Acessibilidade / Reportar erro

Correlação entre cores de esmaltes e propriedades estruturais de celadons Hizen produzidos no período Edo do Japão, por meio de difração de raios X (І)

Celadons Hizen produzidos nas áreas de Arita e Imari no Japão nos anos de 1630 a 1790 (período Edo) foram investigados por meio de análise de fluorescência de raios X, difração de raios X e espectros de absorção usando radiação síncrotron. Foi descoberto que nos celadons Hizen o brilho na coloração dos esmaltes celadon depende da propriedade estrutural da matéria-prima cerâmica extraída em Imaizumi (Arita) e Ohkwachi (Imari), onde a primeira é principalmente quartzo-SiO2, e a última é um feldspato ((K,Na) Si3O8). Foi confirmado que CaCO3 da cinza da madeira natural adicionada artificialmente na matéria-prima cerâmica celadon produz um esmalte vítreo na superfície do corpo básico dos celadons Hizen. Uma quantidade muito pequena de íons de metal de transição (Cr, Cu, Zn) foi detectada nos esmaltes de celadons, alem de pequeno teor de Fe e Mn. Considera-se que Cu e Cr estão relacionados com o brilho na coloração verde-marron e azul-verde nos esmaltes do celadon Hizen, respectivamente.

celadons Hizen; esmalte de celadon; microestrutura


Associação Brasileira de Cerâmica Av. Prof. Almeida Prado, 532 - IPT - Prédio 36 - 2º Andar - Sala 03 , Cidade Universitária - 05508-901 - São Paulo/SP -Brazil, Tel./Fax: +55 (11) 3768-7101 / +55 (11) 3768-4284 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ceram.abc@gmail.com