Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação cultural e propriedades psicométricas das escalas sociais cognitivas relacionadas ao comportamento dietético de adolescentes

O estabelecimento de métodos validados e confiáveis para avaliar os aspectos sociais cognitivos do comportamento dietético suportam o delineamento e o desenvolvimento de intervenções mais efetivas. Os objetivos deste estudo foram adaptar um instrumento que avalia os aspectos sociais cognitivos do comportamento dietético, bem como a sua confiabilidade e validade fatorial confirmatória em adolescentes brasileiros. O instrumento foi culturalmente adaptado de um questionário australiano baseado na Teoria Cognitiva Social de Bandura, que incluiu os seguintes construtos: autoeficácia, intenções, situação, apoio social, estratégias comportamentais, expectativas e preditores de expectativas. O questionário foi administrado com duas semanas de teste-reteste em 173 adolescentes (M=15,3±1,53 anos). A análise confirmatória fatorial foi empregada para examinar o modelo de ajuste para cada escala utilizando múltiplos índices que incluíam: qui-quadrado, comparative-fit (CFI), goodness-of-fit (GFI) e o root mean square error of aproximation (RMSEA) As propriedades de confiabilidade também foram avaliadas. A validade fatorial e confiabilidade estão adequadas, sugerindo para cada escala valores entre adequado a exato; consistência interna de aceitável à excelente (α=0,66 a 0,94) e repetitividade da ordem de classificação de adequada à forte (ICC=0,65 a 0,93). A versão brasileira apresentou consistência interna, validade fatorial e confiabilidade do teste-reteste aceitáveis, e poderá ser útil para avaliar os aspectos sociais cognitivos dos comportamentos dietéticos dos adolescentes brasileiros.

adolescentes; comportamento alimentar; medidas; estudos de validação


Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br