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Editorial

EDITORIAL

Os artigos publicados neste número do Cadernos EBAPE.BR materializam a proposta de um caminhar editorial que não só descreve o estado da arte dos estudos da Administração como Ciência Social Aplicada mas, principalmente, submete a área ao crivo do pensamento crítico. A proposta do Cadernos EBAPE.BR é sair da mesmice funcionalista orientada pela racionalidade instrumental para conferir um caráter interdisciplinar ao estudo da Administração, assim, os artigos que apresentamos aqui, apesar de sua diversidade, têm seus olhares e focos de atenção voltados mais a explicar do que prescrever.

Isso ocorre não somente nas interfaces dos sistemas sociais organizados, mas naquelas que ligam estes à sociedade como um todo. Desse modo, o artigo que abre este número, Acerca del renovado interés por Karl Polanyi, dedica-se a resgatar a importância do pensamento de Karl Polanyi, que, possivelmente, à semelhança da Economia, evita a naturalização da Administração como área do conhecimento.

Os estudos seguintes não demandam uma leitura sequencial que se sobreponha ao interesse e foco dos leitores, entretanto, o segundo artigo, Um ensaio teórico de caracterização objetiva e crítica do conceito de Administração, ressalta de modo exemplar o escopo do Cadernos EBAPE.BR.

O alvo do terceiro e quarto artigos é um tema recente na academia brasileira, o conceito de Gestão Social, Abordagens teóricas da Gestão Social: uma análise de citações exploratória, tem por objetivo identificar possíveis vertentes teóricas que emergem no campo da Gestão Social e, Para além da dupla consciência: Gestão Social e as antessalas epistemológica, busca estabelecer uma reflexão epistemológica, ou seja, uma gestão, na forma de ação social.

Pode-se dizer que o quinto artigo, Um negócio da China: o discurso do guânxì nas articulações no âmbito organizacional, apresenta novidades conceituais, pois nos aproxima do pensamento organizacional de um mundo que não o ocidental.

Por sua vez, o sexto artigo, A Capes, a universidade e a alienação gestada na pós-graduação, explica como se efetiva o processo de alienação conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com anuência das universidades.

O tema assédio moral é o foco do sétimo artigo, Assédio moral nas instituições de ensino superior: um estudo sobre as condições organizacionais que favorecem sua ocorrência, apesar de tratar-se de estudo voltado às instituições de Ensino Superior, caracteriza situações observadas em outros sistemas sociais organizados.

Os quatro artigos finais validam discussões teóricas e práticas que têm permeado o cotidiano de nossas discussões acadêmicas.

O significado imediato do senso comum associa a tecnologia apenas a métodos e/ou instrumentos derivados de processos mecânicos e/ou eletrônicos; aqui, o significado de tecnologia social, no oitavo artigo, Ciência, tecnologia e sociedade pelo olhar da tecnologia social: um estudo a partir da teoria crítica da tecnologia, assinala a necessidade de politizar as intenções e práticas tecnológicas.

Já o nono artigo, Profissionais e profissionalização em Tecnologia da Informação: indicativos de controvérsias e conflitos, debate o fazer dos especialistas em Tecnologia da Informação e suas consequências.

No décimo artigo, Os valores e o valor da moeda: hipóteses sobre a comensurabilidade e a monetarização do impacto de projetos sociais, os autores destacam um tema recorrente nas avaliações de projetos sociais: a monetarização de seus resultados.

O décimo primeiro artigo, que completa este número, Integrando metodologias na análise de dados sob o paradigma interacionista simbólico: um caso prático, apresenta um estudo no qual o interacionismo simbólico é objeto de aplicação direcionando à perspectiva dos pesquisadores quanto à consecução de dados e análises dentro da mesma estrutura epistemológica interpretativista .

Como dito, apesar da diversidade dos artigos deste número, um propósito comum permeia todos eles: consubstanciar, criticamente, o pensar da Administração contemporânea.

O próximo número temático do Cadernos EBAPE.BR contemplará o tema "Estudos Organizacionais e Filosofia: teoria da ação comunicativa e responsabilidade social empresarial - uma proposta de pesquisa", sob coordenação dos editores convidados Profa. Isabella Francisca Freitas Gouveia de Vasconcelos (EBAPE/FGV), Prof. Yvon Pesqueux (CNAM - França) e Prof. Alvaro Bruno Cyrino (EBAPE/FGV).

Boa leitura !

Fernando G. Tenório

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014
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