Acessibilidade / Reportar erro

Tendência de mortalidade por acidente de trânsito em jovens no Sul do Brasil

Resumo

Introdução

Os acidentes de trânsito são um grande problema de saúde pública global com impacto na morbimortalidade.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi analisar a tendência de mortalidade dos acidentes de trânsito entre jovens adultos.

Método

Trata-se de um estudo ecológico, de séries temporais dos óbitos ocorridos por acidente de transporte terrestre entre jovens (15 a 24 anos) residentes no Estado do Paraná, Brasil, no período de 1996 a 2013. Os dados de mortalidade foram obtidos no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Calcularam-se os coeficientes de mortalidade e realizou-se a análise de tendência por meio de modelos de regressão polinomial. Acidentes envolvendo triciclos foram excluídos da análise (58 casos).

Resultados

Dos 12.063 óbitos ocorridos por acidentes de transporte, 82% eram com homens. Houve tendência crescente e significativa para os coeficientes de mortalidade por acidentes para ambos os sexos ocorridos com motociclistas e ocupantes de automóveis e caminhonetes. O coeficiente médio de mortalidade de acidentes envolvendo motociclistas foi de 10 óbitos por 100 mil residentes, com aumento de 1,93 ao ano para homens e de 0,31 para mulheres (r2 = 0,94). Acidentes que envolviam automóveis mostraram tendência crescente com aumento anual de 0,43, e acidentes envolvendo caminhonetes, de 0,01.

Conclusão

Houve aumento na tendência de fatalidades em ambos os sexos, especialmente entre motociclistas e ocupantes de automóveis. A mortalidade entre pedestres mostrou tendência decrescente devido à menor exposição.

Palavras-chave:
coeficientes de mortalidade; epidemiologia; estudos de séries temporais; acidente de trânsito

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br