Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem multinível quanto ao uso de serviços odontológicos no Sistema Único de Saúde entre adultos brasileiros

Multilevel approach to the use of dental services in SUS among Brazilian adults

Resumo

Introdução

Adultos usam serviços odontológicos públicos ou privados.

Objetivo

Identificar fatores associados ao uso dos serviços odontológicos provenientes do SUS entre adultos brasileiros, considerando aspectos contextuais e individuais.

Método

Foram utilizados dados contextuais de 177 municípios do DATA/SUS, do IBGE, do Atlas Brasil e do Projeto SB Brasil/2010, bem como dados individuais de uma amostra pobabilistica do SB Brasil/2010 coletados por dentistas calibrados. O SPSS 19.0® foi utilizado nas análises descritivas e bivariadas, e o STATA 14.0®, na análise multinível.

Resultados

A prevalência do uso de serviços no SUS foi de 37,9%. O uso de serviços no SUS foi maior nos municípios com pior acesso à coleta de lixo, em indivíduos com menor escolaridade e menor renda familiar, em negros/pardos/amarelos/indígenas, naqueles com dentes cariados e nos que avaliaram a consulta odontológica como regular/ruim/péssima. Já o uso foi menor nos municípios com menor cobertura de equipes de saúde bucal, entre os mais velhos e em indivíduos do sexo masculino. O maior uso entre os mais vulneráveis sugere equidade.

Conclusão

Constatou-se efeitos contextuais e individuais sobre o comportamento dos adultos quanto ao tipo de serviço odontológico utilizado que devem ser considerados nas políticas de saúde bucal.

Palavras-chave:
adulto; Sistema Único de Saúde; saúde bucal; serviços de saúde bucal

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br