Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados às dores no joelho, na lombar e incapacitante em instrutores de academias de ginástica: um estudo censitário

Resumo

Introdução

Embora os instrutores de academias de ginástica estejam ligados à saúde e ao bem-estar, esse grupo de trabalhadores apresenta características específicas que podem favorecer o surgimento de distúrbios osteomusculares em suas rotinas ocupacionais.

Objetivo

Verificar a prevalência de dor no joelho, dor lombar e dor incapacitante e sua associação com variáveis sociodemográficas, nutricional e ocupacionais em instrutores de academias de ginástica da cidade de Pelotas, Brasil.

Método

Censo realizado com todos os profissionais atuantes nas academias da cidade (n=497). Foi realizada análise bruta e ajustada (regressão de Poisson), considerando as variáveis de exposição “sexo”, “idade”, “renda”, “atividade física ocupacional”, “anos de trabalho como profissional de academia” e “modalidade ministrada”. As variáveis desfecho foram dor no joelho, dor lombar e dor incapacitante.

Resultados

A dor incapacitante acometeu 20,9% dos profissionais e esteve associada com a função de ministrar aulas de ginástica e com o maior tempo de trabalho em academia. Metade dos entrevistados referiu sentir dor lombar no último ano, sendo associado à idade (inversamente), ao sexo feminino e ministrar aulas de Pilates. A dor no joelho acometeu, no último ano, 41,5% dos profissionais, havendo associação significativa com a idade (inversamente) e o tempo de trabalho em academia.

Conclusão

Conclui-se que os instrutores das academias de ginástica tiveram uma alta prevalência dos três desfechos analisados. O tempo de trabalho em academia, o sexo feminino, idade, profissionais de Pilates e de ginástica estiveram associados com maiores prevalências das dores investigadas.

Palavras-chave:
saúde do trabalhador; educação física e treinamento; dor musculoesquelética; dor nas costas

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br