Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: DOCÊNCIA EM TURMAS MULTISSERIADAS NO INTERIOR DO AMAZONAS

RURAL EARLY CHILDHOOD EDUCATION: TEACHING IN MULTIGRADE CLASSROOMS IN THE HINTERLAND OF THE AMAZON

RESUMO

Este estudo de caso propõe-se analisar o trabalho docente na Educação Infantil do Campo em turma multisseriada em escola ribeirinha no interior do Amazonas. A pesquisa, pautada metodologicamente na abordagem qualitativa, reafirma a relevância da temática em discussão, a fragilidade da implementação das políticas públicas direcionadas a esse público e a necessidade da valorização da formação contínua do professor frente às práticas pedagógicas. A prática docente tem papel mediador na construção do currículo de cunho histórico e cultural e ao direito das crianças que habitam o campo.

Palavras-chave
Educação infantil do campo; Docência; Prática pedagógica; Turmas multisseriadas

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br