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Cadernos EBAPE.BR, Volume: 12, Número: 3, Publicado: 2014
  • Documento sem título Editorial

    Tenório, Fernando G.
  • Revisitando a controvérsia sobre a transmissibilidade intercultural do conhecimento administrativo Artigos

    Motta, Paulo Roberto

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é apresentar uma nova perspectiva da controvérsia sobre a transmissibilidade do saber administrativo, normalmente ofuscada pela maior atenção contemporânea ao contingencialismo cultural. A maior interdependência entre as nações gerou novos desafios do saber, necessidades de desenvolvimento e expectativas sobre a oportunidade de novas ideias. A aquisição de hábitos semelhantes fez o contexto mundial parecer cada vez mais uma grande arena de compartilhamento de culturas. A preocupação com a transmissibilidade se acentuou em função do crescimento mais rápido de nações consideradas menos avançadas, assim como das expectativas de transformação das práticas gerenciais. Presume-se ser a transferência do saber um fator relevante para a modernização das instituições públicas e privadas. Neste trabalho se contrapõem duas correntes de pensamento: a primeira assume o conhecimento administrativo como intransferível a outro meio cultural; a segunda o assume como transferível e necessário a outro meio cultural. Por meio da explicitação de novos argumentos teóricos e exemplos de vínculos com a prática gerencial internacional, ele é concluído com várias proposições sobre a transmissibilidade do saber administrativo.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to introduce a new perspective on the controversy about the transferability of administrative knowledge, usually overshadowed by greater contemporary attention to cultural contingentialism. Increased interdependence between nations generated new challenges to knowledge, development needs, and expectations about the opportunity for new ideas. The acquisition of similar habits made the global context increasingly seem a large arena of cultural sharing. The concern about transferability has grown due to faster growth of nations regarded as less advanced, as well as expectations to change management practices. It is assumed that knowledge transfer is a relevant factor for the modernization of public and private institutions. Two currents of thought are opposed in this paper: the first regards administrative knowledge as untransferable to another cultural environment; the second regards it as transferable and needed by another cultural environment. By explaining new theoretical arguments and examples of links to the international managerial practice, it is concluded with many propositions on the transferability of administrative knowledge.
  • Ética e coprodução de serviços públicos: uma fundamentação a partir de Habermas Artigos

    Mattia, Clenia De; Zappellini, Marcello B.

    Resumo em Português:

    A produção de bens e serviços públicos é um processo que pode ser organizado de diferentes formas na sociedade, sendo necessário determinar formas que satisfaçam não apenas interesses individuais, mas também coletivos. A coprodução é uma estratégia em que a definição dos bens e serviços a serem produzidos pela administração pública exige um processo democrático e participativo que envolva os cidadãos. Uma revisão histórica do conceito de coprodução é feita, visando definir suas características e seu funcionamento, destacando-se o caráter procedimental do mesmo. Nesse sentido, a organização dos esforços dos cidadãos deve obedecer a regras morais, e este artigo tem por objetivo buscar um fundamento ético para a coprodução. Como tal, a ética discursiva de Habermas é debatida como uma forma de nortear os procedimentos de coprodução. O caráter democrático da ética discursiva e da coprodução é discutido no sentido de demonstrar a congruência entre as duas teorias. O artigo, elaborado na forma de um ensaio teórico, conclui que, embora existam aspectos na teoria de Habermas que não sejam inteiramente adequados ao conceito de coprodução, as possibilidades de sua aplicação são elevadas, justificando discussão mais ampla sobre o tema.

    Resumo em Inglês:

    The production of public goods and services is a process that can be organized in different ways in society, and it is necessary to determine ways that satisfy not only individual but also collective interests. The co-production is a strategy in which the definition of goods and services to be produced by the Public Administration requires a democratic and participatory process involving citizens. A historical review of the concept of co-production is made in order to define their characteristics and its operation, highlighting its procedural character. In this sense, the organization of citizens' efforts must obey moral rules, and this article has as its objective to search for an ethical foundation to coproduction. As this foundation, Habermas's discursive ethics is discussed as a way to guide co-production procedures. The democratic character of discursive ethics and co-production is discussed to demonstrate the congruence between the two theories. The article, written in the form of a theoretical essay, concludes that, although there are aspects of Habermas' theory that are not entirely adequate to the concept of co-production, the possibilities for its application are high, justifying further discussions on the subject.
  • Concepções de uma estética materialista para uma arte transformadora: a superação do caráter abstrato na particularidade do trabalho artístico Artigos

    Xavier, Wescley Silva; Carrieri, Alexandre de Pádua

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo resgatar as bases de uma estética materialista - principalmente, as desenvolvidas por György Lukács - que lance luz sobre a produção artística como elaboração da própria realidade, e que, por consequência, se configure num instrumento de auxílio à superação das contradições materiais. Partimos do pressuposto de que a dominação cultural representa uma extensão do poder que o capital exerce sobre o trabalho, reduzindo as possibilidades de transformação a partir das elaborações artísticas. A partir do movimento dialético entre base e superestrutura, a produção artística como reflexo da realidade pode estabelecer um caráter transformador da vida social, desde que a obra de arte represente de maneira efetiva possibilidades de contrapor e superar as contradições existentes no capital quando recobra seu caráter objetivo na própria vida humana.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to rescue the principles of a materialist aesthetic - mainly those ones developed by György Lukács - that focuses on the artistic production as an elaboration of its own reality, and as a consequence, becomes an aid instrument that supports the overcoming of material contradictions. We assumed here that cultural domination is an extension of the power of capital over labor, reducing the possibility of transformation through artistic elaborations. From the dialectic movement between basis and superstructure, the artistic production as a reflection of reality may become a transformative force in society, considering that the masterpiece represents in an effective way possibilities to oppose and overcome the contradictions in capital when it regains its objective character in human life.
  • A agenda do professor-pesquisador em Administração: uma análise baseada na sociologia da ciência Artigos

    Melo, Danilo; Serva, Maurício

    Resumo em Português:

    A Administração é considerada uma ciência nova, caso seja comparada às ciências tradicionais. O Ensino Superior em Administração no Brasil teve início na década de 1950, importando metodologias americanas de ensino. A partir da formação de professores e pesquisadores, a pesquisa científica nacional em Administração passa a ser desenvolvida e a ser parte essencial para a formulação de teorias e metodologias adequadas à realidade brasileira. Nesse contexto, a sociologia da ciência surge como perspectiva essencial para a compreensão do saber científico, colocando no centro da investigação o pesquisador, ator do campo científico, bem como suas relações dentro do campo. Com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre o conteúdo do trabalho do professor-pesquisador em Administração, tendo em vista a necessidade dos integrantes desse campo de compreendê-lo melhor e de maneira sistematizada, este artigo visa a responder a seguinte questão: "Qual é o conteúdo do trabalho do professor-pesquisador, quais são seus objetivos e as atividades que compõem sua agenda?". Por meio deste estudo, predominantemente qualitativo, aprofundou-se o conhecimento sobre as atividades com as quais os professores-pesquisadores em Administração estão envolvidos e seus objetivos quando entraram no campo e seus objetivos atuais, assim como se estruturou a agenda do professor-pesquisador com base na agenda dos entrevistados. Percebeu-se que a carga de trabalho desse profissional excede as 50 horas semanais e que as atividades de pesquisa, as predominantes em relação ao objetivo atual desses profissionais, são desprivilegiadas na semana, sendo deixadas para o final de semana em 47% dos casos.

    Resumo em Inglês:

    Administration is regarded as a new science, if compared to the traditional sciences. Higher Education in Administration in Brazil began in the 1950s, by importing American teaching methodologies. In this context, sociology of scientific knowledge emerges as a crucial perspective to understand scientific knowledge, putting the researcher in the eye of investigation, since she/he is the actor in the scientific field, as well as her/his relationships within the field. In order to deepen understanding on the content of the work of the professor-researcher in Administration, having in mind the need of individuals within this field to understand it better and in a systematized way, this article aims to answer to the following question: "What is the content of the professor-researcher's work, which are her/his goals and the activities that make up her/his agenda?". Through this study, predominantly qualitative, we deepened knowledge on the activities in which professors-researchers in Administration are involved and their objectives when entering the field and their current objectives, and we also structured the professor-researcher's agenda having respondents' agenda as a basis. We found out that the workload of this professional is over 50 hours a week and that research activities, which prevail with regard to the current objective of these professionals, are underprivileged on weekdays, being left for the weekend in 47% of cases.
  • O conflito organizacional da educação do management brasileiro sob a perspectiva do habitus "Bourdieusiano"

    Orellana Pino, Cristian Eugenio

    Resumo em Português:

    Esta análise é um ensaio critico-teórico sobre o estudo dos campos organizacionais que indagam a respeito dos conflitos de interesse que convergem entre os sistemas organizacionais e alguns modelos teóricos do campo de Bourdieu (1983). Desenvolve-se um modelo tríadico de representação conceitual entre o campo da Universidade, o hábitus Bourdieusiano e as diversas expressões do Ethos. É uma critica à formação do management com foco nos interesses egoístas (próprios interesses) que traz da academia, ao observar sua natureza particular (cinismo) do fazer um estado da arte fetiche a gestão das empresas, estudos organizacionais (narcisismo), conceitos que transformam seus recursos gerenciais em instrumentos fetiches (vaidade).

    Resumo em Espanhol:

    Este analisis es un ensayo critico-teórico sobre el estudio de los campos organizacionales que indagan sobre conflictos de auto-intereses que convergen entre los sistemas organizacionales y los referentes constructos de Bourdieu (1983). Se desarrolla un modelo conceptual tríadico de integración de representación entre el campo de la Universidades, el Habitus Bourideriano y las expresiones del Ethos. Es un ensayo de crítica al management hacia sus intereses egoístas (propios intereses) que están enraízados en la academia, comprendiendo la naturaleza peculiar (cinismo) del hacer un estado del arte fetiche la gestión en las empresas, como estudios organizacionales (narcicismos), conceptos que transformaran sus elementos gerencia blesen instrumentos fetiches (vanidades).
  • Contribuições da teoria da atividade para o estudo das organizações Artigos

    Bulgacov, Yára Lucia Mazziotti; Camargo, Denise de; Canopf, Liliane; Matos, Raquel Dorigan de; Zdepski, Fabíola Bevervanço

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo delinear princípios teóricos metodológicos para o estudo da organização. É adotado o conceito de prática social como menor unidade significativa para análise, compreendendo tal conceito a partir da teoria da atividade sócio-histórica e cultural, apoiando-se nas ideais de Vygotsky, Leontiev, Engestrom e Clot. É defendida aqui a concepção de organização a partir de seu acontecer histórico e dialético, no qual o particular é considerado uma instância da totalidade, a partir de um percurso teórico nas categorias sócio-históricas de: sistemas de atividade situados, sentidos e significados, aprendizagem e desenvolvimento humano. Aponta-se para uma forma de fazer ciência que supera a concepção positivista de método para resultado para uma concepção de método e resultado. A partir dessas categorias teóricas e do relato de três pesquisas realizadas, deduz-se um conjunto de princípios teóricos metodológicos de cunho sócio-histórico que contribuem para o estudo da organização, na medida em que se rompe com a dicotomia indivíduo versus grupo versus organização, com a concepção abstrata e a-histórica do fenômeno organizacional, com a concepção behaviorista de homem predominante nos estudos organizacionais e, finalmente, com categorias que apreendem dimensões subjetivas e intersubjetivas de uma realidade organizacional em constante movimento.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to devise theoretical methodological principles for the organization study. The concept of social practice is adopted as less meaningful unit for analysis of the organization, comprising it from the Theory of Socio-Historical and Cultural Activity, relying on the ideas of Vygotsky, Leontiev, Engeströmand Clot. It is argued in this paper the concept of organization from its dialectical and historical events, in which the individual is considered an instance of totality, from a theoretical course in socio - historical categories of: activity systems situated, sensed and meant, learning and human development. The future shows a way of doing science that surpasses the positivist conception of method to result in a conception of method and result. From these theoretical categories and the report of three researches, we can deduce a set of theoretical methodological principles of socio- historical nature that contribute to the study of the organization, as it is broken with the individual dichotomy versus group versus organization, with the abstract and historical conception of the organizational phenomenon, and with the behaviorist conception of prevailing man in the organizational studies. At last, we can deduce categories that learn subjective and intersubjective dimensions of an organization reality in constant movement.
  • Competências transversais, técnicas ou morais: um estudo exploratório sobre as competências dos trabalhadores que as organizações em Portugal mais valorizam Artigos

    Swiatkiewicz, Olgierd

    Resumo em Português:

    Neste artigo, aborda-se em termos gerais a problemática das competências e habilidades dos trabalhadores: um tema confuso e controverso com diversos resultados empíricos e muitas inconsistências, mas que continua a proporcionar oportunidades de pesquisa. Por meio do binômio soft skill e hard skill, almeja-se identificar o papel que as competências morais desempenham. No estudo empírico realizado com uma amostra de conveniência de trabalhadores estudantes portugueses, buscou-se responder a seguinte pergunta: "Dos três tipos de competências (transversais, técnicas ou morais), qual é mais valorizado nas organizações em Portugal, segundo a percepção dos trabalhadores e não dos gestores?". Por isso, e com base em revisão da literatura, foram primeiramente caracterizados os traços dominantes da cultura portuguesa. Para categorizar as respostas dos entrevistados a uma questão aberta, recorreu-se à análise de conteúdo/redução fenomenológica. Os resultados obtidos, além de sua finalidade exploratória, indicam claramente a preferência pelas competências transversais e um interesse secundário e marginal nas competências morais. Essa conclusão, no entanto, demanda confirmações mais robustas por futuros estudos.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we address in general terms the issue of workers' competences and skills: a confusing and controversial theme with various empirical results and many inconsistencies, but that keeps providing research opportunities. Through the binomial soft skill and hard skill, we aim to identify the role played by moral skills. In the empirical study carried out with a convenience sample of student workers, we sought to answer to the following question: "Out of the three types of skills (soft, hard, or moral), which is more appreciated in organizations in Portugal, according to the perception of workers instead of that of managers?". Thus, and based on literature review, first we characterized the dominant traits of the Portuguese culture. To categorize respondents' answers to an open question, we resorted to content analysis/phenomenological reduction. The results obtained, besides their exploratory purpose, clearly indicate the preference for soft skills and a secondary and marginal interest in moral skills. This conclusion, however, requires stronger confirmation by further studies.
  • Relações de gênero e estética organizacional: sugestões para estudos sobre relações, cultura e desempenho Artigos

    Basso, Kenny; Pauli, Jandir; Bressan, Verônica Paludo

    Resumo em Português:

    Os estudos das relações de gênero e também sobre a estética organizacional podem ter amplas variações, por isso tais temáticas são presentes sob diferentes enfoques nas agendas dos pesquisadores. A consideração estética das organizações vem, ao longo dos anos, ganhando importância nas análises organizacionais, enquanto os estudos das relações de gênero emergem da diversidade de indivíduos que passam a compor as organizações. Este ensaio representa um esforço teórico para identificar intersecções entre essas temáticas para prover novos olhares sobre três diferentes trilhas dos Estudos Organizacionais: relações entre indivíduos e organização; cultura organizacional; e desempenho organizacional. Para tanto, serão apresentados os conceitos de relação de gênero nas organizações e estética organizacional, estudos sobre a relação entre os indivíduos e a organização, cultura organizacional e desempenho da organização, atentando para a discussão sobre possíveis pontos de intersecção entre tais temáticas. Para apresentar as sugestões para futuros estudos, foram englobados ensaios teóricos e trabalhos teórico-empíricos sobre relações de gênero e estética organizacional. Sendo assim, a contribuição deste ensaio recai sobre a agregação de duas literaturas (relações de gênero e estética organizacional) até então não usualmente relacionadas, mas que juntas podem prover contribuições relevantes e representativas aos estudos e análises organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    Studies on gender relations and also on organizational aesthetics may have wide variations, thus these themes are present under various approaches in the agendas of researchers. The aesthetic consideration of organizations has, over the years, gained importance in organizational analysis, while studies of gender relations emerge from the diversity of individuals that become part of organizations. This essay represents a theoretical effort to identify intersections between these themes to provide new looks at three different tracks of Organizational Studies: relationships between individuals and organization; organizational culture; and organizational performance. For this, we will present the concepts of gender relation in organizations and organizational aesthetics, studies on the relation of individuals to the organization, organizational culture and organization performance, focusing on the discussion about possible intersection points between these themes. To present suggestions for further studies, we comprised theoretical and theoretical-empirical essays on gender relations and organizational aesthetics. Thus, the contribution of this essay lies on the aggregation of two literatures (gender relations and organizational aesthetics) hitherto not usually related, but which can together provide relevant and representative contributions to organizational studies and analyses.
  • A condição paradoxal da administração de recursos humanos: entre a racionalidade instrumental e a racionalidade substantiva Artigos

    Muzzio, Henrique

    Resumo em Português:

    Este artigo, na forma de ensaio, discute a condição paradoxal da ARH, que busca agir em função de uma perspectiva instrumental de racionalidade ao contemplar as exigências de competitividade organizacional. Entretanto, ao mesmo tempo, procura considerar os anseios dos colaboradores. Tais anseios, em uma perspectiva de emancipação do trabalhador, seriam alcançados pela racionalidade substantiva, a qual se caracteriza pelo julgamento ético, a autorrealização, a emancipação e a autonomia. As práticas organizacionais relacionadas às pessoas estão vinculadas a um contexto propriamente humano e a outro contexto altamente competitivo. Nesse sentido, os gestores da área parecem precisar agir em função de uma convergência das racionalidades instrumental e substantiva. O desafio da área é agir nessa condição paradoxal. É realizada uma discussão teórica sobre essa realidade e sobre possíveis direções para o futuro.

    Resumo em Inglês:

    This article, in the form of essay, discusses the paradoxical condition of human resources administration, which seeks to work from an instrumental perspective of rationality by considering the requirements of organizational competitiveness. However, at the same time, it seeks to take into account the employees' expectations. Such longing, from a perspective of worker's emancipation, could be fulfilled by means of the proposal by substantive rationality, which is characterized by ethical judgment, self-fulfillment, emancipation, and autonomy. Organizational practices related to people are linked to a specifically human context and to another highly competitive context. In this sense, managers in the area seem to need to work according to a convergence of instrumental and substantive rationalities. The challenge in the area is working under this paradoxical condition. A theoretical discussion on this reality and on possible directions for the future is conducted.
  • Vivências depressivas e relações de trabalho: uma análise sob a ótica da psicodinâmica do trabalho e da sociologia clínica Artigos

    Linhares, Antonio Roziano Ponte; Siqueira, Marcus Vinicius Soares

    Resumo em Português:

    O trabalho bancário se encontra envolto pelo ideário financeiro, subestima o social e se revela máquina de vulnerabilizar e invalidar os bancários, que apresentam índices crescentes de depressão. Verificou-se, assim, a necessidade de identificar vivências depressivas ocorridas no ambiente bancário, seus efeitos sobre as relações de trabalho e subjetividade dos trabalhadores, à luz da abordagem qualitativa, da Sociologia Clínica e Psicodinâmica do Trabalho. A fala dos bancários nos revelou a precarização de suas condições de trabalho, que lhes impõe a ética do individualismo; o medo; a solidão; a abdicação dos desejos; o sequestro da fala, da inteligência e o advento da depressão, sinalizadora de perigo, o que exige a revisão de práticas de gestão e relações instituídas entre bancos e bancários, de forma a viabilizar a reconquista da consciência e da autonomia, além do empoderamento da governança e, por conseguinte, o resgate da solidariedade, da confiança, da renovação dos desejos e prazer no trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The job in the bank is wrapped by financial ideas, underestimates the social and reveals itself as a weaken machine which invalidates the bank clerks, who show increasing rates of depression. There was, thus, a need to identify the depressive experiences in the banking environment, its effects overwork relations and subjectivity of workers in the light of the qualitative approach, from Clinical Sociology and Psychodynamic of Work. The speech of the bank clerks revealed the precariousness of working conditions, which impose the ethics of individualism, fear and loneliness, abdication of desires, kidnapping of speech, intelligence and depression: a danger sign that demands a review of management practices and established relationships between banks and bank clerks, in order to facilitate the regaining of consciousness and autonomy, besides the empowerment of governance, and therefore, the rescue of solidarity, trust, renewal of desires and pleasure at work.
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