Acessibilidade / Reportar erro

Insegurança alimentar e fatores sociais, econômicos e nutricionais em estudantes de escolas rurais

Food insecurity and the relationship with social, economic and nutritional factors in rural school students

Resumo

Introdução

Segurança alimentar é definida por lei e refere-se ao acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.

Objetivo

Avaliar a insegurança alimentar e sua relação com a classe econômica, o programa de transferência de renda e o estado nutricional de estudantes de escolas rurais.

Método

Estudo transversal, com estudantes de escolas rurais, que utilizou a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar e a classificação socioeconômica da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. O estado nutricional foi avaliado por meio do Índice de Massa Corporal e do índice Estatura para Idade.

Resultados

Foram avaliadas 121 famílias com 157 crianças e adolescentes, das quais 57,9% se encontravam em insegurança alimentar e 46,3% eram beneficiárias do Programa Bolsa Família. As famílias de classes socioeconômicas mais baixas estiveram relacionadas com a insegurança alimentar (p < 0,0001). As famílias participantes do Programa Bolsa Família obtiveram maior prevalência de insegurança alimentar (p < 0,0001). Ao avaliar o estado nutricional, foram encontrados altos percentuais de obesidade em crianças (19,7%) e adolescentes (22,9%).

Conclusão

As famílias rurais avaliadas apresentaram alta prevalência de insegurança alimentar relacionada com a menor classe socioeconômica e a participação do Programa Bolsa Família.

Palavras-chave:
segurança alimentar; população rural; estado nutricional; condições socioeconômicas

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br