Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 9, Número: 2, Publicado: 2011
  • Editorial

    Guedes, Ana Lucia
  • Mudanças climáticas e aquecimento global: implicações na gestão estratégica de empresas do setor siderúrgico de Minas Gerais Artigos

    Carvalho, José Luiz Ribeiro de; Machado, Marília Novais da Mata; Meirelles, Anthero de Morais

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como principal objetivo identificar as implicações das mudanças climáticas e do aquecimento global na gestão estratégica de empresas do setor siderúrgico de Minas Gerais, buscando compreender como tais questões são percebidas pelos seus dirigentes. Embora o assunto ainda provoque polêmicas, a divulgação do quarto Relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), no primeiro semestre de 2007, reduziu muitas incertezas e expandiu o debate, que ganhou espaço nos setores governamentais e empresariais. Foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, realizada em uma perspectiva fenomenológica. A análise dos dados foi feita utilizando-se a análise do discurso, também em uma perspectiva fenomenológica. A análise do discurso das entrevistas mostrou que as mudanças climáticas e o aquecimento global têm implicações na gestão estratégica das empresas pesquisadas. As principais implicações referem-se ao fortalecimento dos argumentos e das justificativas para a realização de mudanças em processos que se relacionem ao meio ambiente e às mudanças climáticas. A busca da autossuficiência em carvão vegetal, obtido por meio do reflorestamento, foi o tema que se destacou.

    Resumo em Inglês:

    The main purposes of this study are to identify the consequences of climate changes and global warming concerning the strategies put into practice by companies in the steel and metallurgy sector of Minas Gerais, Brazil and to understand how metallurgy directors face these questions. With the launching of the still controversial fourth Intergovernmental Panel on Climate Changes (IPCC), in 2007, doubts about this subject were reduced and debates intensified, reaching the governmental and business sectors. The quest is mainly exploratory, adopting, within a phenomenological perspective, a qualitative approach and using a semi-structured interview as a tool for data collection. The discourse analysis is adopted for data treatment, also with a phenomenological approach. The interview analyses show that climate changes and the global warming affect the strategic administration in the enterprises under study. The major effects are related to a strengthening of arguments and justifications, seeking changes in the production processes related to the environment and to the climate. The search for charcoal self-sufficiency by means of reforesting is the main theme to be dealt with here.
  • O papel de um centro de P&D em empresas de ramos tradicionais: o caso da UN de logística da Vale Artigos

    Pitassi, Claudio

    Resumo em Português:

    Na medida em que o impacto do uso de ciência e tecnologia (C&T) em produtos e processos de quase todos os ramos de negócio se intensifica, cresce a preocupação das empresas com a criatividade, tempestividade e eficiência das suas estruturas de gestão de P&D. O objetivo deste artigo é contribuir para o campo de estudo de gestão de C&T, relatando a evolução do processo de implantação de um modelo de gestão de tecnologia na unidade de negócios (UN) de Logística da Vale, particularmente os fundamentos da proposta de criação de uma estrutura virtual de gestão de tecnologia na UN. O estudo também discute como os fatos ocorridos na Vale entre os anos de 2006 e 2008 repercutiram na decisão de criação de um Centro Tecnológico na mineradora. A metodologia adotada foi o estudo de caso, combinando-a com a de pesquisa-ação. Os dados foram coletados a partir da observação participante do pesquisador durante os dois anos de construção do modelo de gestão de tecnologia, bem como de entrevistas realizadas em visitas de benchmark a empresas atuantes no Brasil e consideradas referência em gestão de P&D. O Referencial teórico reflete a literatura científica a respeito de gestão estratégica C&T, com destaque para novas estruturas de promoção da inovação tecnológica no âmbito das empresas privadas. Dentre os resultados obtidos destacam-se: a preferência dos gestores e especialistas da UN por uma estrutura aberta de gestão de P&D apoiada na rede de alianças com universidades, institutos de pesquisa e, principalmente fornecedores estratégicos; a opção por manter as atividades de desenvolvimento e engenharia nas áreas operacionais da Logística ao invés de centralizá-las em uma área corporativa de gestão estratégica de C&T.

    Resumo em Inglês:

    As the impact of the use of science and technology (S&T) on products and processes in almost all business sectors intensifies, firms' concern with the creativity, agility and efficiency of their R&D structures increases. This article's objective is to contribute to the S&T management field of study by describing the evolution of the process of implementation of a technology management model in Vale Logistics business unit (BU), particularly the fundamentals behind the proposal of creating a virtual structure to manage technology in the BU. The study also discusses evens that took place at Vale between 2006 and 2008 and which influenced the adoption of a centralized R&D structure at the company. The methodology adopted is the case study, combined with action research. The data were collected during the researcher's participant observation during the two years of the model implementation, as well as from the interviews conducted in benchmark visits to firms doing business in Brazil that were considered references in R&D management. The theoretical reference framework reflects the scientific literature of strategic S&T management, emphasizing new structures to promote innovation technology within private enterprises. Among the main results obtained in the case are: the preference of executives and specialists for an open innovation structure to manage R&D, supported by a network of alliances with universities, research institutes and, mainly, strategic suppliers; and the option to maintain development and engineering activities inside logistics operational areas instead of a centralized corporate unit.
  • A formação da classe empresarial brasileira Artigos

    Albuquerque, Virgilius de

    Resumo em Português:

    Analisamos a formação do empresariado nacional como ator político. Para tanto, foi desenvolvida uma abordagem diacrônica que narra as sucessivas etapas de formação do estado nacional vis-à-vis a consolidação da classe empresarial. A aristocracia agroexportadora possibilitou, mediante o processo de acumulação de capital, a formação gradativa da classe industrial brasileira que foi se cristalizando ao longo da República Velha. O projeto industrial adquiriu caráter hegemônico a partir da República Nova e do Estado Novo, e se consolidou ao longo das diversas mudanças de interlocução política desenvolvidas pelo estado brasileiro, incluindo, além da classe agrária, o capital internacional, a burguesia estatal, e, mais recentemente, novos estratos da sociedade civil. Consoante as mudanças na estrutura política do estado brasileiro, a classe empresarial foi buscando novas formas de mediação política. Evoluiu do patrimonialismo para modos de representação corporativa, associativa, constituiu organizações civis de estudos e pesquisas de temas transetoriais, ampliou sua influência no legislativo, e participou de um amplo processo de concertação política, sem, contudo, abandonar métodos clientelistas e vínculos pessoais. O empresário, como ator político, enfrenta uma disjuntiva entre um arranjo de representação complexo e maleável e a constituição de plataformas políticas abrangentes que representem um interesse nacional.

    Resumo em Inglês:

    We analyze the formation of the national business community as political actors. We develop a diachronic approach that relates the successive stages of formation of the nation state vis-à-vis the consolidation of the business class. The agrarian export oriented aristocracy through the process of capital accumulation enabled the gradual formation of the Brazilian industrial class that was crystallized throughout the Old Republic. The industrial project has acquired a hegemonic character from the New Republic and the New State and consolidated throughout the various changes in political interlocution undertaken by the Brazilian government, including, besides the agrarian aristocracy, international capital, the state bourgeoisie and, most recently, new strata of civil society. In tune with the changes in the political structure of the Brazilian state, the business class has sought new forms of political mediation. This evolved from patrimonialism to corporative and associative modes of representation, constituting civil organizations for cross-sector themes in studies and research; it expanded its influence in the Legislature, and participated in a broad political consensus, but without abandoning patronage methods and personal ties. The entrepreneur as a political actor faces a disjunctive between a complex and flexible array of representation, on the one hand, and the establishment of comprehensive policy platforms that represent the national interest, on the other hand.
  • O campo organizacional e a adoção de práticas estratégicas: revisitando o modelo de Whittington Artigos

    Walter, Silvana Anita; Augusto, Paulo Otávio Mussi; Fonseca, Valéria Silva da

    Resumo em Português:

    Neste ensaio teórico, tem-se como objetivo desenvolver um modelo conceitual que possibilite relacionar os diferentes níveis de estratégia de forma a promover a integração entre as perspectivas institucional e de estratégia como prática, com mediação da teoria da estruturação. Para tal, adapta-se o modelo de Whittington (2006) por meio dos conceitos de isomorfismo; recursividade entre agência e estrutura; e propriedades estruturais. Assim, discute-se a relação existente entre mecanismos isomórficos institucionais e as práticas estratégicas adotadas pelos estrategistas de uma organização. Também se utiliza a concepção de que a ação dos estrategistas de uma organização é influenciada e influencia o campo organizacional, bem como é orientada pelas regras e recursos existentes no campo organizacional. Com base no modelo proposto, apresentam-se diferentes possibilidades de pesquisa que podem ser exploradas em estudos futuros. Conclui-se que as abordagens institucional e da estratégia como prática podem ser integradas como forma de ampliar seu enfoque. Isso poderá contribuir para que os estudos realizados sob essas perspectivas não se limitem a um nível de análise, mas busquem relacionar os fenômenos analisados em seus diferentes âmbitos e influências. Assim, tais abordagens poderão alcançar maior grau de conhecimento acumulado e de amadurecimento. Com o modelo proposto é possível contribuir igualmente para uma visão mais abrangente da estratégia, uma vez que abarca diferentes níveis que a integram.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this theoretical essay is to develop a conceptual model that relates the different levels of the strategy concept by integrating institutionalism and strategy as practice perspectives with the structuration theory. To accomplish this task, we adapt the model proposed by Whittington (2006), including in the model the concepts of isomorphism; recursivity between agency and structure; and structural properties. Thus, the existing relationship between isomorphic institutional mechanisms (institutional approach) and adoption of strategic practices by the strategists of an organization (strategy as practice) is discussed. The concept that the strategists' action in an organization is influenced and influences the organizational field is also discussed, in addition to the adoption of strategic practices by the strategists being oriented by existing rules and resources in the organizational field. From the proposed model, different possibilities of research are presented that can be explored in future studies. A conclusion is reached that the institutional approaches and strategy as practice can be integrated as a way of broadening their approach. This may contribute so that the studies conducted under these perspectives are not limited to one level of analysis, but rather seek to relate the analyzed phenomena in their different spheres and influences. Thus, such approaches may achieve a greater degree of accumulated knowledge and maturity. The proposed model may also contribute to a more comprehensive strategy view, since it encompasses different levels that integrate it.
  • Desvelamento do limiar discursivo de uma marca global em uma cultura local Artigos

    Costa, Flávia Zimmerle da Nóbrega; Leão, André Luiz Maranhão de Souza

    Resumo em Português:

    Com o advento da globalização inicia-se uma nova forma de convivência entre as sociedades, cuja possibilidade contribui para gerar um emaranhado campo de cruzamentos culturais e permite o estabelecimento de valores universais em meios locais. Este contexto, aliado à cultura de massas, promoveu as marcas a símbolos culturais complexos e globais. Inspirados no projeto arqueológico de Michel Foucault, elegemos uma marca global para realizar um estudo de caso fotoetnográfico de práticas cotidianas mundanas. Este processo nos possibilitou realizar a análise por meio de um trabalho de ordenação, definição e descrição, elaborado no interior do campo discursivo, permitindo que os resultados revelassem descrições enunciativas pautadas nas ações de marketing da marca. Estas nos revelaram funções e suas relações nos permitiram decifrar as regras sob as quais essas se encontravam regidas. A análise nos revelou o limiar relacional entre as culturas global e local e nos possibilitou desvelar as relações existentes nesta teia discursiva, possibilitando a compreensão de como uma marca transnacional se estabelece numa cultura local reproduzindo a cultura global. Neste sentido, apontamos alguns caminhos para reflexão acerca das sociedades ocidentais no contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    With the advent of globalization comes a new form of coexistence between societies, the possibility of which has helped to generate a tangle of cross-cultural field and allowed the establishment of universal values in local sites. This context coupled with mass culture promoted brands to produce complex and global cultural symbols. Inspired by Michel Foucault's archaeological project, we elected a global brand to undergo a photo-ethnographic case study of mundane daily practices. This process project has enabled us to perform the analysis through an ordering, definition and description work, developed within the discursive field, allowing the results to reveal enunciative descriptions guided by brand marketing practices. Descriptions revealed functions and their relations have allowed us to decipher the rules under which they were governed. The analysis revealed the relational threshold between global and local cultures and allowed us to unveil the links on this discursive web, allowing the understanding of how a transnational brand is established in a local culture reproducing a global culture. In this sense, we point out some ways to reflect on contemporary Western societies.
  • Ética na publicidade e propaganda: a visão do executivo de agências de comunicação do Rio Grande do Sul Artigos

    Lovison, Aida Maria; Petroll, Martin de La Martinière

    Resumo em Português:

    O marketing, enquanto área da Administração, inclui a propaganda, ferramenta que tem sido alvo de constantes questionamentos éticos de parte da sociedade. Apesar de existir no âmbito brasileiro e mundial um grande número de estudos focados nos efeitos da propaganda sobre o consumidor, o mesmo não pode ser dito quando se trata de analisar a relação entre ética e atuação das agências de comunicação e, por via midiática, com a sociedade em geral. Inserido nessa lacuna, o presente estudo visa elucidar quais valores estão subjacentes aos posicionamentos adotados pelos executivos de agências de comunicação situadas na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS no que tange aos valores que fundam o vínculo entre agência, patrocinadores e a própria sociedade. Nesse intuito, foram realizadas entrevistas em profundidade com executivos de agências de comunicação; posteriormente, os textos foram transcritos e analisados através de mapas de associação de ideias. Como resultados, verificou-se a existência de certo "vazio ético". Assim, embora reconheçam a indissociabilidade entre vida ética no trabalho e na vida pessoal, há contradições. Não obstante, identificaram-se profissionais que, apesar das tensões advindas deste cenário, decidem corajosamente fazer valer posições que ratificam, mesmo em situações-limite, a impossibilidade de conceder face a um critério essencial para a ética: o respeito, principalmente, pela pessoa; isto é, a alteridade.

    Resumo em Inglês:

    Marketing, as a field of Administration, includes advertising, a tool that has been subject to constant ethical questions in society. Although there are a large number of studies worldwide and nationally that focus on the effects of advertising on the consumer, the same cannot be said when it comes to analyzing the relationship between ethics and communications agencies with society in general. Inserted into this gap, this study aims to elucidate which values are considered by executives when working at advertising agencies located in the metropolitan area of Porto Alegre/RS. We conducted interviews with executives, and data were analyzed through maps of association of ideas. Based on this systematic, a certain "ethical emptiness" was found. Thus, while recognizing the inseparability between life ethics at work and in personal life, some contradictions were found. Nevertheless, we identified professionals who, despite the tensions arising from this scenario, decide boldly to assert positions that ratify, even in extreme situations, not to give up and to bring to themselves a basic criterion for ethics: respect, especially to people, i.e., otherness.
  • Relações de produção em indústrias criativas: trabalho, consumo cultural e sustentação identitária em editoras infantojuvenis Artigos

    Costa, Isabel de Sá Affonso da; Borges, Pedro Xavier; Freitas, Jorge Augusto de Sá Brito e

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as relações de trabalho em organizações de uma indústria criativa: as editoras voltadas para o público infantojuvenil. As relações de trabalho referem-se a questões organizativas e a relações pessoais com o trabalho. Para tal estudo, foi realizada pesquisa exploratória, com evidências de cunho qualitativo, relativas a seis editoras sediadas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Os dados foram analisados de forma interpretativa, recorrendo-se à triangulação de evidências, a partir das seguintes fontes: i) entrevistas em profundidade, realizadas com os seis respectivos editores responsáveis; ii) observação direta nas editoras e iii) consultas a sites de comunidades de consumidores ligados aos produtos dessas editoras. Os resultados indicam que as práticas de gestão adotadas envolvem não só flexibilidade organizativa, mas, principalmente, um entendimento ampliado do processo de produção e de consumo do bem cultural (livro), que passa pela integração de editores, autores e consumidores, via formação de comunidades virtuais atuando de forma simbiótica. Nessa relação, as editoras buscam sobrevivência e viabilidade comercial, enquanto os consumidores buscam sustentação identitária - o que os leva a se envolver no processo produtivo sem visar compensação financeira, mas retornos de ordem subjetiva, constituindo força de trabalho não remunerada para as editoras.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents results of a study that aimed to explore work relations in a creative industry: children´s and young adult literature publishing companies. Work relations refer to organizing practices and individual attitudes towards work. To achieve the research goals, an exploratory approach was adopted and qualitative evidence was gathered concerning six publishing companies located in Minas Gerais, Rio de Janeiro and São Paulo. Data were analyzed in an interpretive way, through evidence triangulation collected from the following sources: i) in-depth interviews with the six editors-in-chief; ii) direct observation at the publishing companies; iii) websites of virtual communities of consumers interested in the publishing companies' products. The results indicate that managerial practices adopted by the publishing companies embrace organizing flexibility and, more significantly, that publishers have an extended understanding of the production and consumption processes of their cultural goods (books) that encompasses the integration of editors, authors and consumers in virtual communities of practice. In this relationship, the publishing companies pursue economic viability, while consumers pursue identity support - and that lead consumers adhere to the production process seeking only subjective compensations, thus transforming themselves into an unpaid workforce for the companies.
  • As relações contratuais das indústrias criativas: o caso dos quadrinhos no Ceará Artigos

    Batista, Paulo César de Sousa; Paiva, Thiago Alves; Ramos, Roberto Rodrigues; Almeida, Priscilla Correa da Hora; Oliveira, Leonel Gois Lima

    Resumo em Português:

    O segmento dos quadrinhos, inserido no contexto das indústrias criativas, tem assumido relevância econômica e cultural. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar fatores importantes do processo de contratação dos profissionais dessa área. O foco será na relação contratual entre os dois principais protagonistas das indústrias criativas, o artista e o agente, sendo que as análises serão baseadas na percepção dos artistas a respeito, principalmente, dos custos de transação, direitos autorais, assimetria de informações e agentes de mercado. O estudo de caráter descritivo e exploratório fez uso de métodos qualitativos também nas entrevistas realizadas no trabalho empírico. Os respondentes fazem parte da indústria criativa cearense e atuam no setor de quadrinhos. Os principais resultados encontrados pela análise de conteúdo das entrevistas diz respeito, basicamente, a falta de profissionalismo ainda existente no setor de quadrinhos da indústria criativa cearense. Há ainda, conforme indícios desta pesquisa, falta de visão mercadológica e de mentalidade profissional dos artistas, ausência de agentes especializados para interferir comercialmente, e a ausência de proteção aos direitos autorais e conexos. Acredita-se que os resultados aqui disponibilizados podem gerar informações relevantes para a melhor compreensão do mercado tido como objeto de estudo, e com isso colaborar na profissionalização deste importante segmento cultural para a atual economia.

    Resumo em Inglês:

    The comics segment, in the context of creative industries, has achieved economic and cultural importance. Thus, this study aims to examine the important factors in the recruitment process of professionals in this areas.The focus will be on contractual relationship between the two main protagonists of the creative industries, the artist and the agent, and the analysis will be based on the perception of the artists with the area. primarily concerning transaction costs, copyright, asymmetry of information and agents of the market. The study is descriptive and exploratory nature, using the qualitative methods also the interviews in empirical work. The respondents are part of the creative industry sector in Ceará and work with comics. The main results found by the content analysis of the interviews is concerned, basically, with the lack of professionalism even in the comics sector of the creative industry of Ceará. There is, as evidence of this research, a lack of vision and marketing mindset of professional artists, a shortage of specialist agents to interfere commercially, and the lack of protection of copyright and related rights. It is believed that the results displayed here can generate information for better understanding of the market as its object of study, and to assist in the professionalism of this important segment of the current cultural economy.
  • Subvertendo o desejo no teatro das organizações: problematizações contemporâneas sobre o desejo e a expansão da vida nas relações de trabalho Artigos

    Souza, Eloisio Moulin de; Bianco, Mônica de Fátima

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende problematizar a concepção de desejo contida nas abordagens estruturalistas e pós-estruturalistas, colocando o desejo como objeto fundamental da análise contemporânea das relações de poder no local de trabalho, enfatizando a incapacidade do conceito estruturalista de desejo no processo de construção e catalisação de espaços laborais que promovam a expansão da vida. . Para tanto se realizou uma pesquisa qualitativa fundamentada na análise bibliográfica sobre o desejo, focando-se em Freud e no estruturalismo de Lacan, bem como no pós-estruturalismo de Deleuze, Rolnik e Foucault, salientando-se que este artigo adota uma concepção pós-estruturalista de desejo. Conclui-se que as teorias psicanalíticas modernas (Freud), estruturalistas (Lacan), bem como os trabalhos organizacionais de Chanlat e Dejours que utilizam a psicanálise em suas análises, ao definirem o que é desejo acabam criando fatores inibidores e despotencializadores do processo ético-político-estético de expansão da vida no local de trabalho. Diferentemente, o pós-estruturalismo, ao definir o desejo como social, capaz de construir e desconstruir realidades, consegue potencializar e problematizar a complexidade que envolve a expansão da vida no trabalho e na sociedade contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the conception of desire contained in structuralist and post-structuralist approaches, putting the desire as fundamental object of contemporary analysis of power relations in the workplace, emphasizing the inability of the structuralist concept of desire in the construction process and to catalyze the expansion of life in workplace. This search was grounded on bibliography analysis of the literature about desire, based on Freud's and Lacan's structuralism and Deleuze's, Foucault's and Rolnik's post-structuralism. This article adopts a post-structuralist concept of desire. It concludes that modern psychoanalyze theory (Freud), structuralism (Lacan), as well the organizational work of Chanlat and Dejours that use psychoanalysis in their analysis to define what is desire contribute to create inhibiting factors and unpowerment the ethical-political-esthetic process of expansion of life in the workplace. In contrast, post-structuralism that defines desire as social and capable of constructing and deconstructing realities can empower and discuss the complexity that involved the expansion of life at work and in contemporary society.
  • Identidade e tecnologia social: um estudo junto às artesãs da Vila Rural Esperança Artigos

    Bonilha, Maíra Coelho; Sachuk, Maria Iolanda

    Resumo em Português:

    Tanto o mundo quanto as pessoas estão num contínuo processo de transformação, construção e constituição, no qual o sujeito e o ambiente afetam-se mutuamente por meio das múltiplas relações estabelecidas. Sendo assim, o objetivo no presente artigo foi o de compreender de que forma a tecnologia social contribuiu para o processo de construção e constituição da identidade das artesãs da comunidade da Vila Rural Esperança, a partir do momento em que tal tecnologia transformadora (social e humana) inseriu-se em seu ambiente e foi incorporada no decorrer do projeto Seda Justa. Além de tratar-se de tema atual, como a tecnologia social e a identidade, suscita um diálogo interdisciplinar. Sabe-se que todo e qualquer tipo de transformação e forma de empreendimento/organização imprime marcas significativas nas relações profissionais e pessoais, acerca do trabalho, o que merece estudos aprofundados. A identidade sempre é afetada pelas significações culturais e varia de acordo com as situações vivenciadas e a história de vida dos sujeitos. Em virtude disso, escolheu-se o método da história de vida para a coleta dos dados, e a hermenêutica como base de interpretação. Dessa forma, a pesquisa permitiu, por meio dos relatos e das memórias das participantes da pesquisa, a exteriorização de suas experiências e sentimentos: o que valorizam, pensam, sentem e fazem, revelando, assim, o processo de construção de suas identidades e seus elementos constituintes.

    Resumo em Inglês:

    The world and its people are in a state of continuous transformation, construction and constitution by which the agent and the environment reciprocally affect one another through several established roles. This essay investigates the way in which social technology contributes to the process of construction and constitution of the Esperança Rural Village craftsmen's identity by their insertion of transformation technology (both social and human) in their milieu and its incorporation during the execution of the Seda Justa project. The themes, such as social technology and identity, are currently debated and give rise to an interdisciplinary dialogue. All types of transformation and form of entrepreneurship/organization leave their significant marks on professional and personal relationships with regard to labor. Consequently, this fact requires further studies and research. Identity is always affected by cultural meanings and varies according to the situation that is experienced and the history of the subjects' lives. The method of life history for data collection and hermeneutics as an interpretation basis were chosen. Through the participants' reports and memories, this study produced the exteriorization of their experiences and feelings: what they value, what they think, feel and do, and thus the construction process of their identities and their constitutive elements.
  • Estudo observacional das relações de poder no filme O Óleo de Lorenzo Artigos

    Matos, Fátima Regina Ney; Lima, Afonso Carneiro; Giesbrecht, Cláudia Maria

    Resumo em Português:

    A proposta deste artigo é analisar as relações de poder presentes no filme O óleo de Lorenzo, que se baseia numa história real, mais ainda em construção. O trabalho toma como base argumentativa o estudo de Bourdieu (1993) sobre o campo científico, enfatizando a luta pelo monopólio da competência científica. A escolha do tema deveu-se ao recente reconhecimento, pela comunidade científica, da eficácia do medicamento conhecido como "óleo de Lorenzo", desenvolvido a partir de pesquisas feitas por Augusto e Michaela Odone, pais de Lorenzo e protagonistas da história. Aqui, foi realizado um estudo observacional, tipo de observação de "segunda mão", indireta e não participante. Na revisão bibliográfica tentou-se contextualizar, de maneira sucinta, o método científico e a origem das abordagens quantitativa e qualitativa, identificando, com base no filme, as relações de poder que permeiam o campo científico. É possível concluir que o discurso de autoridade científica é questionável e que a ruptura do monopólio da competência científica pode contribuir para ampliar o conhecimento, sem que necessariamente sejam alteradas as relações de poder.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to present a careful examination of the relations of power shown in the movie "Lorenzo's Oil", using as a basis for argument the work of Pierre Bourdieu (1993) concerning the scientific field, with emphasis on the struggle for the monopoly of scientific competence. The movie analyzed herein is based on a true and ongoing story. The motivation for the choice of this theme strems from the recent acknowledgement, by the scientific community, of the efficacy of the medicine known as "Lorenzo's Oil", developed from research by August and Michaela Odone, Lorenzo's parents and protagonists of the story. The observational study was conducted as a kind of indirect observation with no participation by the researcher. As the paper unfolds, it attempts to place briefly in context the scientific method and the origin of both quantitative and qualitative approaches, identifying, based on the movie, the power relations that are inherent in the scientific field. It is possible to conclude that the speech of scientific authority can be questioned and that the rupture of the monopoly of the scientific ability may help to increase the amount of knowledge without necessarily modifying the relations of power.
  • Errata

Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br