Acessibilidade / Reportar erro

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PONTOS E CONTRAPONTOS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

TEACHING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: POINTS AND COUNTERPOINTS OF AN INCLUSIVE EDUCATION

RESUMO

O texto visa analisar a concepção de inclusão dos docentes de Educação Infantil e as implicações para o trabalho pedagógico. A pesquisa qualitativa foi realizada com oito professores utilizando a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que os professores não compreendem a inclusão como um processo ancorado em ações construídas coletivamente que envolve as condições de trabalho, à infraestrutura da escola e à formação para dar sustentação as suas práticas pedagógicas. Conclui-se ser necessário ampliar o debate e ações afirmativas na perspectiva inclusiva a todos os professores.

Palavras chave
Professor de educação infantil; Trabalho pedagógico; Escola inclusiva

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br