Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 5, Número: 1, Publicado: 2007
  • Editorial

    Ayrosa, Eduardo A T
  • Managing the employee's soul: Foucault applied to modern management technologies

    Villadsen, Kaspar

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma abordagem alternativa para a análise do poder em organizações modernas, a partir de conceitos de Foucault voltados a novos tipos de tecnologias de gerência referentes à personalidade do empregado. Comumente os estudos de poder e gerência têm como foco estruturas organizacionais, jogos de poder entre grupos e questionamentos acerca do controle de processos dentro das organizações e entre elas.Nós raramente discutimos o que poderia ser denominado de 'gerência da personalidade'. Este artigo pondera, entretanto, que esse tipo de gerência de recursos humanos está se tornando cada vez mais importante e deveser um foco chave na análise crítica das organizações. Além disso, discute também as conseqüências e aspossibilidades para os empregados que enfrentam a proliferação de tecnologias de gerência-da-personalidade.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an alternative approach to analyse power in modern organisations. It does so by applyingFoucauldian concepts to new types of management technologies, which are directed at the employee's personality. Most often, studies of power and management focus on organisational structures, power games between groups and issues of how to manage processes within and between organisations. We rarely talk about whatcould be termed 'the management of personality'. This paper argues, however, that this kind of Human Resource Management is becoming increasingly important and should be a key focus in critical organisational analysis. It also discusses the consequences and possibilities for employees facing a proliferation of management-ofpersonality technologies.
  • Transformações nos objetivos de organizações culturais sem fins lucrativos Artigos

    Hoffmann, Samara Regina Bernardino; Dellagnelo, Eloise Helena Livramento

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta a análise dos objetivos de organizações culturais sem fins lucrativos, vinculadas ao teatro em Florianópolis. Pesquisas anteriores permitiram selecionar para este estudo dois grupos de teatro: Erro Grupo e Dromedário Loquaz. A pesquisa de caráter descritivo e abordagem predominantemente qualitativa buscou descrever com profundidade as informações relativas aos casos pesquisados, de uma perspectiva longitudinal. Percebeu-se, mediante entrevistas semi-estruturadas realizadas com os integrantes dos grupos pesquisados e observação constante das pesquisadoras, que o Erro Grupo evidencia em sua trajetória um desvio de seus propósitos iniciais, enquanto o Dromedário Loquaz apresenta objetivos mais amplos e coerentes com sua atuação ao longo do tempo. A compreensão dos casos mediante a análise de conteúdo e documental sob orientação de duas importantes categorias, grupo teatral (grupos teatrais sem fins lucrativos registrados em Florianópolis) e objetivos organizacionais (analisados a partir da orientação geral, finalidade, atuação, recursos disponíveis e relações externas), convergiu para reflexões sobre a dependência de recursos externos e a influência da perspectiva da economia política na análise dos objetivos das organizações em questão.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an analysis of the objectives of non-profit cultural organizations linked to the theatre area in Florianópolis. Other researches made possible a selection of two theatre groups for this article: Erro Grupo and Dromedário Loquaz. This descriptive research with a predominant qualitative approach aimed at the profound description of the informations related to the researched cases, based on a longitudinal perspective. The semi-structured interviews made with the members of the organizations as well as observation made by the researchers indicated that Erro Grupo showed itself very far from its initial objectives while Dromedário Loquaz showed broader objectives, which are consistent with its activities throughout time. The comprehension of the cases based on content and documental analysis and orientated by two important categories, theatre group (non-profit groups registered in Florianópolis) and organization's objectives (orientation, purpose, actuation, resources, external relations) resulted in reflections on the dependence on external resources and the influence of political economy perspective on the analysis of these organization's objectives.
  • O quadro-negro como tela: o uso do filme Nenhum a menos como recurso de aprendizagem em gestão por competências Artigos

    Fleury, Maria Tereza Leme; Sarsur, Amyra Moyzes

    Resumo em Português:

    Refletir sobre um conceito em construção - o conceito de competência - e o uso de estratégias interativas para aprendizagem são os objetivos deste artigo. Tendo como pressuposto que elementos teóricos, em Ciências Sociais Aplicadas, como é o caso da Administração, são mais bem absorvidos e internalizados através de métodos de ensino-aprendizagem interativos, os autores determinam a interface entre a abordagem cinematográfica por meio do filme "Nenhum a Menos" e o marco referencial que norteia a noção de competência. Nota-se que são diversas as possibilidades de compreensão do conceito e, ainda mais, de discussão dos mesmos, tendo em vista a necessidade de sua contextualização. Conclui-se pela possibilidade de utilização da metáfora cinematográfica como estratégia complementar de ensino-aprendizagem por despertar maior interesse e proximidade com o "aprendiz", permitindo a ele estabelecer paralelos mais concretos entre a ficção e a realidade.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to reflect about competence as a building concept; and the use of interactive approaches for its learning. Theoretical elements in Social Sciences, as in Business, are embraced through interactive methods of teach-learning. The article debates the movie "Not One Less" and the competence idea. It is noticed the distinct concept understanding and, nonetheless, the debate about it, as a context requirement. It WITH concludes the possibility of use of the cinematographic metaphor as complementary strategy of teach-learning for awakening interest and proximity with the "apprentice", allowing establishing a concrete approach between the fiction and the reality.
  • Pragmatismo e os pragmáticos nos estudos organizacionais Artigos

    Meneghetti, Francis Kanashiro

    Resumo em Português:

    O objetivo central deste ensaio teórico é avaliar as contribuições do pragmatismo nos Estudos Organizacionais e, os específicos, avaliar se as contribuições teóricas de Charles Peirce e John Dewey possibilitam afirmar o pragmatismo como senso comum, ciência ou teoria do conhecimento; analisar as contribuições - possibilidadese limites - do pragmatismo como conhecimento científico; compreender os percursos do pragmatismo nos Estudos Organizacionais. Chaga-se a conclusão de que ser pragmático é diferente de conceber estudos articulados no campo epistemológico do pragmatismo. O sujeito pragmático vê na sua utilidade e na necessidade deação, o ponto de tensão que coloca em dúvida a veracidade dos pressupostos do pragmatismo como ciência. O que ocorre nos Estudos Organizacionais éa conversão do pragmatismo como conhecimento científico emsubordinação irracional à utilidade e à ação prática, sobretudo, no campo da economia, da política, da ciência, da cultura, da educação, e assim por diante.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this theoretical essay is to analyze the main contributions that Pragmatism has offered toOrganizational Studies and, more specifically, evaluate whether the theoretical contributions by such philosophers as Charles Pierce and John Dewey allow us to regard pragmatism as common sense, science, or theoryof knowledge. This paper also examines the contributions - possibilities and limitations - of pragmatism as scientific knowledge in order to understand the path of pragmatism in Organizational Studies. The likely conclusion is that to be pragmatic is not to conceive of studies articulated in the epistemological field of pragmatism. The pragmatic individual sees in the usefulness and in the need for action the tension point that casts a doubt in the veracity of the assumptions of pragmatism as a science. What takes place in Organizational Studies is the conversion of pragmatism as scientific knowledge into irrational subordination to function and practical action, mainly in the fields of economy, politics, science, culture, education, and so on.
  • Projeto Russas: um exemplo de intervenção sociológica Artigos

    Matos, Fátima Regina Ney; Almeida, Ana Marcia

    Resumo em Português:

    O processo de intervenção analisado neste artigo foi chamado de Projeto Russas e teve início no ano 2000, no município de Russas, no Ceará. O objetivo do projeto foi erradicar e prevenir o trabalho infantil, sob o patrocínio da Fundação BankBoston em parceria com outros atores sociais, como o Conselho Municipal dos Direitos daCriança e do Adolescente, a Pastoral do Menor, a prefeitura municipal e os empresários locais. O Projeto Russas foi um exemplo bem-sucedido de intervenção social: uma ação sistemática contra a exploração da mão-de-obra infantil, viabilizada por seu modelo de participação, que mobilizou toda uma comunidadepara um objetivo. No Projeto Russas, sempre ficou claro o papel da comunidade como partícipe nas decisões. A comunidade mostrou sua competência para descrever seu próprio mundo, sua própria realidade, identificarsuas dificuldades e oferecer sugestões viáveis. Os técnicos souberam ouvir e, assim, conseguiram intervir no sentido de subverter a realidade instituída, de promover uma ruptura no equilíbrio social existente, resgatando uma dignidade há muito perdida na teia econômica. Foi um projeto de intervenção que rendeu dividendos para todos os participantes, principalmente para as crianças e adolescentes. O município de Russas erradicou o trabalho infantil.

    Resumo em Inglês:

    The process of intervention analyzed in this work was called "Project Russas" and began in 2000, in the city of Russas - Ceará. The objective was to eradicate and to prevent the infantile work, under the sponsorship of the BankBoston Foundation in partnership with other social actors. The Project Russas was an example of a successful social intervention: a systematic action against the exploitation of child labour made possible by its model of participation, which mobilized all community for one objective. In the Project Russas it was always clear the role of community in decision making. The community showed its ability to describe its own world and reality, to identify its difficulties and to offer viable suggestions. The technicians learned how to hear and, for this reason, intervened to change the instituted reality, to promote a rupture with the existing social balance, rescuing a dignity that has long been lost in economics network. It was an intervention project in which all participants won, especially children and adolescents. The city of Russas eradicated child labour.
  • Voltando para casa: (re)encontrando Guerreiro Ramos, Tragtenberg e Prestes Motta Artigos

    Oliveira, Sidinei Rocha de; Ferreira, Carolina da Silva

    Resumo em Português:

    Este ensaio tem como proposta resgatar alguns aspectos do pensamento de Guerreiro Ramos, de Tragtenberge de Prestes Motta, destacando como a postura crítica e os questionamentos levantados por esses autorespermanecem atuais quando se analisa o papel do pesquisador, a influência da organização burocrática na sociedade atual, a aparente ingenuidade da administração escondida nas harmonias administrativas e no falso participacionismo e a relevância de considerarmos aspectos marcantes da cultura nacional. O ponto de partida deste texto é a vivência dos autores, que, apesar de diferentes históricos de vida, têm angústias bastante similares ao se moverem no circuito acadêmico e organizacional. Trata-se de um mundo onde existem questionamentos permitidos e temas "relevantes"; onde quem não herda ou não assume a postura de aprendiz - submetendo-se às regras existentes no "caminho para chegar lá" - é continuamente questionado.

    Resumo em Inglês:

    This essay aims at rescuing some aspects of Guerreiro Ramos, Tragtenberg, and Prestes Motta's thinking. Ithighlights how the critical posture and questioning of these authors remain updated when one analyzes the role of the researcher, the influence of burocratic organization in present society, the apparent ingenuousness of administration - hidden behind administrative harmonies and fake participation - and the relevance of considering fundamental aspects of the national culture. The starting point for the development of this work is the experienceof the authors who, despite having different life history, share similar anxieties while moving within the academic and organizational circle. A world where there are allowed questions, "relevant" themes, where those who do not inherit or assume an apprentice attitude, bowing to the "achiever's rules", are continuously questioned.
  • Mudanças simbólicas: análise discursiva das transformações identitárias e espaciais em uma feira Artigos

    Pimentel, Thiago Duarte; Carrieri, Alexandre de Pádua; Leite-da-Silva, Alfredo Rodrigues; Abate Júnior, Cláudio Borges

    Resumo em Português:

    Este trabalho, apoiado na Análise do Discurso (AD) (FIORIN, 1988), tem por objetivo analisar a transformação da identidade da Feira de Arte, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte. Analisando um período de 36 anos que perfaz sua história, pode-se observar as mudanças envolvidas tanto na identidade desse evento, considerado como uma instituição mineira, quanto na ocupação dos espaços físicos e simbólicos. A partir da coleta de documentos do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, na consulta a reportagens de jornais e em entrevistas abrangendo os representantes da feira junto à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, reconstituiu-se a transformação da identidade. Nessa (re)construção histórica foi possível evidenciar a existência de um grande percurso semântico denominado: transformação de identidade que, por sua vez, estrutura-se em dois subconjuntos: a) o da formação de identidade; e b) o da clivagem identitária. Por fim, os discursos coletados indicaram a grande transformação identitária sofrida - uma Feira de Arte e Artesanato criada como forma de expressão de um movimento artístico e cultural que, a partir da incorporação de novas subjetividades, e (re)apropriação do espaço físico e simbólico, tornou-se um espaço integrado à lógica do que se denomina hoje de "mercado".

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work, which is based on Discourse Analysis (DA) (FIORIN, 1988), is to analyze the identity transformation of Feira de Arte, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte. I/Ve analyze a longitudinal period of 36 years that embraces its whole history. I/Ve observed the changes involved both in the identity of this event and in its physical and symbolic spatial occupation. Based on the documents collected in Public City Archive of Belo Horizonte, journals and interviews with the fair managers, we verified the transformation of the fair's identity. In the historical (re)construction of this organization it was possible to observe the existence of what we called an identity transformation which, in its turn, is structured on two subsets: a) the identity formation; and b) identity- cleaving. At least, discourses colleted show us a huge identity transformation: a fair that was created as an artistic and cultural kind of movement, which, with the incorporation of new subjectivities, and the physical and symbolic spatial (re) appropriation, became a space integrated to the logic of "consumption market".
  • Articulando escolas de pensamento estratégico através da tecnologia da informação Artigos

    Ramos, Eduardo Augusto de Andrade; Joia, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    Na medida em que as organizações investem crescentemente em tecnologia da informação (TI) e tal tecnologia influencia cada vez mais os seus processos de negócios, o impacto da utilização da TI no desempenho das organizações tem sido alvo de grande interesse. Para análise desse impacto, diversos modelos têm sido desenvolvidos. Por trás desses modelos, duas grandes escolas de estratégia - consideradas antagônicas - se sobressaem e têm sido utilizadas para modelar o papel da TI na estratégia das organizações: a escola de posicionamento e a escola de recursos. O objetivo deste artigo teórico é propor uma articulação entre essas duaslinhas de pensamento estratégico, tendo como elo de ligação o papel estratégico da TI nas firmas. Dessa forma,através de uma abordagem teórico-exploratória, esse artigo formula quatro proposições que visam integrar essas duas escolas à luz do papel da TI nas organizações, para ajudar acadêmicos e practitioners a melhor entenderem o papel estratégico da TI nas empresas.

    Resumo em Inglês:

    As more organizations have increasingly invested in Information Technology (IT) and such technology has influenced their business processes in a increasing way, the role of IT in the performance of organizations has aroused great interest. In order to analyze this impact, several models have been developed. Supporting these models, two important strategy schools - considered to be conflicting to each other - have been used to model the role of IT in the strategy of organizations: the school of positioning and the school of resources. This theoretical article aims to build a bridge between these two strategy schools of thought, using IT as a missing link. Thus,applying a theoretical-exploratory approach, this work unveils four propositions aiming at integrating these two strategy schools, backed by the role of IT in the organizations, so as to help academics and practitioners to better understand the strategic role of IT in the firms.
  • Um fator de desenvolvimento de clusters no Brasil: a educação profissional Artigos

    Foguel, Flávio Henrique dos Santos; Normanha Filho, Miguel Arantes

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é analisar a relevância dos cursos superiores de tecnologia para o sistema de cluster no contexto da realidade brasileira, de forma a demonstrar a importância da formação de tecnólogos (graduação tecnológica) para o desenvolvimento desses aglomerados empresariais. O artigo aborda os conceitos de cluster e de educação tecnológica, com uma pesquisa bibliográfica sobre experiências de clusters brasileiros. Nas últimas duas décadas, o conceito de cluster (aglomeração geográfica de empresas interconectadas de segmentos específicos e/ou correlatos) vem ganhando crescente interesse por parte de empresas, governos e estudiosos, em virtude do êxito obtido por várias dessas aglomerações, localizadas em diversas regiões do globo e também no Brasil, em aspectos como competitividade, longevidade, geração de empregos e capacidade de inovação. O artigo também demonstra os esforços do governo brasileiro na definição de suas prioridades, a competitividade exportadora e a substituição de importações, através do plano plurianual (2004-2007), e proporciona uma reflexão sobre como é fundamental melhorar os níveis de educação e capacitação, desenvolver tecnologia, aperfeiçoar as instituições e possibilitar o acesso aos mercados de capitais, demonstrando de forma objetiva a importância da formação de tecnólogos (graduação tecnológica) para o sucesso do sistema de cluster.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze the relevance of technology graduation courses about cluster system on Brazilian reality for demonstrating the technologist formation importance (technologic graduation) to the development of cluster companies. Fhe study deals with cluster and technologic education concepts using a bibliographic research about Brazilian cluster experiences. During the last two decades, the cluster concept (geographical cluster companies interconnected of specific segments andjor related) has provoked a growing interest in companies, government and scholars because of the success of several clusters located in different parts of the globe, as well as in Brazil, on aspects such as competitiveness, longevity, job creation and innovation capacity. Fhe study also reflects the Brazilian government efforts for its priority definition on export and import by Pluriannual Plan (2004-2007), and provides a reflection about the improvement importance of the education and function levels, the technology development, the institutions improvement and a way to make possible the access to the capital market showing the importance of technologist formation (technologic graduation) to the cluster system success.
  • A administração pública e a educação ambiental no Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: uma reflexão de uma experiência local Artigos

    Vieira, Jane Eyre G.; Echeverría, Agustina Rosa

    Resumo em Português:

    Este artigo discute o Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), a partir de uma experiência em Quirinópolis (Goiás) e do acompanhamento da Caixa Econômica Federal, propondo a educação ambiental como estratégia para ampliar a obtenção de resultados. O PGIRS, do governo federal, pretendeu contribuir com a administração pública municipal na solução dos problemas ambientais gerados pelo lixo urbano e promover a participação dos atores locais na implementação do mesmo, apresentando, contudo, limitações para atingir seus objetivos.

    Resumo em Inglês:

    This study discusses the Program for the Integrated Management of Solid Residues (PGIRS) starting from anexperience in Quirinópolis (Goiás), which was accompanied by the Caixa Econômica Federal. It proposes Environmental Education as a strategy for improving results. The PGIRS Brazilian Federal Government's aims at contributing to the Public Administration of the Municipality in its efforts to solve environmental problems generated by urban waste. It also hopes to promote the participation of local agents in setting up the program, while at the same time, presenting the limitations involved in carrying it out.
  • A questão amazônica e a política de defesa nacional Artigos

    Pieranti, Octavio Penna; Silva, Luiz Henrique Rodrigues da

    Resumo em Português:

    A preservação da Amazônia é uma questão crucial para a integridade territorial do país que se torna ainda mais relevante num cenário marcado pela agressão ao meio ambiente e pela escassez global de recursos naturais no raiar do século XXI. A politica de meio ambiente, a estrutura para sua efetiva implementação e o modelo de preservação que o governo brasileiro vem adotando para a região têm recebido críticas em todos os países desenvolvidos, vindas de autoridades governamentais e da sociedade civil. O que se questiona é a inexistência de estrutura apropriada para a proteção da Amazônia como um bem natural, e essas críticas são preocupantes não apenas por sua origem e alvo, mas também pelo seu conteúdo, pois sugerem modificações que ferem a soberania e a integridade territorial do país. Com base numa pesquisa bibliográfica, este artigo procura discutir a forma de inserção da questão amazônica - e conseqüentemente a política ambiental - no debate sobre a política de defesa nacional. Uma vez que os problemas dessa região envolvem aspectos pertinentes tanto à política de meio ambiente quanto à de defesa, o que se pretende aqui é discutir a necessidade de adoção de um modelo de preservação do ecossistema da Amazônia que conte com maior apoio das Forças Armadas. Reformulada a partir da década de 1990, a política de defesa nacional tem procurado se adequar a uma drástica redução de custos, sem que isso prejudique o desempenho de suas funções essenciais. Essa política se baseia, ainda, numa sistemática de defesa mantida mesmo em tempos de paz - principalmente, em relação á garantia da soberania nacional - e dessa forma, está vinculada á proteção do território e dos recursos naturais brasileiros. Ao se discutir as implicações que a política ambiental traz para a política de defesa nacional, o objetivo é abordar a defesa do meio ambiente no Brasil como uma forma de resguardar a própria soberania do país.

    Resumo em Inglês:

    Preserving Amazonian region is essential to Brazilian territorial entirety. It's more relevant if we consider the present context of aggression against the environment and global lack of natural resources. The way Brazilian government deals with the environmental question - its environmental policy, the structure established towards its effective implementation and the pattern of environmental preservation - has been criticized in the developed countries by their governmental authorities and the civil society. Their concern is the lack of an appropriate structure to protect the Amazonian region as a kind of natural resource by itself. This criticism is worrying because its content involves the sovereignty and territorial entirety of Brazil. This article is based on bibliographical research and it aims to discuss the Amazonian region (consequently the environmental policy) and its connection to the national defense policy. Since the problems of this area involves aspects which are concerned to the environmental policy and to the defense policy, this article aims to analyze the need to adopt a pattern for the preservation of the Amazonian ecosystem supported by the Armed Forces. In the 1990s, the national defense policy was reformed and since then the Brazilian government have tried to fit it to a cost-cutting program without compromising its performance. Such policy is also based on a defense strategy which has been maintained even in the peace time (particularly concerning to the guarantee of national sovereignty) and it's related to the security of the Brazilian territory and its natural resources. This article analyzes the relation between environmental policy and national defense policy. From this point of view this article aims to focus environmental protection in Brazil as a way to guard the national sovereignty.
  • Contabilidade Geral Resenha Bibliográfica

    Martinez, Antonio Lopo
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br