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Transparência e legitimação de objetivos institucionais em empresas estatais: um estudo de caso sobre a Petrobras

Transparency and legitimation of institutional objectives in state-owned companies: the case of Petrobras

Este trabalho objetiva determinar até que ponto os objetivos estratégicos duplos das empresas estatais (financeiros e sociais) são legítimos e se refletem nas práticas de governança corporativa, responsabilidade social e transparência dessas empresas. O artigo evidencia que é legítimo as estatais perseguirem simultaneamente um duplo objetivo institucional que atende a várias responsabilidades corporativas. Através de análise das informações disponibilizadas em três portais da Petrobras, procurou-se identificar práticas de transparência e sua associação tanto com os mecanismos isomórficos relacionados ao processo de legitimação, quanto com o alcance dos duplos objetivos institucionais. Achados revelam que informações providas nos portais estão alinhadas a ambos tipos de objetivos institucionais, que as práticas de transparência atendem a pressões isomórficas coercitivas, normativas e miméticas, e que o perfil de pressões isomórficas atendidas se diferencia de acordo com o tipo de responsabilidade social e o público pretendido.O trabalho indica ainda que ameaças às práticas de transparência e à própria legitimidade podem vir de novas exigências de stakeholders, talvez a partir de novas possibilidades do uso de dados abertos disponibilizados nos portais.

Objetivos Estratégicos; Empresas Estatais; Responsabilidade Social Corporativa; Práticas de Transparência; Legitimidade


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