Acessibilidade / Reportar erro

Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)

Innovating in the teaching of business administration: an experiment with problem-based learning (PBL)

O objetivo deste artigo é relatar uma experiência educacional inovadora de ensino-aprendizagem de administração em disciplinas de graduação e pós-graduação com a aprendizagem baseada em problemas ou PBL (problem-based learning), como é mundialmente conhecida. A experiência ocorreu numa escola de engenharia de uma universidade pública, em diversos cursos de graduação em engenharia e em disciplinas de pós-graduação. Todas as disciplinas tinham conteúdos de administração, especificamente de "teoria geral da administração" e "introdução à administração". O estudo almeja substituir abordagens didáticas tradicionais e a construção conjunta da mudança entre professor/tutor e alunos. A adoção do PBL foi motivada pelo descompasso entre as exigências e dinâmica da vida profissional e a passividade e alienação dos alunos em sala de aula. A avaliação geral do professor e de 90% dos alunos é que o PBL tem bom resultado na aprendizagem de conceitos, habilidades e atitudes.

ensino de administração; aprendizagem baseada em problemas; ensino superior


Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br