Acessibilidade / Reportar erro

Tendência das internações por acidentes motociclísticos em homens de 20 a 39 anos no Estado de Santa Catarina - Sul do Brasil

Resumo

Introdução

Os acidentes motociclísticos são responsáveis por grande parte dos agravos devido a causas externas e ocasionam altas taxas de internação.

Objetivo

Este estudo objetivou analisar a tendência temporal de morbidade dos acidentes motociclísticos em adultos jovens do sexo masculino.

Métodos

Estudo ecológico da morbidade por acidentes motociclísticos em homens de 20 a 39 anos no Estado de Santa Catarina entre os anos de 1998 e 2012. Os dados são oriundos do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde. Calcularam-se as taxas específicas de morbidade hospitalar, ajustadas por idade, faixa etária e macrorregião, para analisar a tendência temporal no Estado por meio das estimativas de modelos de regressão pelo programa Joinpoint.

Resultados

Houve incremento médio significativo de 10,9% ao ano. Nas faixas etárias estudadas, a de 20-29 anos apresentou aumento anual de 9,7%, enquanto a de 30-39 anos, 13,7%. Com exceção da Foz do Rio Itajaí, todas as macrorregiões apresentaram aumento significativo na taxa de morbidade.

Conclusão

Houve aumento da tendência de morbidade por acidente motociclístico no Estado. Os resultados demonstram necessidade de aprimoramento das políticas de redução dessa causa de acidentes.

Palavras-chave:
causas externas; acidentes motociclísticos; estudos epidemiológicos

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br