Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre problemas vocais e tempo de trabalho em servidores públicos de uma Universidade Federal do sul do Brasil

Association between vocal problems and working time in public servants of a Federal University in Southern Brazil

Resumo

Introdução

A voz é importante meio de comunicação além de ser considerado um instrumento de trabalho fundamental. Em função das interações do ambiente físico e social, o trabalho pode interferir na qualidade da voz e, por consequência, na vida do trabalhador.

Objetivo

Investigar a associação entre presença de problemas vocais com sexo, tempo de trabalho, função desempenhada e o estresse percebido entre servidores de uma universidade federal brasileira.

Método

Estudo observacional, transversal e quantitativo. O público da pesquisa foram os servidores efetivos que estavam em atividade no segundo semestre de 2016 de qualquer dos campi da Universidade Federal do Rio Grande. O instrumento de avaliação foi enviado por e-mail. O questionário foi composto por perguntas que inquiriam dados demográficos e duas avaliações padronizadas: Qualidade de vida em voz e Escala de Estresse Percebido. A análise descritiva tratou da frequência absoluta e relativa. O nível de significância estatístico utilizado foi de 5% para testes bicaudais.

Resultados

A amostra foi de 708 servidores (36,1% do total). A prevalência de problemas vocais encontrada foi de 24,3% (IC95% 21,1% a 27,4%). Os problemas vocais foram mais frequentes nos servidores que atuavam há mais de 10 anos, principalmente em indivíduos do sexo masculino e em técnicos administrativos. Os resultados demonstram que os indivíduos com maior nível de estresse apresentam menos problemas vocais.

Conclusão

Concluiu-se que houve maior ocorrência de problemas vocais nos servidores com maior tempo de trabalho e em indivíduos com menor nível de estresse.

Palavras-chave:
voz; trabalhadores; universidade

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br