Acessibilidade / Reportar erro

TURMA, VAMOS FAZER UMA RODA? TRABALHANDO NO PRINCÍPIO DA LIVRE EXPRESSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

CLASS, LET’S MAKE A CIRCLE? WORKING ACCORDING TO THE PRINCIPLE OF FREE EXPRESSION IN ELEMENTARY SCHOOL

RESUMO

Oferecer uma educação emancipatória e que reconheça a importância da expressão livre por parte dos estudantes é tarefa desafiadora, mas possível. Como objetivo deste artigo, apresentamos experiências vivenciadas na escola pública, nos anos iniciais do ensino fundamental, pautadas na perspectiva freinetiana, com destaque à organização em rodas: de conversa, de jornal de parede e de textos livres. Tal organização apresenta-se como possibilidade de ouvir a voz dos estudantes e viabilizar a participação efetiva no ambiente escolar e em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Palavras-chave
Pedagogia Freinet; Práticas pedagógicas; Livre expressão; Rodas de conversa; Escola pública

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br