Acessibilidade / Reportar erro

e-SUS AB na cidade do Rio de Janeiro: projeto e implantação do sistema de informação em saúde

e-SUS AB in the city of Rio de Janeiro: design and implementation of the information health system

Resumo

Introdução

O município do Rio de Janeiro possui a segunda maior rede absoluta de Atenção Primária à Saúde (APS) do Brasil. A implantação do e-SUS AB no município foi programada de acordo com o perfil encontrado nos diferentes territórios de saúde, as Áreas Programáticas (AP).

Objetivo

Relatar a experiência de profissionais da gestão municipal do período de 2017 a 2020.

Método

Foram realizadas a análise documental e a verificação de dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Resultados

A implantação do PEC e-SUS ocorreu de forma gradual entre as AP do município do Rio de Janeiro. Houve desafios com relação à migração de dados para a alimentação de relatórios do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), sistematização das diretrizes de implementação, fluxo e alimentação da informação no sistema. Contudo, eles proporcionaram uma curva de aprendizado para a gestão e equipes de saúde, tanto na implantação quanto na operacionalização do sistema. Ao final, a implantação do sistema na cidade foi eficiente e apresenta benefícios a médio e longo prazo para a população e para as equipes e gestores em saúde.

Conclusão

Ainda que haja integração do e-SUS dentro da cidade do Rio de Janeiro, é necessário haver o monitoramento constante e a elaboração de protocolos de interoperabilidade para a efetividade da informação em saúde dentro do município.

Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; estratégias de eSaúde; registros eletrônicos de saúde; administração das tecnologias da informação

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br