Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

A importância de publicar em periódicos indexados (em base de dados como a webofscience) e arbitrados (aprovação depende de análise por pares - pesquisadores da área do artigo):

  • - todo trabalho de pesquisa desenvolvido principalmente em universidades e centros de pesquisa, para fazer parte do acervo científico e tecnológico, deve ser submetido a avaliação e divulgado para conhecimento geral.

  • - o reconhecimento e a importância do artigo resultado de trabalho de pesquisa são geralmente aferidos por meio de índices como o fator de impacto do periódico onde o artigo foi publicado e pelo número de citações que o artigo tem em periódicos indexados e arbitrados. Esse é um conceito geral, mas não absoluto, pois há áreas de pesquisa de interesse local (exemplo: matérias-primas localizadas em uma região) e restritas a poucos grupos de pesquisadores.

  • - em 2005, Jorge Hirsch, um físico da Universidade da Califórnia em San Diego propôs o índice h (número h de artigos citados h vezes), tornando desde então popular a contagem de citações de pesquisadores. Contratações de pesquisadores em várias partes do mundo levam em conta não só o número de publicações do candidato a emprego, mas também o índice h. O índice h é também levado em conta ao convidar plenaristas e palestrantes em congressos internacionais e no julgamento de projetos de pesquisa em várias agências de fomento. O uso desse procedimento, denominado métrica (baseado em números) tem sido criticado por não levar em conta o conteúdo dos projetos e dos perfis dos pesquisadores.

  • - dez princípios foram recentemente sugeridos para avaliação de produtividade científica (http://sti2014.cwts.nl): 1- avaliação quantitativa deve apoiar avaliação qualitativa, conduzida por especialistas; 2- medir o desempenho em relação aos objetivos de pesquisa da instituição, grupo ou pesquisador; 3- proteger a excelência em pesquisa relevante localmente; 4- os processos de obtenção de dados e processo de análise devem ser abertos, transparentes e simples; 5- permitir aos avaliados checar dados e análises; 6- levar em conta as variações de áreas na publicação e práticas de citações; 7- embasar avaliação de pesquisadores individuais em um de seus próprios sistemas de avaliação; 8- evitar objetividade mal colocada e falsa precisão; 9- reconhecer o efeito sistêmico da avaliação e dos indicadores; 10- submeter os indicadores a um escrutínio e atualizá-los regularmente.

Essas considerações foram feitas por causa da inclusão recente da revista Cerâmica na base de dados www.isiknowledge.com (webofscience), aumentando sua visibilidade internacional e, consequentemente, a responsabilidade dos autores de artigos e dos editores. Por falar em editores, no próximo número divulgaremos importantes modificações na constituição do corpo editorial da revista Cerâmica.

O 59º Congresso Brasileiro de Cerâmica, realizado de 17 a 20 de maio deste ano no Prodigy Beach Resort & Conventions Aracaju, Barra dos Coqueiros, Sergipe, teve 360 inscritos. Os participantes tiveram à disposição vários temas, apresentados em diversas sessões sob a forma de 475 trabalhos técnico-científicos (43 orais e 432 posters), 14 palestras, 2 plenárias e 2 painéis, além da realização de três minicursos, uma oficina e uma visita técnica.

  • - O prêmio de melhor trabalho de graduação foi concedido a Bruno dos Santos Potensa, tendo como título "Dispersões de grafite como base para desenvolvimento de fluidos de alta condutividade térmica", B.S Potensa, C.H. Calixto, Lanfredi, M.A.L. Nobre.

  • - O prêmio de melhor trabalho de pós-graduando foi concedido a Guilherme Luís Cordeiro, título "Estudo de síntese de catalisadores de níquel-alumina-lantânia aplicados na conversão de etanol em hidrogênio", G.L. Cordeiro, W.K. Yoshito, V. Ussui, N.B. de Lima, F.B. Noronha, D.R.R. Lazar.

  • - O prêmio de melhor trabalho de ceramografia foi concedido ao Dr. Sebastião Ribeiro, título "Influência do momento da preparação ceramográfica em concreto refratário com agregados de andaluzita tratado a 1450oC", G.F. Gutierrez, G.C. Ribeiro, W.S. Resende, S. Ribeiro.

  • - O prêmio de melhor trabalho foi concedido a Nelcy Della Santina Mohallem, título "Nanopartículas de dióxido de titânio (TiO2) obtidas por diferentes métodos de preparação", M.M. Viana, A.V. Santos, N.D. S. Mohallem.

R. Muccillo
Editor
Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais - CCTM
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN
Cidade Universitária
S. Paulo, SP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Apr-Jun 2015
Associação Brasileira de Cerâmica Av. Prof. Almeida Prado, 532 - IPT - Prédio 36 - 2º Andar - Sala 03 , Cidade Universitária - 05508-901 - São Paulo/SP -Brazil, Tel./Fax: +55 (11) 3768-7101 / +55 (11) 3768-4284 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ceram.abc@gmail.com