Acessibilidade / Reportar erro

Proposição de uma teoria substantiva para o processo de acreditação hospitalar: o modelo “comprometimento com o cuidado”

Propuesta de una teoría sustantiva para el proceso de acreditación de hospitales: el modelo “compromiso con el cuidado

Resumo

Este estudo apresenta uma teoria substantiva que se propõe a explicar como interagem e que fatores influenciam os elementos envolvidos no processo de implantação, manutenção e evolução da acreditação hospitalar. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2015 e 2017, por meio do case do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), localizado em Altamira (PA), região Norte do Brasil. Entrevistas, análise documental e observação participante ocorreram de forma longitudinal num período de 24 meses, espaço de tempo que compreendeu a manutenção do nível 2 da acreditação hospitalar no HRPT, bem como a evolução ao nível 3 e sua manutenção. Sob um viés construtivista e qualitativo, o levantamento de dados foi dividido em 5 rodadas, conforme as diretrizes da grounded theory na vertente de Charmaz, e envolveu 56 participantes. O modelo proposto, denominado “comprometimento com o cuidado”, se mostrou uma alternativa integradora e sistêmica à compreensão de como ocorre a acreditação hospitalar na organização estudada. Sua estrutura é constituída por 3 categorias centrais - “a forma como trabalhamos”, “acreditação como instrumento de ação” e “amor à causa” -, 1 categoria de suporte - “desenvolvimento dos profissionais de saúde” - e 2 categorias de resultado - “excelência nos resultados” e “cuidado centrado no paciente”. Esses achados dialogaram com o pensamento complexo e o estudo das instituições.

Palavras-chave:
Acreditação hospitalar; Teoria substantiva; Hospital público

Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br