Acessibilidade / Reportar erro

Sala de parto: condições de trabalho e humanização da assistência

Delivery room: working conditions and assistance humanization

Resumo

Introdução

O ambiente do trabalho em saúde compreende espaço físico, tecnologias, equipamentos, materiais, condições de trabalho, seres humanos e relacionamentos interpessoais.

Objetivo

Conhecer a percepção de profissionais da saúde sobre o ambiente de trabalho da sala de parto e sua interface com a humanização da assistência.

Métodos

Pesquisa exploratório-descritiva, qualitativa, realizada em uma maternidade pública de Fortaleza, no Ceará, em novembro e dezembro de 2012. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo de Bardin.

Resultados

A categoria “Condições de trabalho na sala de parto” revelou as condições favoráveis (integração da equipe, competência dos profissionais e filosofia da instituição) e inadequadas de trabalho (estrutura física deficiente, falta de materiais e manutenção de equipamentos).

Conclusão

Necessita-se de reorganização do serviço para melhorar as condições de trabalho, a qualidade da assistência à parturiente e o bem-estar dos trabalhadores.

Palavras-chave:
ambiente de trabalho; salas de parto; humanização da assistência

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br