El artículo forma parte de estudios de comunicación política y legislatura local. El objetivo es identificar y analizar el papel que la comunicación, especialmente a través de las redes sociales, ocupa en las oficinas de los concejales. La recolección de datos se realizó en persona en tres ciudades de Minas Gerais – Barbacena, Belo Horizonte y Juiz de Fora. En total, se entrevistaron 70 oficinas de concejales mediante un cuestionario semiestructurado administrado por los investigadores. En el 90% de los casos, se encontró al menos un asesor de comunicación con formación en el área o en áreas afines, lo que refuerza la tesis de la relevancia de la comunicación en este campo. En cuanto al uso de redes sociales por parte de los asesores encargados de su gestión, se observa una adhesión casi total de las oficinas a esta herramienta digital, utilizándola para divulgar acciones del mandato, recibir solicitudes ciudadanas y ampliar apoyos, señalando un mandato que también está presente en el entorno virtual. Los datos también revelan una preocupación por la construcción y el mantenimiento de la imagen pública del concejal, demostrada por el uso de perfiles en redes sociales y el seguimiento de medios digitales de otros actores, con el fin de minimizar los efectos de posibles noticias falsas y otras iniciativas similares, dialogando con estudios sobre campaña permanente.
O MANDATO TÁ ON: as mídias sociais de vereadores de Minas Gerais1
THE MANDATE IS ON: the social media of councilors from Minas Gerais
EL MANDATO ESTÁ ACTIVADO: las redes sociales de los concejales de Minas Gerais
Authorship
person Daniela Paiva de Almeida Pacheco
Doutora em Ciência Política pela UFMG. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) no Departamento de Ciências Humanas e Fundamentos da Educação (DCHFE). Pesquisadora Produtividade da UEMG-PQ/UEMG. Autora de “Vereadores nas mídias sociais digitais: a comunicação online dos gabinetes da Câmara Municipal de Belo Horizonte”, publicado na revista Sociedade e Cultura, em 2023, entre outros textos.
· Conceitualização · Curadoria de dados · Análise formal · Aquisição de financiamento · Investigação · Metodologia · Administração do projeto · Recursos · Supervisão · Validação · Visualização · Escrita – esboço original · Escrita – revisão e edição
schoolUniversidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Departamento de Ciência Humanas e Fundamentos da Educação. Av. São Paulo, 3996. Vila Rosário. Cep: 32400-000. Ibirité – Minas Gerais – Brasil. daniela.paiva@uemg.brUniversidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)BrasilIbirité, Minas Gerais, BrasilUniversidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Departamento de Ciência Humanas e Fundamentos da Educação. Av. São Paulo, 3996. Vila Rosário. Cep: 32400-000. Ibirité – Minas Gerais – Brasil. daniela.paiva@uemg.br
person Wallace Faustino da Rocha Rodrigues
Doutor em Ciências Sociais pela UFJF. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais no Departamento de Ciências Humanas e Fundamentos da Educação (DCHFE). Pesquisador Produtividade da UEMG-PQ/UEMG. Autor de Pedagogia para a oprimida: desigualdade e escolha de carreira no magistério, na Revista Brasileira de Educação, em 2024, entre outros textos.
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Editor Chefe:
Renato Francisquini Teixeira
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Figures | Tables
imageGráfico 1 Porcentagem de gabinetes parlamentares contando com assessores de comunicação entre os seus profissionais (porcentagem conforme N)9
imageGráfico 2 Número de assessores de comunicação, em porcentagem, por gabinetes parlamentares (porcentagem, conforme N)
imageGráfico 3 Porcentagem de entrevistados que possuem experiência anterior como assessor parlamentar (porcentagem, conforme N)
imageGráfico 4 Responsável pela gestão das mídias sociais do parlamentar14 (porcentagem, conforme N)
imageGráfico 5 Mídias sociais utilizadas pelo vereador, em porcentagem17 (porcentagem, conforme N)
imageGráfico 6 Porcentagem de gabinetes cujo parlamentar foi alvo de fake news ou outros ataques nas mídias sociais (Porcentagem, conforme N)
table_chartTabela 2
Porcentagem da frequência dos usos do Instagram, Facebook e WhatsApp (porcentagem, conforme N)
| Mais de uma vez ao dia | Diariamente | 4 x por semana | 3 x por semana | 2 x por semana | Semanalmente | Apenas esporadicamente | N (total gabinetes que utiliza a mídia) | ||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CMB | 23, 1% | 23, 1% | 7, 7% | 23, 1% | 15, 4% | 7, 7% | 13 | ||
| 15, 4% | 23, 1% | 7, 7% | 23, 1 | 15, 4% | 7, 7% | 7, 7% | 13 | ||
| 30, 8% | 38, 5% | 7, 7% | 7, 7% | 7, 7% | 15, 4% | 13 | |||
| CMBH | 39, 5% | 47, 4% | 2, 6% | 7, 9% | 2, 6% | 38 | |||
| 27, 8% | 47, 2% | 5, 6% | 5, 6% | 2, 8% | 2, 8% | 8, 3% | 36 | ||
| 29, 7% | 43, 2% | 2, 7% | 2, 7% | 2, 7% | 10, 8% | 8, 2% | 38 | ||
| CMJF | 22, 2% | 61, 1% | 11, 1% | 5, 7% | 18 | ||||
| 22, 2% | 67, 7% | 5, 6% | 5, 6% | 18 | |||||
| 16, 7% | 61, 1% | 11, 1% | 11, 1% | 18 |
-
Fonte: elaborado pelos autores. N é variável e corresponde ao número de entrevistados que afirma que o vereador faz uso de determinada mídia (Instagram, Facebook, WhatsApp). A porcentagem é calculada com base no N.
table_chartTabela 3
Porcentagem de gabinetes que acompanham mídias sociais18 (porcentagem, conforme N)
| Outros vereadores da cidade | Prefeito da cidade | Deputados estaduais | Governador | Deputados federais e/ou senadores | Presidente da República | Movimentos Sociais | Outra(s) | N | |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CMB | 91, 6% | 100% | 83, 3% | 91, 6% | 91, 6% | 83, 3% | 83, 3% | 16, 6% | 12 |
| CMBH | 94, 1% | 91, 1% | 85, 2 % | 88, 2% | 79, 4% | 73, 5% | 85, 2% | 14, 7% | 34 |
| CMJF | 100% | 82, 3% | 94, 1% | 76, 4% | 94, 1% | 58, 8% | 76, 4% | 17, 6% | 17 |
-
Fonte: elaborado pelos autores. N é variável, uma vez que nem todos os gabinetes realizam o acompanhamento das mídias sociais. A porcentagem é calculada a partir do N de cada câmara que, no caso, se refere ao total de gabinetes em cada Casa que realiza o acompanhamento das mídias sociais.
table_chartTabela 4
Porcentagem frequência com que o gabinete realiza o acompanhamento de mídias sociais (porcentagem, conforme N)
| Diariamente | 3 a 4 x por semana | 2 x por semana | Semanalmente | Apenas esporadicamente, depende da demanda | N | |
|---|---|---|---|---|---|---|
| CMB | 75% | 16, 6% | 8, 4% | 12 | ||
| CMBH | 70, 5% | 5, 9% | 8, 9% | 8, 9% | 5, 9% | 34 |
| CMJF | 47% | 5, 9% | 5, 9% | 35, 3% | 5, 9% | 17 |
-
Fonte: elaborado pelos autores. N é variável, uma vez que nem todos os gabinetes realizam o acompanhamento das mídias sociais. A porcentagem é calculada a partir do N de cada câmara que, no caso, se refere ao total de gabinetes em cada Casa que realiza o acompanhamento das mídias sociais.
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Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Centro de Recursos Humanos
Estrada de São Lázaro, 197 - Federação, 40.210-730, Tel.: (55 71) 3283-5857 -
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