPMD) is dynamic and complex, explained by the contextual model, which can be discussed with an expanded view of health through the International Classification of Functioning, Disability, and Health (ICF). Objective: To characterize the NPMD of children up to 3 years old participating in the “Children’s Milk Program” (CMP) from the ICF model in the context of the Family Health Support Center (FHSC) and to relate to individual, family, socioeconomic aspects and stimulation of the child in different environments. Method: In this study, 19 volunteer children, 10 (52.63%) boys and 9 girls (47.37%), aged 7-35 months old (19.42 ± 9.11), duly authorized by the person responsible participated in the study, evaluated through a semi-structured interview, and ABEP socioeconomic questionnaire, Denver Developmental Screening Test and Affordances in the Home Environment for Motor Development test. The instruments were related to ICF components for Children and Young People. The study was performed at the FHCS of a metropolitan city of Curitiba/PR, Brazil. Statistical analysis was performed using the Spearman’s rô (rs) for non-parametric correlation, Mann-Whitney in quantitative comparison and Fisher’s Exact Test in categorical data for occurrence probability. Results: Regarding the Denver II test, 9 (47.37%) children had questionable NPDM, and the language area was the most compromised (88.88%), 7 families (36.84% were classified in C1 by ABEP and 6 children (54.5%) up to 18 months old received adequate stimulation in the home environment and all the kids (n=8) over 19 months old, presented reasonable stimulation. The model proposed in this study responded to contextual approach of the ICF. Conclusion: It is necessary to use appropriate instruments to plan actions in basic care so children at risk to NPMD can be included in programs of early intervention, to enable the FHCS as a space for monitoring and promoting the NPMD. The ICF has proved to be an adequate and valid classification instrument for this context.
  • O uso de dispositivos auxiliares para a mobilidade e a independência funcional em sujeitos com Acidente Vascular Cerebral Original Article

    Caro, Camila Caminha; Costa, Jacqueline Denubila; Cruz, Daniel Marinho Cezar da

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: As limitações pós-AVC podem levar a dependência nas atividades de vida diária e mobilidade, requerendo o uso de dispositivos auxiliares para a mobilidade. Objetivo: Identificar os níveis de independência funcional e o uso de dispositivos auxiliares para a mobilidade entre sujeitos com AVC bem como verificar a presença de correlações entre essas variáveis. Método: Tratou-se de um estudo descritivo correlacional com amostra de conveniência, realizado em centros especializados em reabilitação física de uma cidade de médio porte do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, foram aplicados o Formulário de Dados do Sujeito com AVC e a Medida de Independência Funcional. Os dados foram submetidos à análise descritiva simples e teste biserial. Resultados: 66,6% dos participantes faziam uso de dispositivos auxiliares para mobilidade, com maior frequência das cadeiras de rodas (10), cadeiras de banho (9) e bengalas (7). Observaram-se diferentes níveis de independência funcional para as atividades de vida diária entre a amostra, com preeminência de sujeitos dependentes (63%). Também foram identificadas correlações positivas moderadas entre o uso dos dispositivos auxiliares para a mobilidade e a independência funcional motora (p<0,05 e r=0,617) e independência total (p<0,05 e r=0,590). Conclusão: Os dados demonstram possíveis impactos da restrição na mobilidade no desempenho das atividades de vida diária com maior exigência de aspectos motores entre sujeitos com AVC, o que reforça a necessidade de intervenções em terapia ocupacional para a melhora da mobilidade entre esses sujeitos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: Post-stroke limitations may cause problems and lead to dependency in daily activities, which requires the use of mobility assistive devices. Objective: Identify the level of functional independence and the use of mobility assistive devices among men as well as to check the relationship between these variables. Method: It is a descriptive, correlational research using convenience sampling carried at medical centers specialized in physical rehabilitation in a medium size town of São Paulo state. Then, a Data Form of the patient with stroke and the Functional Independence Measure were used. The data were sent to a simple descriptive analysis and biserial test. Results: It showed predominance of stroke subjects dependent for the activities of daily life (63%), and those using mobility assistive devices (66.6%). The devices were wheelchairs (10), shower chairs (9), and canes (7). Moderate positive correlations between the use of mobility device and the motor functional independence (p<0.05 and r=0.617), and the total functional independence (p<0.05 and r=0.590) was also identified. Conclusion: Data demonstrate the possible impact in preventing mobility during daily activities, in particular motor activities among stroke subjects. That increases the need of occupational therapy interventions aiming at the mobility improvement among these subjects.
  • O salão de beleza como recurso no acompanhamento das mães de recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Artigo Original

    Silva, Claudiany Cristina da; Silva, Erika Dittz da; Rocha, Ludimila Laranjeiras Barros

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: A internação do bebê na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é um evento inesperado que repercute especialmente na rotina da mãe, pois, ao acompanhar a criança, distancia-se de suas atribuições e vivencia uma rotina cansativa e desgastante. Esta rotina é também caracterizada por poucas oportunidades para realização de atividades que minimizem o estresse inerente à condição de ter uma criança hospitalizada nesta Unidade. Estratégias de cuidado como forma de promover a saúde têm sido desenvolvidas, dentre as quais um salão de beleza destinado às mães dos bebês na UTIN. Objetivo: Conhecer a percepção das mães acerca da utilização do salão de beleza durante a internação do bebê na UTIN. Método: Estudo de abordagem qualitativa, realizado com 17 mães de bebês internados na UTIN de uma maternidade em Belo Horizonte/MG. Os dados foram coletados por meio do grupo focal e analisados de acordo com a análise de conteúdo. Resultados: O salão de beleza é uma estratégia que possibilita ampliar o cuidado ofertado ao recém-nascido e às mães. Ao frequentar o salão, as mães realizam atividades de autocuidado significativas, bem como qualificam a forma como realizam essas atividades. O ambiente favorece a socialização e propicia sentimentos como bem-estar, melhora da autoestima e redução do estresse. Conclusão: O estudo permitiu conhecer a percepção das mães sobre a utilização do salão de beleza e, assim, identificar a importância deste recurso para este público, que pode ser incorporado por outras instituições de saúde. Sugere-se que sejam realizados estudos posteriores para complementar esses achados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: The infant’s hospitalization at the Neonatal Intensive Care Unit (NICU) is an unexpected event, which reflects especially on the mother’s routine as she accompanies the child away from the parent’s duties. This ensues an experience of a demanding and exhausting daily life with few opportunities for activities that minimize stress, inherent to the condition of having children in the NICU. Considering caretaking strategies offered to the baby, planning should be extended to the families, in order to promote health practices. Amongst developed strategies is a beauty salon for the mothers of babies in the NICU. Objective: To explore the mothers’ perception of the beauty salon’s use during the baby’s hospitalization in the NICU. Method ​: A qualitative study, conducted with 17 mothers of infants admitted to a NICU at a maternity hospital in Belo Horizonte / MG. The data was collected through a focus group, analyzed according to the content analysis. Results: The beauty salon strategy allows broadening of care offered to newborns and their mothers. When attending the salon, mothers perform meaningful self-care activities, as well as qualify how they perform those activities. The environment favors socialization and fosters feelings of well-being, self-esteem improvement and stress reduction. Conclusion: The study has allowed the perception of the mothers about the use of the beauty salon and thus identify the importance of this resource for this public, which can be incorporated by other health institutions. It is suggested that further studies should be done to complement this study.
  • Interações entre mães e bebês prematuros: enfoque nas necessidades essenciais Original Article

    Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian; Wernet, Monika; Leite, Adriana Moraes; Fonseca, Luciana Mara Monti; Mello, Débora Falleiros de

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: A literatura indica de vital importância as experiências e os cuidados aos quais toda criança tem direito a um desenvolvimento saudável, considerando suas necessidades de relacionamentos contínuos; de proteção física; de respeito às diferenças individuais; de estímulos apropriados à idade; de estabelecimento de limites e de comunidades estáveis, amparadoras de continuidade cultural. Objetivo: Identificar aspectos das interações entre mães e bebês prematuros hospitalizados, destacando as necessidades essenciais. Método: Estudo exploratório com análise qualitativa temática dos dados, fundamentado no quadro conceitual das necessidades essenciais da criança, com base em entrevistas com 14 mães de prematuros hospitalizados. Resultados: Relatos maternos apontam interações limitadas em razão de separação física, falta de oportunidades plenas de contatos com o filho e acolhimento profissional incipiente, mencionando ansiedade, culpa, inseguranças e dificuldades para assumir o cuidado. Resultados sugerem, como desdobramento, que as necessidades essenciais da criança ficam em vulnerabilidade. Conclusão: Contato precoce com o filho pode trazer a apropriação gradativa de vínculos, em busca de interações socioafetivas saudáveis. O estudo reafirma a importância da interação materna nos cuidados ao bebê prematuro para promover desenvolvimento humano. Cabe aos profissionais de saúde a organização de ambientes de cuidado sustentador, para garantir as necessidades essenciais da criança e o cuidado integral à saúde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: The literature indicates to be of vital importance the experiences and care that every child has the right for a healthy development, considering their needs for continuous relationships, physical protection, respect for individual differences, stimulus and confidence building, as the establishment of boundaries and stable communities that support cultural continuity. Objective: To identify aspects of early interactions between mothers and premature babies during hospitalization, highlighting the essential needs. Method: An exploratory study using qualitative data analysis, based on the conceptual framework of the essential needs of the child. Interviews with 14 mothers of premature babies, with thematic content analysis were performed. Results: Analysis of maternal reports showed limited interactions between mothers and their premature babies due to the physical separation, lack of opportunity of contact, and incipient professional reception, mentioning anxiety, guilt, insecurity, and difficulties to assume the care of the babies. Results suggest that the needs of the child become vulnerable. Conclusion: The early contact allows mother-child dyad by means of gaze, touch, cuddle, among others. The study reaffirms the importance of maternal interaction in the care of premature babies, in order to promote healthy child development. It is for health professionals to organize supportive care environments that prioritize the protection needs of the child and of the family.
  • Características motoras de escolares com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade Original Article

    Oliveira, Cristina Camargo de; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Palhares, Marina Silveira

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: Crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) apresentam dificuldades motoras acentuadas e possivelmente apresentam o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) como coocorrente. Objetivo: Identificar o perfil motor de escolares com diagnóstico interdisciplinar de TDAH. Método: Participaram do estudo 46 escolares, de ambos os gêneros, na faixa etária de 7 a 10 anos e 11 meses de idade, de escolas públicas municipais de cidades do interior de São Paulo, distribuídos em dois grupos: Grupo I (GI) - composto por 23 escolares, com diagnóstico interdisciplinar de TDAH; Grupo II (GII) - composto por 23 escolares com desenvolvimento típico e com bom desempenho acadêmico. Os escolares foram pareados segundo gênero e faixa etária. Os grupos passaram por avaliação motora (Moviment Assessment Battery for Children - Second Edition - Movement ABC-2). Os dados foram analisados estatisticamente visando à caracterização e comparação intra e intergrupos do perfil motor dos escolares. Resultados: Os resultados mostraram que no GI estiveram presentes 43,48% com indicativo de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), sendo a Habilidade do Equilíbrio a mais acometida. No GII, não foram encontrados escolares com indicativo de TDC. É possível destacar uma incidência de TDC na população com TDAH, em aproximadamente 43%. Conclusão: Esses achados reforçam a importância de ações voltadas ao atendimento e diagnóstico precoce desta população pelos professores e profissionais da saúde, objetivando uma melhora na qualidade de vida dessas crianças e familiares envolvidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: Children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) present accented motor difficulties and possibly present the Developmental Coordination Disorder (DCD) as co-occurring. Objective: Identify the motor profile of students with interdisciplinary diagnosis of ADHD, compare with students with good academic performance, and to verify the incidence of DCD in this population. Method: 46 students of both genders participated in the study, in the age range of 7 to 10 years and 11 months, attending from the 1st to the 5th year of elementary school at public schools in cities of São Paulo state. The students were divided into two groups: Group I (GI) included 23 students with ADHD; Group II (GII) included 23 students with good academic performance. The students were paired according to gender and age. The groups experienced motor assessment (Movement Assessment Battery for Children-Second Edition / MABC-2). MABC Test consisted of eight items grouped into three sections (manual dexterity, aiming and catching, and balance), parents/caregivers responded questions about the Economic Classification questionnaire. Results: The results were statistically analyzed in order to characterize and compare the motor profile of the students, intra, and intergroup. The results showed that 43.38% in GI presented indicative of DCD, whereas, in GII, none of the students presented indicative of DCD. However, it is possible to highlight an incidence of DCD in the population with ADHD in about 43%. Conclusion: These findings emphasize the importance of actions to assist and early diagnose this population by teachers, health professionals, and family, improving the life quality of these children.
  • Desenvolvimento motor de idosos: estudo comparativo de sexo e faixa etária Original Article

    Maria Andreis, Lucia; Guidarini, Fernanda Christina de Souza; Garcia, Cassiana Luiza Pistorello; Machado, Angela Fernandes; Rosa Neto, Francisco

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: No desenvolvimento motor, o envelhecimento é representado pela retrogênese, processo que se refere às perdas gradativas nos componentes motores. Fatores intrínsecos e extrínsecos podem influenciar este processo. Objetivo: Avaliar e comparar o desenvolvimento motor de idosos considerando o sexo e a faixa etária. Método: Foram avaliados 218 idosos hígidos com idade entre 60 e 79 anos estratificados por sexo e faixa etária, constituindo quatro grupos: G1(n=64) - sexo feminino, 60-69 anos; G2 (n=45) - sexo feminino, 70-79 anos; G3 (n=66) - sexo masculino, 60-69 anos; G4 (n=43) - sexo masculino, 70-79 anos. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi a Escala Motora para Terceira Idade (EMTI). Na análise estatística, empregou-se teste H de Kruskal Wallis e post hoc Dunn. Resultados: Observou-se que a maioria dos idosos apresentou desenvolvimento motor dentro da normalidade. O grupo do sexo feminino, 70-79 anos, foi o que apresentou valores médios inferiores (x¯=87,7; DP=12,4), sendo diferente estatisticamente quando comparado os grupos. Nas áreas motoras, diferenças estatísticas significantes foram encontradas entre os grupos na Coordenação Global (p=0,001), Equilíbrio (p=0,001) e Esquema Corporal (p=0,012); nesta análise, as mulheres alcançaram pontuações inferiores aos homens na maioria das áreas avaliadas. Conclusão: As mulheres idosas com idade mais avançada apresentaram maior comprometimento no desenvolvimento motor quando comparadas aos homens idosos e mulheres idosas mais jovens.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: Aging in motor development is represented by a retrogenesis process that refers to gradual losses in motor components. Intrinsic and extrinsic factors can influence this process. Objective: The aimed of this study was to evaluate and compare the motor development of older adults considering the gender and age group. Method: A total of 218 healthy older adults aged 60-79 years old were included. Four groups were formed according to gender and age group: G1 (n=64) - female, 60-69 years old; G2 (n=45) - female, 70-79 years old; G3 (n=66) - male, 60-69 years old; G4 (n=43) - male, 70-79 years old. The Motor Scale for Older Adults (MSOA) was used. Statistical analysis was performed using Kruskal Wallis and Dunn post hoc test. Results: Most of the older adults presented Motor Development within the normal range. The group of older women of 70-79 years old presented low mean values (x¯=87.7, SD=12.4), being statistically different when compared to the others groups. The areas: Global Coordination (p=0.001), Balance (p=0.001) and Body Scheme (p=0.012), presented significant statistical differences between the groups. In this analysis, women reached lower scores in most of the evaluated areas. Conclusion: The older women with more advanced age presented major impairment in motor development when compared to older men and older women with 60-69 years old.
  • As crenças de família sobre dependência de substâncias psicoativas: estudo de caso Artigo Original

    Zerbetto, Sonia Regina; Cid, Júlia Motz; Gonçalves, Angélica Martins de Souza; Ruiz, Bianca Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: A família constrói crenças sobre a dependência química, as quais geralmente são compartilhadas entre seus membros familiares e repercutem na sua funcionalidade. Objetivo: Descrever as crenças restritivas e facilitadoras sobre a dependência de drogas, na perspectiva de pais que convivem com o problema. Método: Estudo de caso de uma família a partir da abordagem qualitativa. Os participantes consistiram em progenitores de um dependente de substâncias psicoativas. Realizou-se entrevista em profundidade e análise de conteúdo temática. Resultados: Surgiram como crenças restritivas: a superproteção parental como motivo de consumo de substâncias psicoativas do filho e preconceito social sofrido pelos pais. Crenças facilitadoras: esperança dos pais na cura do dependente, através da internação; a família possui forças para o enfrentamento da situação, através de apoio religioso e familiar. Conclusão: As crenças restritivas e facilitadoras precisam ser, respectivamente, desafiadas e promovidas tanto pelas famílias como pelos profissionais de saúde para promover o bem-estar familiar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: The family builds beliefs about chemical dependence, which are shared among their family members and impact on their functionality. Objective: To describe the restrictive and facilitating beliefs about drug addiction, from the perspective of parents living with the problem. Method: Case study of one family with a qualitative approach. Participants consisted of parents of a psychoactive substance dependents. An in-depth interview and analysis of thematic content was carried out. Results: Restrictive beliefs were: parental overprotection as a reason for the child’s psychoactive substance use and social prejudice suffered by the parents. Facilitating beliefs involved the parents hope’s for the cure of the dependent, through hospitalization; the family has the strengths to coping with the situation through religious and family support. Conclusion: Restrictive and facilitative beliefs need to be challenged and promoted by both families and health professionals to promote familiar well-being.
  • Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino-serviço-comunidade Original Article

    Teixeira, Renato da Costa; Corrêa, Roberta de Oliveira; Silva, Ester Miranda da

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo procura compreender as percepções de discentes do estágio profissionalizante em terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino-serviço-comunidade vivenciada em um laboratório de atividade de vida diária. Tratou-se de um estudo qualitativo e exploratório realizado através de entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a análise de conteúdo com a categoria temática: integração ensino-serviço-comunidade. A amostra foi composta por 14 discentes que estavam matriculados na disciplina. Foram observadas as semelhanças, distinções entre os conteúdos e identificadas as ideias centrais das narrativas sobre a categoria temática. As falas geraram as unidades de análise: expectativa de práticas integradas, realidade do trabalho em equipe, processo organizacional, troca de experiências e sugestões. Os resultados obtidos apontaram distanciamento entre as expectativas dos discentes e a realidade. As percepções dos entrevistados revelaram que a dinâmica de trabalho ocorre sem planejamento coletivo das ações de cuidado e sem interlocução com o ensino. Os discentes sugeriram estratégias para melhoria da integração ensino-serviço-comunidade e para favorecer o processo formativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article tries understand the perceptions of students of the professional internship in occupational therapy on the experience of teaching-service-community integration experienced in a laboratory of daily life activity. It was a qualitative and exploratory study, conducted through semi-structured interviews. Content analysis was used with the thematic category: teaching-service-community integration. The sample consisted of 14 students who were enrolled in the course. The similarities, distinctions between the contents and the central ideas of the narratives about the thematic category were observed. The speeches generated the units of analysis: expectation of integrated practices, reality of teamwork, organizational process, exchange of experiences and suggestions. The results obtained pointed to the distance between students’ expectations and reality. The perceptions of the interviewees revealed that the work dynamics occurs without collective planning of the care actions and without interlocution with the teaching. The students suggested strategies to improve the teaching-service-community integration and to promote the formative process.
  • Qualidade de vida e o cotidiano acadêmico: uma reflexão necessária Artigo Original

    Anversa, Andreisi Carbone; Santos Filha, Valdete Alves Valentins dos; Silva, Emilyn Borba da; Fedosse, Elenir

    Resumo em Português:

    Resumo A qualidade de vida está sendo amplamente discutida na atualidade e em diversos cenários e, portanto, traz desafios para as políticas e as práticas da área da saúde. Um dos cenários possíveis de se explorar e analisar os aspectos que podem influenciar a qualidade de vida das pessoas é a educação superior. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de comparar e refletir sobre a qualidade de vida de discentes do primeiro e do último ano de três cursos de saúde de uma Universidade Federal da região Sul do país. Trata-se de um estudo transversal de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, no qual se aplicou o WHOQOL-bref, um instrumento desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde para avaliar, em modelo abreviado, a qualidade de vida. A amostra do estudo foi constituída por 119 sujeitos, graduandos em Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Fisioterapia. O período de coleta de dados foi de abril a junho de 2017 e para o tratamento das informações se utilizou o Software Statistica 9.1, considerando-se um nível de significância de 5% (p < 0,05). Os resultados da pesquisa demonstraram diminuição, embora não haja diferença significativa, na qualidade de vida dos ingressantes do primeiro ano dos três cursos, quando comparados aos estudantes do último; o que pode ser justificado pelo impacto e pelas transições que o ingresso à universidade produz. Desse modo, é necessário que o universitário possa dispor de uma rede de suporte e atenção, que garanta adequada formação profissional e promoção de sua saúde, potencializando a qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Quality of life is being widely discussed in the current scenario, and presents challenges for health policies and practices. One of the possible scenarios for exploring and analyzing aspects that can influence people’s quality of life is undergraduate education. In this context, this research aims to compare and reflect on the quality of life of freshman and senior students of three courses of a Federal University in the southern region of Brazil. It is a descriptive, cross-sectional study that follows a quantitative approach in which the WHOQOL-bref, an instrument developed by the World Health Organization, was used to evaluate quality of life in an abbreviated model. The study sample was composed of 119 individuals from undergraduate programs of the health area. Data was collected from April to June 2017 and processed using the Statistica 9.1 software at a significance level of 5% (p<0.05). Results demonstrated a decrease, although without significant statistical difference, in the quality of life of the freshman students compared with that of the senior students, which can be justified by the impact and transitions that university admission produces. Thus, it is necessary that undergraduate students have access to a network of support and care that could provide them with adequate professional training and reduced health risks, enhancing their quality of life.
  • Burocracia e gestão pública: uma análise do Ministério da Saúde Original Article

    Costa, Luciana Assis; Rocha, Daniete Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo analisar o nível de burocratização do Ministério da Saúde (MS), a partir da sua estrutura organizacional, compreendida pela composição e formação do quadro administrativo, pelas formas de seu recrutamento e pela estrutura de carreira, de forma vinculada à capacidade de gestão da política de saúde. O estudo tem por referência teórica elementos neoweberianos da burocracia e os desdobramentos das teorias sobre gestão pública. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo transversal relativo ao período de 1990 a 2014. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas semiestruturadas realizadas com ocupantes de cargos técnicos e técnico/políticos do Ministério e de órgãos colegiados gestores, e pesquisa documental. Os resultados mostram que o concurso público é um indicativo de avanço institucional no sentido meritocrático, e se expressa no aumento do pessoal efetivo lotado na sede. Todavia, a abertura de concursos dissociada de um maior investimento em profissionalização e incentivos aos servidores de carreira não atuou na redução da instabilidade organizacional do MS, dada a alta rotatividade dos recém-concursados e a permanência de um quadro administrativo desmobilizado. Não se avança em mecanismos de coesão interna, como a modernização dos planos de carreira, nem na adoção de inovações na gestão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to an analysis of the level of bureaucratization of the Ministry of Health, based on its organizational structure, the composition and formation of the administrative staff, the forms of their recruitment and the career structure, in a way linked to the management capacity of the health policy. The study references are elements of the theoretical approach of New Weberian of bureaucracy and the ramifications of theories on public management. This is a descriptive cross-sectional qualitative study conducted in the 1990-2014 period. The data collection instruments were semi-structured interviews conducted with those who hold technical and technical/political position in the Ministry and in some administrative bodies, as well as research in documents. The results show that the implementation of the public service exams indicates an institutional advancement in the meritocratic sense, expressed in the increasing of the effective based staff in the Ministry of Health. However, the opening of exams dissociated from an increased investment in professional training and incentives for career employees, have not act in reducing the organizational instability of MS, given the high turnover of newly passed in the public exams and the permanence of a demobilized administrative staff. There were no advances in the adoption of internal cohesion mechanisms, such as the modernization of career plans, or the adoption of innovations in management.
  • Intervenções realizadas com grupos de cuidadores de idosos com síndrome demencial: revisão sistemática Artigo De Revisão

    Reis, Edison dos; Novelli, Marcia Maria Pires Camargo; Guerra, Ricardo Luís Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: O Brasil apresenta um crescimento populacional vertiginoso em relação à faixa etária de pessoas com 60 anos ou mais. Nesse cenário, identifica-se a alta prevalência das doenças crônicas degenerativas, dentre elas a síndrome demencial, a qual requer cuidados. Objetivo: Identificar e analisar estudos que apresentem modelo, característica e resultado de intervenções não farmacológicas realizadas com cuidadores informais de idosos com síndrome demencial. Método: A seleção dos artigos foi realizada segundo a metodologia proposta pela Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions, nas bases de dados Pubmed, LILACS e SciELO, utilizando como descritores: cuidadores, idosos, intervenção e demência. Resultados: Foram identificados 1.069 estudos e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 38 artigos, sendo que apenas 12 seguiram para a análise final. Em 58% (n = 07) dos artigos analisados, observaram-se estudos randomizados com grupo controle, e 42% (n = 05) foram estudos classificados como quase- experimentais. Além disso, identificou-se que 41,6% (n = 05) das intervenções eram classificadas pelo modelo psicoeducacional, 33,4% (n = 04) por ações da Terapia Cognitiva Comportamental, 16,6% (n = 02) como intervenções psicossociais e 8,4% (n = 01) por terapia mindfulness. Conclusão: Após a avaliação dos artigos, concluímos que a maioria dos estudos obteve resultados de forma significativa e contribuiu para redução de alguns aspectos, como nível de depressão, estresse, sobrecarga física e emocional, além de adquirirem habilidades e conhecimentos sobre a síndrome demencial. Assim, este estudo aponta para a importância da realização de novas pesquisas nesse cenário.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: Brazil presents a vertiginous population growth in relation to the group of people aged 60 years or older. In this scenario, a high prevalence of chronic degenerative diseases that require care, including dementia, is identified. Objective: Identify and analyze studies that present model, feature, and results of non-pharmacological interventions in informal caregivers of elderly people with dementia syndrome. Method: Articles were selected according to the methodology proposed by the Cochrane Handbook for Systematic Reviews in a search at the PubMed, LILACS and SciELO databases using the following descriptors: caregivers, elderly, intervention, and dementia. Results: Of the 1069 studies found, 38 articles were selected after application of the inclusion and exclusion criteria, and only 12 of them were included in the final analysis. Randomized studies with control group accounted for 58% (n = 07) of the analyzed articles, whereas studies classified as quasi-experimental were 42% (n = 05). It was also identified that 41.6% (n = 05) of the interventions were classified as Psycho-educational, 33.4% (n = 04) as Behavioral Cognitive Therapy actions, 16.6% (n = 02) as Psychosocial, and 8.4% (n = 01) as Mindfulness therapy. Conclusion: After evaluation of the articles, it was possible to conclude that most of the studies obtained significant results and contributed to reduce some aspects such as depression, stress, and physical and emotional overload, in addition to acquiring skills and knowledge about dementia syndrome. Thus, this study evidences the importance of conducting new research in this scenario.
  • Participação doméstica de crianças e adolescentes com TDAH: uma revisão sistemática da literatura Review Article

    Mendes, Camila Guimarães; Mancini, Marisa Cotta; Miranda, Débora Marques

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: No Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, a identificação de prejuízos funcionais no contexto domiciliar é um elemento importante para o diagnóstico. Objetivo: Avaliar o conhecimento científico acerca da participação doméstica de crianças e adolescentes com déficit de atenção com hiperatividade e implicações para a prática clínica. Método: Revisão sistemática com as palavras-chave/descritores, “attention deficit disorder with hyperactivity”, “ADHD”, “household chores” e “household task” no PubMed e Scopus. Os critérios de inclusão adotados foram: artigos originais, em inglês, amostra composta por crianças e adolescentes com o diagnóstico de TDAH, com idade entre 6 e 17 anos e artigos disponíveis em suas versões completas. Resultados: A busca resultou em 43 estudos, sendo apenas quatro incluídos. A partir da análise dos artigos foi possível constatar que crianças com déficit de atenção com hiperatividade desempenham tarefas de modo semelhante ao de crianças com desenvolvimento típico, todavia crianças com TDAH recebem mais assistência pelos cuidadores quando comparadas a seus pares. A idade, sexo, irmão mais velho e a importância atribuída pelos pais parecem estar associados ao aumento no desempenho das tarefas, enquanto os sintomas de oposição, ter o diagnóstico de TDAH e o nível de estresse dos pais, ao aumento da assistência pelos cuidadores. Conclusão: São poucos os estudos envolvendo crianças com déficit de atenção com hiperatividade, e não é possível a generalização dos achados. Investigações futuras sobre outros fatores do ambiente domiciliar são necessárias para ampliar o conhecimento sobre a participação dessa população e nortear intervenções para a prática clínica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: In the Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD), the identification of functional impairments in home context is an important feature for the diagnosis. Objective: To evaluate the scientific knowledge regarding household participation of children with attention deficit with hyperactivity and implications for clinical practice. Method: A systematic review was performed using the keywords: “attention deficit disorder with hyperactivity”, “ADHD”, “household chores” and “household task” at PUBMED and SCOPUS. The inclusion criteria adopted were: original articles, in English, studied population composed of children and adolescents with attention deficit hyperactivity disorder, 6 to 17 years old, and articles available in their complete versions. Results: The search resulted in 43 articles, and only four studies were included. From the analysis of the articles, it was verified that children with attention deficit hyperactivity disorder perform tasks similar to children with typical development. However, children with ADHD receive more assistance of caregivers than their peers. Age, gender, presence of older sibling, and the importance attributed by parents seem to be associated with increased task performance, while oppositional symptoms, diagnosis of attention deficit hyperactivity disorder, and parental stress level seem to be associated with increased care from caregivers. Conclusion: Few studies evaluated household chores participation of children with attention deficit hyperactivity disorder and the findings cannot be generalized. Future investigations about other factors of home environment still need to improve the knowledge about the participation of this population and then to guide interventions in clinical practice.
  • Efeitos da prática de Dança Sênior® nos aspectos funcionais de adultos e idosos Artigo De Revisão

    Venancio, Reisa Cristiane de Paula; Carmo, Elisangela Gisele do; Paula, Luana Vanessa de; Schwartz, Gisele Maria; Costa, José Luiz Riani

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo buscou identificar e analisar os efeitos decorrentes da prática de Dança Sênior® em pessoas adultas e idosas. Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo. O método utilizado foi o de Revisão Sistemática. A coleta de dados ocorreu entre os meses de agosto e outubro de 2016, e os estudos foram selecionados sem recorte de tempo. As bases de dados foram: Scielo, Lilacs, Bireme, Pubmed e Scholar Google. Os descritores foram: Dança, Dancing, Baile; Terapia através da Dança, Dance Therapy, Terapia através de la Danza, combinados com os termos Dança Sênior, Senior Dance, Dance Superior. Foram selecionados 12 estudos. As investigações estavam relacionadas aos aspectos físicos e funcionais. Houve a prevalência de mulheres (92%) e da faixa etária de 60 a 69 anos. Quanto aos efeitos positivos da prática da Dança Sênior®, em apenas dois dos estudos, não houve alterações significativas. Percebe-se, com base nesta revisão, que as pesquisas envolvendo a Dança Sênior® reiteram seu valor associado a diferentes variáveis. Ainda que já sejam encontrados estudos ratificando o impacto positivo da Dança Sênior®, sugerem-se novos estudos focalizando a metodologia para o ensino da Dança Sênior® e a investigação dos aspectos subjetivos e afetivo-emocionais, permitindo ampliar as reflexões na área da saúde e suas aplicações para diferentes contextos e populações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to identify and analyze the effects of Senior Dance® practice on adults and elderly people. This is a descriptive, retrospective study that used the methodology of Systematic Review. Data collection occurred between August and October 2016, and studies were selected without restriction to time of publication. The search was conducted at the SciELO, Lilacs, Bireme, PubMed, and Scholar Google databases using the following descriptors: Dance, Dancing, Dance Therapy, and Therapy through Dance combined with the terms Senior Dance and Superior Dance. Twelve studies were selected. The investigations were related to the physical and functional aspects. There was prevalence of women (92%) and the age group from 60 to 69 years. Concerning the positive effects of the practice of Senior Dance®, no significant changes were observed in only two of the studies. This review demonstrated that research involving Senior Dance® reiterates its value associated with different variables. Although studies ratifying the positive impact of Senior Dance® have been found, further studies focusing on the methodology for Senior Dance teaching and the investigation of subjective and affective-emotional aspects should be conducted in order to enable expansion of reflections on the health area and its applications to different contexts and populations.
  • Terapia ocupacional e grupo hiperdia Relato De Experiência

    Serpa, Eliane Amorim; Lima, Ana Carollyne Dantas de; Silva, Ângela Cristina Dornelas da

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: A hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus são doenças crônicas, altamente prevalentes, de alto custo social, que vêm aumentando significativamente na população, representando importante problema de saúde pública, pois impactam negativamente na qualidade de vida. O grupo operativo hiperdia é uma estratégia importante para a sensibilização das pessoas acometidas por essas doenças quanto ao autocuidado, sendo uma das medidas preventivas de danos secundários. Objetivo: Relatar o processo vivenciado enquanto estagiária de terapia ocupacional em um grupo hiperdia, descrevendo as atividades realizadas. Buscou-se contribuir para as discussões necessárias a respeito do atual modelo de educação em saúde operante nestes grupos. Método: Trata-se do relato de uma experiência vivenciada durante estágio obrigatório na atenção básica, com o grupo hiperdia, desenvolvido no município de João Pessoa-PB, no período de agosto a dezembro de 2014. Resultados: As atividades foram desenvolvidas através de rodas de conversas e dinâmicas grupais, e pela arte. Estas resultaram na sensibilização do grupo acerca do autocuidado, nos esclarecimentos de dúvidas sobre a terapia ocupacional, no empoderamento de saberes e em maior participação e envolvimento dos usuários. Percebeu-se que a forma como acontecem as atividades educativas nos grupos traz ainda resquícios do modelo de educação em saúde tradicional, centrada na doença e na transmissão de informações de modo “bancário”. Tal modelo gera culpabilidade, frustrações e desistências. Conclusão: É imprescindível compreender a pessoa em sua totalidade. Os profissionais devem ser envolvidos no processo de educação permanente. Constatou-se a importância do terapeuta ocupacional neste contexto, que oferece ações eficazes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: Hypertension and diabetes are highly prevalent chronic diseases, with social costs that have increased significantly, representing an important public health problem, and negatively impacting quality of life. The hiperdia operative group is an important strategy for raising awareness about self-care, one of the preventive measures of secondary damage. Objective: To describe the process experienced as an Occupational Therapy intern in a hiperdia group, describing the activities undertaken. We sought to contribute to the much needed discussions about the current education model operating health in these groups. Method: Report of the experience during compulsory training in primary care, with the hiperdia group, developed in the city of João Pessoa/PB, from August to December 2014. Results: The curriculum was developed through group discussions, dynamics and art. These have resulted in raising the group’s awareness about self-care, clarification of doubts about the Occupational Therapy, empowering knowledge, greater participation and involvement of users. We noticed that the groups’ educational activities still carry remnants of the traditional model of education in health, focusing on the disease and information in a “bank” mode. This model leads to guilt, frustration and dropouts. Conclusion: It is essential to understand the person in its entirety. Professionals should be involved in the continuing education process. Occupational therapists are highly relevant in this context that provides effective actions.
  • Apoiando o educador social no Casa Lar: um estudo de caso de uma consulta usando translação de conhecimento intercultural Experience Report

    Strong, Debra Marie

    Resumo em Português:

    Resumo Crianças e adolescentes em serviços de acolhimento têm direito de viver em um ambiente acolhedor, mas muitos estudos mostram que os adultos que cuidam das crianças e dos adolescentes enfrentam desafios para satisfazer as necessidades individuais destes adequadamente. Serviços de acolhimento têm a responsabilidade de apoiar os cuidadores em seus papeis. Este estudo de caso trata de um processo de consulta de terapia ocupacional (para pós-graduação, pós-profissionalização) com uma Casa Lar em São Paulo, Brasil, com o objetivo de desenvolver um programa de capacitação para os educadores sociais. Um levantamento das necessidades evidenciou a demanda de desenvolver um programa compreensivo de capacitação baseado nos valores organizacionais e nas competências identificadas de educador. Usando o Canadian Practice Process Framework como guia, um grupo multicultural de administradores técnicos completou um ciclo de translação de conhecimento para identificar o conhecimento atual no âmbito e adaptá-lo para o contexto local. Métodos de aprendizagem ativo e de pessoas-que-aprendem-participando foram incluídos no programa de capacitação, visando criar, em conjunto, uma ferramenta de translação de conhecimento que habilitará uma mudança na prática dos educadores. Planos para a avaliação do programa, tanto formativa como somativa, são apresentados junto com reflexões sobre os aspectos capacitadores do processo de consulta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Children living in foster care have the right to live in a supportive and caring environment, yet studies show that many foster caregivers find it challenging to adequately meet the child’s individual needs. Organizations providing services to children in foster care are responsible for supporting caregivers in this role. This case study describes an occupational therapy (post-professional master’s student) consultation with a group foster home (Casa Lar), in São Paulo, Brazil, to implement a training and support program for their caregivers. A needs assessment revealed the necessity to implement a comprehensive professional development program, based on organizational values and caregiving competencies. Using the Canadian Practice Process Framework as a guide, a multicultural group of clinician administrators completed a cycle of knowledge translation to identify current knowledge in the area, and adapt it to the local context. Active learning and participant action strategies were included in the training program, with a plan to jointly develop a knowledge translation tool that will enable a change in caregiver practice. We present plans for a formative and summative program evaluation, along with reflections on the enabling nature of the consultation.
  • Psicomotricidade, jogo e corpo-em-relação: contribuições para a intervenção Artigo De Reflexão/ensaio

    Fernandes, Jorge Manuel Gomes de Azevedo; Gutierres Filho, Paulo José Barbosa; Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio aborda os fundamentos que perspectivam o jogo como mediador da prática psicomotora e a centralidade da dimensão lúdica do corpo-em-relação, enquadrado numa dialética entre o corpo real e o corpo imaginário. Através de uma exposição de ideias, que se fundamentam em diferentes áreas do conhecimento, apresentamos algumas linhas orientadoras para que os profissionais da área da saúde, que pretendem atuar de forma terapêutica ou na ajuda ao desenvolvimento da criança, utilizem o jogo-em-relação. Após breves considerações sobre a psicomotricidade como prática-em-relação, equacionamos a gênese do jogo-em-relação e a sua fundamentação teórico-prática, explicitando a importância das vivências sensoriomotoras (gnosicopráxico) e das representações (imaginário-simbólico) no desenvolvimento psicocorporal e psicomotor da criança. Como considerações finais, veiculamos algumas reflexões necessárias para enquadrar o jogo na intervenção terapêutica, reforçando a importância do estabelecimento de uma relação de qualidade. De forma geral, ao longo do texto, abordamos um conjunto de ideias que permitem aos terapeutas, independentemente de serem psicomotricistas, terapeutas ocupacionais ou outros profissionais, refletir sobre a forma de solicitar a função, a sensorialidade e o imaginário, para favorecerem os processos de integração psíquica, ao utilizarem o jogo-em-relação como mediador da sua intervenção.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay article addresses some fundamentals that look at play as a mediator of psychomotor practice and the centrality of the body-in-relation playful dimension, framed in a dialectic between the real body and the imaginary body. Through an exposition of ideas, which are based on different areas of knowledge, we present some guidelines for health professionals who intend to act in a therapeutic way or assist with child development, using play-in-relation as intervention mediator. After brief considerations about psychomotricity as practice-in-relation, we equate the genesis of play-in-relation and its theoretical-practical grounds, explaining the importance of sensory-motor experiences (perceptive-praxis) and representations (imaginary-symbolic) in the psychocorporeal and psychomotor development of the child. As final considerations, we present some reflections necessary to frame play in therapeutic intervention, reinforcing the importance of establishing a quality relationship. In general, we approach a set of ideas that enables therapists - regardless of whether they are psychomotor therapists, occupational therapists, or others - to reflect on how to request function, sensoriality, and the imaginary to favor the processes of psychic integration, when using play-in-relation as mediator of their intervention.
  • Construção de um percurso acadêmico singular e seus diálogos com a Terapia Ocupacional Reflection Article/essay

    Martinez, Claudia Maria Simões

    Resumo em Português:

    Resumo O texto deste ensaio tem origem do memorial acadêmico para atender às normas e aos procedimentos internos da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar na realização do concurso público para promoção à classe E - Professor Titular da Carreira do Magistério Superior - do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar. Compreendi o momento da redação do referido memorial como oportunidade de expressar a singularidade do meu percurso e busco aqui socializá-lo. Dediquei sua redação às pessoas com quem convivo e convivi pelas interações significativas que possibilitaram meu engajamento na vida acadêmica. Entendo este ensaio como oportunidade de divulgar uma narrativa pessoal fruto de introspecção, de reflexão, de retomada e registro de fatos, de composição de um banco de memórias sobre minha experiência pessoal, de reconhecimento de avanços e dificuldades no diálogo com o campo científico, de agradecimento às pessoas, mas, acima de tudo, de ressignificação da minha trajetória acadêmica, neste momento com mais de 30 anos na UFSCar. Optei por elaborar este registro partindo de vivências pessoais e acadêmicas por meio de associações dos aspectos da vida familiar com a escolha da profissão, dos processos formativos com o curso da vida profissional e da ressignificação das vivências acadêmicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The text of this essay comes from the writing of the academic memorial prepared to meet the norms and internal procedures of the Federal University of São Carlos - UFSCar in the accomplishment of the public contest for promotion to class E - Full Professor of the Career of the Higher Magisterium of the Department of Occupational Therapy of UFSCar. I understood the moment of writing the memorial as an opportunity to express the singularity of my journey and I seek to socialize it here. I dedicated my writing to the people with whom I live and lived through the meaningful interactions that enabled my engagement in academic life. I understand this essay as an opportunity to divulge a personal narrative that is fruit of introspection, reflection, recovery, and recording of facts, composition of a bank of memories about my personal experience, recognition of advances and difficulties in the dialogue with the scientific field, thanks to the people, but above all, the resignification of my academic trajectory, at this moment with more than 30 years at UFSCar. I chose to elaborate this record based on personal and academic experiences through associations of the aspects of family life with the choice of profession, of the formative processes with the course of the professional life and of the resignification of the academic experiences.
Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
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