Acessibilidade / Reportar erro

Uso de suplementos alimentares combinado com a prática de atividade física entre universitários do extremo sul do Brasil

Food supplement use combined to physical activity practice among college students from extreme South of Brazil

Resumo

Introdução

O consumo de suplementos alimentares vem aumentando e se popularizando, especialmente em conjunto com a prática de atividade física.

Objetivo

Investigar o uso de suplementos alimentares combinado com a prática de atividades físicas em universitários do extremo sul do Brasil.

Método

Estudo de delineamento transversal realizado em uma universidade pública de Rio Grande/RS, com uma amostra de 1.401 universitários.

Resultados

29,7% (IC95%: 27,3-32,1) dos universitários relataram o uso de algum tipo de suplemento alimentar ao praticar atividades físicas. Os suplementos que predominaram foram: Whey Protein (79%), Maltodextrina (48%) e isotônicos (45%). As principais fontes de orientação para o uso de suplementos foram amigos e outros praticantes de academias. A análise multivariável apontou que atuais participantes de academias têm uma probabilidade 158% maior de usar suplementos em comparação a não participantes de atividades físicas em academias. Outros grupos associados ao uso de suplementos foram: universitários do sexo masculino, jovens entre 20 e 29 anos, com maior renda familiar e consumidores de álcool.

Conclusão

Um em cada três estudantes universitários já consumiu suplementos alimentares, e tal conduta pode estar disseminada nos espaços das academias, sem maior detalhamento dos cuidados e das necessidades para individuais para o uso.

Palavras-chave:
Suplementação alimentar; atividade física; Universidade

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br