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DEMANDA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR NOS BRICS1 1 Este artigo é uma adaptação de “Demand and policies for higher education” em Pundy Pillay, Romulo Pinheiro e Simon Schwartzman (Eds), Higher Education in the Brics Countries: Investigating the pact between higher education and society, Springer, 2015. Foi apresentado no Seminário Internacional sobre Democratização do Ensino Superior, realizado no PPGSA/UFRJ em novembro de 2013. Tradução de Micheline Christophe, revisão do autor.

DEMAND AND PUBLIC POLICIES FOR HIGHER EDUCATION IN BRICS

DEMANDE ET POLITIQUES PUBLIQUES POUR L’ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR AUX BRICS

Este artigo analisa a expansão do ensino superior nos países chamados BRICS. A aspiração crescente pelo ensino superior obriga os governos a gerir os custos de funcionamento desse sistema. As respostas de cada país variam com sua história, cultura e regime político. Todos eles enfrentam problemas semelhantes, como escassez de recursos e o poder político de atores do sistema de ensino superior e fora dele. Cinco dilemas se apresentam aos países: 1) expansão, igualdade de acesso e diversificação das matrículas, taxas de participação, o número e os tipos de instituições; 2) limitações financeiras; 3) regulação do ensino superior privado; 4) como fazer com que as instituições de ensino superior prestem mais contas a seus alunos, funcionários e à sociedade como um todo; e 5) qualidade e relevância social da aprendizagem e pesquisa em instituições de ensino superior. Utilizando dados e evidências das pesquisas mais recentes, o artigo mostra respostas comuns, com algumas exceções em cada caso: diversificação institucional; políticas de ação afirmativa; crescimento das matrículas nas ciências sociais, humanidades, profissões sociais e Educação; pouco sucesso nas políticas de internacionalização.

Ensino Superior; BRICS; Igualdade de acesso; Financiamento ensino superior; Qualidade ensino superior


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