A resistência ao dano por choque térmico é uma característica importante dos materiais refratários visto que determina o desempenho e vida útil destes materiais em várias aplicações. Portanto é desejável a aplicação de técnicas mais sensíveis para avaliação do dano por choque térmico e monitoração da nucleação e expansão de trincas e microtrincas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial da caracterização da variação do amortecimento para quantificar o dano por choque térmico e para estimar o módulo de ruptura retido, complementarmente à caracterização do módulo de Young dinâmico. Foram estudadas as variações do amortecimento, do módulo de Young retido e a correlação destas variações com a resistência mecânica de um concreto refratário de alta alumina para distintas variações de temperatura e número de ciclos. As alterações encontradas no amortecimento foram proporcionais à resistência mecânica retida de forma similar a ocorrida para o módulo de Young retido. Também foram detectadas alterações no amortecimento não registradas no módulo de Young.
amortecimento; atrito interno; resistência mecânica; módulo de ruptura; módulo de Young