Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 13, Número: 4, Publicado: 2015
  • EDITORIAL Editorial

    Tenório, Fernando G.
  • Desafiando a interdisciplinaridade na ciência administrativa: o caso da entropia Artigos

    Araújo, Uajará Pessoa; Sanches Júnior, Paulo Fernandes; Gomes, Almiralva Ferraz

    Resumo em Português:

    Resumo: O estímulo da ciência e da educação aos esforços interdisciplinares remonta a décadas. Parece que o movimento ganhou impulso e, nessa dinâmica, é cada vez mais provável ser exposto a um discurso que apresenta as vantagens da interdisciplinaridade e é omisso quanto aos seus riscos. Colocar a interdisciplinaridade em teste foi uma das motivações deste ensaio qualitativo e descritivo, que lidou com dados empíricos de natureza bibliográfica e documental, complementados por entrevistas. O objetivo estratégico foi investigar a compreensão na ciência administrativa da grandeza entropia, presente na Teoria Geral dos Sistemas (TGS), que é tida como proposição interdisciplinar de impacto atual, sessenta anos depois de sua apresentação. Concluiu-se que a Administração tem problemas ao trabalhar com essa grandeza, pois, enquanto o conhecimento gerado pela aplicação instrumental da interpretação estatística da entropia percebeu-se sólido, as interpretações de caráter termodinâmico da entropia são passíveis de contestação, que foram ignoradas ao longo do período, com implicações negativas e substanciais, uma vez que a entropia não explica a desordem organizacional, como foi incorporado pela Administração. Isso, ainda que não provado, deve estar ligado à inabilidade de lidar com conceitos e leis fundamentais importados de outras disciplinas, o que, extrapolando, deve ser suficiente para relativizar a combinação de saberes entre campos de conhecimento: há riscos da interdisciplinaridade produzir e reproduzir erros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The stimulus of science and education to interdisciplinary efforts dates back decades. It seems that the movement has gained momentum and, in this dynamic, it is increasingly likely to be exposed to a discourse that has the advantages of interdisciplinarity and says nothing about its risks. Putting interdisciplinarity at stake was among the motivations for this qualitative and descriptive essay, which dealt with empirical data having a bibliographic and documentary nature, supplemented by interviews. The strategic objective was investigating people's understanding within administrative science on the magnitude entropy, observed in the General Systems Theory (GST), which is seen as an interdisciplinary proposition with a current impact, sixty years after its introduction. It was concluded that Administration faces problems when working with this magnitude, because, while knowledge generated through the instrumental application of statistical interpretation of entropy realized itself as concrete, interpretations on entropy having a thermodynamic nature are likely to dispute, and they were ignored within the period, with negative and substantial implications, since entropy does not explain organizational disorder, such as embodied by Administration. This, though not proven, must be linked to the inability to deal with key concepts and laws imported from other disciplines, which, extrapolating, should be enough to make relative the combination of knowledge between knowledge fields: there are risks that interdisciplinarity produce and reproduce mistakes.
  • Tecnologias Sociais, Biopolíticas e Biopoder: Reflexões Críticas Artigos

    Mendes, Luciano; Bonilha, Maíra Coelho; Ichikawa, Elisa Yoshie; Sachuk, Maria Iolanda

    Resumo em Português:

    Resumo: As tecnologias sociais (TS), como ações que visam a melhorar a qualidade de vida de grupos sociais diversos e que se encontram à margem do mercado ou do sistema econômico, têm por objetivo um novo modelo de desenvolvimento não predatório. Diante da ideia de melhoria da qualidade de vida, essas tecnologias acabam obtendo uma difusão sem limites, colaborando mais para a manutenção do sistema que para a solução definitiva dos problemas sociais. Tendo isso em vista, o objetivo principal deste ensaio teórico é discutir o quanto, muitas vezes, as TS acabam virando panaceia e instrumento das relações de poder, funcionando na justificação e intensificação de novas formas de dominação nas sociedades contemporâneas. Com o intuito de refletir sobre a difusão dessas tecnologias, inicialmente, surgiu a necessidade de aprofundar o entendimento sobre o que são as TS. Em seguida, o intuito foi explorar a visão de Michel Foucault sobre as biopolíticas e o biopoder, e entremear, nessa discussão, as TS.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Social technologies (STs), as actions aimed at improving the quality of life of various social groups that are outside the market or the economic system, aim at a new non-predatory development model. Faced with the idea of improving quality of life, these technologies end up obtaining a diffusion with no limitation, contributing more to the system's maintenance than to the final solution of social problems. Having this in mind, the main objective of this theoretical essay is discussing how often STs end up as a panacea and instrument of power relations, working on the justification and intensification of new domination forms in contemporary societies. In order to think through the diffusion of these technologies, first, there emerged the need to deepen understanding of what STs are. Then, the purpose was exploring Michel Foucault's viewpoint on the biopolicies and biopower and interweaving, in this discussion, STs.
  • Conciliando agência e contexto na dinâmica da mudança institucional Artigos

    Coraiola, Diego Maganhotto; Jacometti, Márcio; Baratter, Marystela Assis; Gonçalves, Sandro Aparecido

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio apresenta estrutura analítica que busca conciliar elementos da agência e do contexto na análise de processos de mudança institucional. A estrutura está baseada na articulação entre as abordagens do institutional work e da mudança institucional gradual. Ambas as abordagens foram criadas como alternativas a perspectivas que enfatizavam demasiadamente elementos estruturais (como a path dependence theory) ou a ação (como o empreendedorismo institucional). No entanto, apesar dos ganhos analíticos que ambas trouxeram para o estudo da mudança institucional, ainda mantêm fortes vínculos com os pressupostos das tradições de pesquisa das quais emergiram. Uma aproximação entre tais esquemas teóricos permite maior rigor para investigar processos de mudança institucional e possibilita aos pesquisadores maior consciência sobre os pressupostos inerentes a cada perspectiva, assim como incentiva a busca por abordagens que encadeiem elementos capazes de prover explicação adequada para a manutenção e a mudança institucionais. No centro dessa proposta, encontra-se a busca por entender a dinâmica da vida institucional. O contexto institucional possui certo nível de plasticidade e pode ser modificado de acordo com a disponibilidade de práticas, significados e recursos. A efetivação desse potencial de mudança está relacionada à capacidade dos atores, seus níveis de reflexividade institucional e munificência de recursos. As práticas de criação, manutenção e dirupção das instituições em determinado contexto serão, portanto, resultado da interação entre as características do contexto institucional (nível de plasticidade institucional) e dos tipos de atores sociais (nível de discricionariedade institucional).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay introduce an analytical structure that seeks reconciling elements of agency and context in the analysis of institutional change dynamics. The framework is based on the interconnection between the institutional work and gradual institutional change approaches. Both were created as alternatives to theoretical perspectives that put too much emphasis on social structure (e.g. path dependence theory) or to human agency (e.g. institutional entrepreneurship). However, despite the analytical gains that both of them have brought to the study of institutional change, they are still strongly tied to the assumptions of the research traditions through which they have emerged. A rapprochement between such theoretical schemes allows greater rigor to investigate processes of institutional change and enables greater awareness of the assumptions inherent to each perspective, as well as it encourages the search for more balanced alternatives for explaining institutional maintenance and change. At the heart of this proposal, there is a search for understanding the dynamics of institutional life. The institutional context exhibits a certain level of institutional plasticity and it can be modified according to the availability of practices, meanings, and resources. Therealization of this potential for change is dependent on institutional actors' reflexivity levels, and their munificence of resources. The practices of institutional creation, maintenance, and disruption in a particular context will, therefore, result from the interaction between the institutional context characteristics (the level of institutional plasticity) and the types of institutional actors (the level of institutional discretion) involved.
  • A Organização (in)corporada: ontologia organizacional, poder e corpo em evidência Artigos

    Souza, Eloisio Moulin de; Costa, Alessandra de Sá Mello da; Pereira, Severino Joaquim Nunes

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem por objetivo problematizar o significado de organização por meio de uma abordagem construcionista. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema, cujo principal objetivo é analisar as diferenças entre os debates realista e construcionista sobre a ontologia organizacional. Verifica-se que o conceito de organização se torna bem mais amplo nas abordagens construcionistas, não se limitando ao estudo de temas relacionados exclusivamente a empresas, trabalho ou indústrias. Nesse sentido, para problematizar os principais aspectos construcionistas relacionados ao conceito de organização, considera-se o estudo do corpo um dos temas pertencentes aos estudos organizacionais, correlacionando esse tema aos processos de organizing, processos estes constituídos por relações de poder que perpassam todo o corpo social, ou seja, que ocorrem além das fronteiras de uma empresa. Dessa forma, o objeto de análise dos estudos organizacionais passa a ser o organizing e não as organizações. Para entender como esses processos de organizing ocorrem, é necessário considerar que objetos, sentidos, significados, "realidades" e "verdades" são socialmente construídos e não existem a priori ou pré-discursivamente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to discuss the meaning of organization through a constructionist approach. To do this, we conducted a bibliographic study on the theme, whose main aim is analyzing the differences between the realist and constructionist debates about organizational ontology. It is observed that the concept of organization becomes much broader in constructionist approaches, not limited to studying themes related only to companies, work, or industries. In this sense, to discuss the main constructionist aspects related to the concept of organization, the study on the body is regarded as one of the themes belonging to organizational studies, correlating this theme to organizing processes, which are constituted by power relations that permeate the whole social body, i.e. they occur beyond the boundaries of a company. Thus, the object of analysis of organizational studies becomes organizing, instead of organizations. To understand how these organizing processes occur, there is a need to consider that objects, senses, meanings, "realities" and "truths" are socially constructed and they do not exist a priori or pre-discursively.
  • O Elemento Sócio-Histórico e a Administração: Cornelius Castoriadis e a Literatura de Jorge Amado Artigos

    Vasconcellos, João Gualberto M.; Davel, Eduardo P. B.

    Resumo em Português:

    Resumo: O propósito deste estudo é examinar, apresentar e discutir a produção teórica de Cornelius Castoriadis, para enriquecer a análise organizacional dentro da esfera da Administração. Ao recuperar, sistematizar e discutir os principais conceitos da obra de Castoriadis, nossa pesquisa instiga a construção de um pensamento mais complexo, denso e dinâmico, apoiado principalmente no conceito do sócio-histórico. Isso é mobilizado no contexto da sociedade brasileira, de suas organizações e de seus padrões de gestão por meio do romance Gabriela, cravo e canela, um dos livros mais populares de Jorge Amado. A metodologia baseia-se na análise discursiva e na ficção como fontes inestimáveis de produção de conhecimento. O enfoque interpretativo recai sobre três campos: a sociedade, as organizações e a Administração.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this study is examining, introducing, and discussing the theoretical works by Cornelius Castoriadis, in order to enrich organizational analysis within the sphere of Administration. By retrieving, organizing, and discussing the main concepts of Castoriadis' work, our research pushes the construction of a rather complex, dense, and dynamic thought, mainly supported by the socio-historical concept. This is mobilized in the context of Brazilian society, its organizations, and its management standards through the novel Gabriela, Clove and Cinnamon, one of the most popular books by Jorge Amado. Methodology is based on discursive analysis and fiction as invaluable sources of knowledge production. The interpretive focus lies on three fields: society, organizations, and Administration.
  • A hipótese "trabalhador feliz, produtivo": o que pensam os servidores públicos federais Artigos

    Fogaça, Natasha; Coelho Junior, Francisco Antônio

    Resumo em Português:

    Resumo: A hipótese "trabalhador feliz, produtivo" afirma que os funcionários felizes, cujas necessidades são satisfeitas em seus locais de trabalho, apresentam maior desempenho que os empregados infelizes. Essa é uma afirmação consolidada pela sociedade empresarial, mas com pouquíssimas referências empíricas. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar a percepção dos trabalhadores em relação à hipótese "trabalhador feliz, produtivo". Foi empreendido, em caráter exploratório, um grupo focal para compreender como os participantes entendem as variáveis estudadas. O grupo focal foi realizado em uma organização do Poder Judiciário pertencente à administração pública federal e contou com um grupo composto por 7 pessoas de diversas áreas: 2 gestores e 5 servidores de níveis inferiores. Sintetizando os achados, as evidências obtidas aqui apontam o desenvolvimento de estudos que contribuam para estabelecer uma teoria que sustente empiricamente a relação entre satisfação no trabalho, bem-estar no trabalho, desempenho individual no trabalho e estrutura organizacional e que, dessa forma, possa fundamentar a tão disseminada hipótese "trabalhador feliz, produtivo". Ao final, este estudo também possibilitou levantar algumas hipóteses para estudos quantitativos futuros; por exemplo, o clima organizacional poderá aumentar positivamente a relação entre bem-estar no trabalho e desempenho individual no trabalho e a estrutura física estará positivamente associada com o desempenho individual no trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The assumption "happy, productive worker" claims that happy employees, whose needs are met at their workplaces, show a better performance than unhappy employees. This is a consolidated statement for the business society, but there are very few empirical references. Therefore, this study aims to examine workers' perception in relation to the assumption "happy, productive worker". A focus group was conducted, having an exploratory nature, in order to understand how participants see the variables under study. The focus group was conducted in an organization of the Judiciary that belongs to the federal government and it relied on a group made up of 7 people from various areas: 2 managers and 5 civil servants at lower levels. Summarizing findings, the evidence obtained here points out the development of studies that contribute to establish a theory that empirically supports the relation between job satisfaction, well-being at work, individual performance at work, and organizational structure that, thus, can provide some grounding to the widely spread assumption "happy, productive worker". In the end, this study also allowed raising some hypotheses for further quantitative studies; for instance, the organizational climate can positively enhance the relation between well-being at work and individual performance at work and the physical structure will be positively associated with individual performance at work.
  • As Tecnologias de Informação e Comunicação e sua Influência na Vivência Espaço-Temporal de Trabalhadores Bancários Artigos

    Bessi, Vânia Gisele; Schreiber, Dusan; Puffal, Daniel Pedro; Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste artigo é verificar e analisar como as mudanças no trabalho, advindas do uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TIC), influenciam a vivência espaço-temporal dos sujeitos no cotidiano do trabalho bancário. O referencial teórico aborda as mudanças no espaço-temporalidade, principalmente aquelas propiciadas pelo uso intensivo das tecnologias nos processos de trabalho, e suas consequências sociais. Foi realizado um estudo de caso em um banco público brasileiro e 29 bancários, de idades, cargos e tempos de empresa diversos foram entrevistados. A pesquisa priorizou uma abordagem qualitativa no tratamento e análise do conteúdo das entrevistas transcritas, priorizando o entendimento do conteúdo implícito nas falas dos sujeitos. O setor bancário apresentou-se como um campo de estudo propício para analisar essa temática, em função das constantes e profundas mudanças que vem enfrentando há décadas, tanto na natureza como nos processos de trabalho. A necessidade de executar um trabalho de forma veloz, associada ao grande volume de atividades e ao reduzido número de bancários, configura-se como elemento potencializador de estresse e de adoecimento para os participantes do estudo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to examine and analyze how work changes, derived from intensive use of information and communication technologies (ICTs), influence the temporal and spatial experience of subjects on everyday bank work activities. The theoretical framework addresses changes in spatiality and temporality, mainly those caused by intensive use of technologies in work processes, and their social consequences. A case study in a Brazilian bank was conducted and 29 bank workers, at various ages, positions, and length of service in the company were interviewed. The study prioritized a qualitative approach in data processing and content analysis of transcribed interviews, prioritizing an understanding of the implicit content in subjects' speech. The banking sector showed up as an adequate study field to analyze this theme, due to the constant and profound changes it has faced for decades, both regarding its nature and work processes. The need to perform a job in a fast way, associated with the large volume of activities and the reduced number of bank workers, consists in an element that boosts stress and illness among the study participants.
  • Contradições na avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação na universidade pública Artigos

    Pinto, Juliana de Fátima; Behr, Ricardo Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender, a partir do entendimento dos servidores técnico-administrativos em educação e das chefias imediatas, como ocorre a avaliação de desempenho na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A análise afastou-se da teoria hegemônica, permitindo uma reflexão crítica sobre como as técnicas de gestão vem sendo implementadas na administração pública. Este artigo pode ser caracterizado como uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo o objeto de estudo relacionado ao campo de conhecimento da administração pública. Os dados empíricos foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 28 técnico-administrativos em educação e 11 chefias imediatas, selecionados conforme o critério da bola de neve. Utilizou-se a análise de conteúdo para o tratamento das entrevistas. Os técnico-administrativos em educação destacaram a insatisfação com a avaliação de desempenho, a importância da avaliação, o receio em avaliar a chefia imediata, a subjetividade existente na avaliação e o uso da avaliação como sistema de progressão. Para as chefias imediatas, a avaliação de desempenho é uma condição para melhoria no serviço público, existe uma dificuldade ao avaliar, há necessidade de mudanças na avaliação e, assim como os técnico-administrativos em educação, elas visualizam a avaliação como um sistema de progressão. Há insatisfação quanto à maneira como a avaliação é utilizada na universidade. Pode-se concluir que a avaliação de desempenho é um modelo importado de forma acrítica da iniciativa privada e que não resulta em melhorias efetivas no serviço público, levando ao aumento da individualidade em detrimento da coletividade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aimed to understand, from the viewpoint of technical and administrative public servants in education and their immediate supervisors, how performance assessment takes place in the Federal University of Espírito Santo (UFES). The analysis turned away from the hegemonic theory, allowing a critical reflection on how the management techniques have been deployed in public administration. This article may be characterized as a qualitative research, and the study object is related to the knowledge field of public administration. Empirical data were produced through semi-structured interviews. Selected according to the snowball criterion, 28 technical and administrative public servants in education and 11 immediate supervisors were interviewed. Content analysis was used for addressing the interviews. The technical and administrative public servants highlighted discontent with the performance assessment, the significance of assessment, the fear to assess the immediate supervisor, the subjectivity observed in the assessment, and the use of assessment as a progression system. According to the immediate supervisors, performance assessment is a condition for improving the public service, there is a difficulty to assess, there is a need for changes in the assessment, and, just as the technical and administrative public servants, they see performance assessment as a progression system. There is dissatisfaction regarding the way how assessment has been used in the university. We may conclude that performance assessment is a model uncritically imported from the private sector and it does not result in actual improvements in public service, leading to an increased individuality to the detriment of collectivity.
  • Assédio moral nos ambientes corporativos Artigos

    Vasconcelos, Yumara Lúcia

    Resumo em Português:

    Resumo: Esse artigo teve como objetivo caracterizar o assédio moral nos ambientes corporativos à luz do paradigma conceitual do que se concebe como "dignidade humana" e violação do princípio jurídico da boa-fé. Especificamente, visou identificar padrões na argumentação jurídica e no enquadramento de práticas nocivas à saúde mental do trabalhador. O estudo, de natureza qualitativa, tomou por base o estudo de situações jurídicas, orientando-se pela demanda por definição e caracterização da prática assediadora no âmbito organizacional e dos limites do conceito da dignidade humana. Como principal resultado, o estudo colocou em contraste a necessidade de contextualização do fato propulsor da denúncia e caracterização do assédio, sem olvidar a relevância do significado ou sentido atribuído pelo indivíduo ao fenômeno analisado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aimed to characterize the mobbing in corporation environments in the light of the conceptual paradigm of what is conceived as 'human dignity' and breach of the principle of good faith. Specifically, it aimed to identify patterns in legal arguments and framing harmful practices to mental health worker. The study, qualitative, was based on the study of legal situations, guided definition of demand and characterization of insistence practice in organizational scope and the limits of the concept of human dignity. As a main result, the study put in contrast the need for contextualization of propellant fact of the complaint and characterization of mobbing, without forgetting the importance of meaning or sense given by the individual to the phenomenon analyzed.
  • Cursos de Administração: a dimensão pública como sujeito excluído Artigos

    Justen, Agatha; Gurgel, Claudio

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo analisa a presença dos conhecimentos abrangentes sobre administração pública na formação do administrador de empresas. Considera-se que a expansão do ensino da Administração, no Brasil, deu à formação universitária papel muito relevante no campo profissional e na formação da cidadania. Demonstra-se, também, como, ao longo dos anos, cresceu a importância da esfera pública no âmbito da economia e ampliaram-se as relações entre os setores. Desenvolveram-se associações entre a esfera privada e o Estado, via concessões, parcerias e arranjos públicos não estatais, além daquilo que historicamente já se consolidou, enquanto papel do Estado, como as políticas públicas e o fomento ao desenvolvimento. Nesse ambiente, conhecimentos e éthos públicos se colocam como uma necessidade na formação do administrador de empresas. A partir desse preâmbulo, metodologicamente, foram examinadas as grades curriculares de 16 cursos de graduação das mais importantes instituições de Ensino Superior localizadas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, além da análise documental das diretrizes e resoluções do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação para a área da Administração. Os resultados revelam a pouca atenção para com esses aspectos tão significativos, tanto por parte do MEC como por parte das instituições.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes the presence of comprehensive knowledge on public administration in a business administrator's education. It is believed that the expansion in Administration education, in Brazil, has provided university education with a very significant role in the professional practice and in the promotion of citizenship. It is also shown how, over the years, the importance of the public sphere has grown in the economic domain and the relations between sectors have increased. The associations between the private sector and the State, through grants, partnerships, and non-State public arrangements have been developed, in addition to what has been historically established, as the State's role, such as public policies and the promotion of development. In this environment, public knowledge and ethos are a need regarding a business administrator's education. By means of this preamble, methodologically, the curricula of 16 undergraduate courses of the most significant Higher Education institutions were examined, located in Brasília, Rio de Janeiro, and São Paulo, besides a documentary analysis of the guidelines and resolutions from the Ministry of Education (MEC) and the National Council for Education in the Administration Field. The results reveal a poor attention paid to such relevant aspects, both by MEC and the institutions.
  • Formação gerencial: uma análise da oferta dos programas de pós-graduação lato sensu de Gestão Empresarial do Rio Grande do Sul Artigos

    Karawejczyk, Tamara Cecilia

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste estudo é discutir o oferecimento de produtos e serviços, no âmbito dos programas em nível de pós-graduação lato sensu, pelas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul. Este artigo é um recorte de um projeto de pesquisa (2011-2013), que tinha por objetivo identificar e analisar as contribuições para o desenvolvimento de competências dos gestores na participação em programas de educação gerencial em nível de pós-graduação lato sensu, mais especificamente os chamados de Master in Business Administration (MBA). Os investimentos em formação gerencial crescem ano após ano (RAELIN, 2006; 2011), porém, pode-se dizer que tanto a literatura acadêmica quanto a pesquisa ainda carecem de maior entendimento sobre a efetividade dos programas gerenciais oferecidos no mercado educacional (BOLT, 1993; LORANGE, 1994; RUAS, 2003; ANTONELLO e RUAS, 2005). Este estudo é classificado como qualitativo e exploratório, sendo que a coleta de dados ocorreu através de dados secundários, documentos institucionais, sites das IES e entrevistas semiestruturadas, com coordenadores dos programas e também com especialistas em formação gerencial. Para a análise dos dados, foram utilizadas referências da análise historiográfica e da construção de mapas, pois as mesmas apresentam modos de reconfigurar o corpus documental. Os resultados são discutidos à luz de autores e pesquisas sobre formação gerencial, apontando que, se por um lado, há uma crescente preocupação com investimentos neste tipo de formação, seja por parte das empresas ou por parte dos gestores que buscam esses programas, por outro, ainda existe um longo caminho que as IES necessitam trilhar para uma contribuição efetiva nesse tipo de formação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this study is to discuss the products and services offered in the graduate specialization programs by institutions of higher education in Rio Grande do Sul, Brazil. This article is an excerpt of a research project (2011-2013) that aimed to identify and analyze the contributions to the development of skills of managers when participating in Graduate Specialization Programs on Management Training, more specifically the so-called Master of Business Administration (MBA) in business management. Investments in management education grow year after year (Raelin, 2006; 2011), but we can say that both academic literature and research still lack a greater understanding of the effectiveness of management programs offered in the educational market (BOLT, 1993; LORANGE, 1994; RUAS, 2003; ANTONELLO and RUAS, 2005).This study is classified as qualitative and exploratory, and data were collected through secondary data, institutional documents and higher education institutions websites, as well as semi-structured interviews with coordinators of specialization programs and with experts on management training. To analyze data, references of the historiographical analysis and the construction of maps, as they have ways to reconfigure the documentary corpusand content analysis were used. The results are discussed in light of authors and researches about management training, pointing out that, if on the one hand, there is a growing concern with investments in this sort of training, either by companies or by managers who seek these programs, on the other hand there is still a long way to be paved by higher education institutions for an effective contribution in this type of training.
  • Conselhos gestores de políticas públicas: aspectos teóricos sobre o potencial de controle social democrático e eficiente Artigos

    Gomes, Eduardo Granha Magalhães

    Resumo em Português:

    Resumo: A proliferação dos conselhos gestores de políticas públicas enseja a avaliação do seu potencial para aprofundar o conteúdo democrático da gestão pública e aumentar a eficiência das políticas públicas por meio do controle social. Com esse intuito, este ensaio teórico contrapõe as dimensões representativa e deliberativa de democracia com as críticas ao sistema representativo e ao método democrático de agregação de preferências, e analisa, ainda, a propensão à responsabilização do governo no tocante às sinalizações de políticas processadas pelo conselho. A argumentação apoia-se em estudos internacionais importantes sobre os modelos representativo e deliberativo de democracia em diálogo com referências nacionais sobre o tema controle social. Conclui-se que os conselhos possuem potencial para promover o aprofundamento democrático na gestão das políticas públicas, particularmente pelo fortalecimento de condições que viabilizam um processo deliberativo igualitário. No entanto, tal potencial é estreitamente relacionado ao âmbito geográfico e à abrangência setorial: instâncias participativas municipais e de escopo singular possuem maior potencial democrático do que instâncias nacionais de amplitude temática mais abrangente. Em qualquer caso, a realização desse potencial condiciona-se a arranjos institucionais que viabilizem os incentivos para assegurar a legitimidade tanto dos representantes da sociedade civil como do governo, o processo deliberativo igualitário e a disponibilidade dos instrumentos de enforcement das decisões do conselho. Este artigo almeja contribuir para o desenvolvimento do ferramental analítico necessário ao estudo dos conselhos e à construção de arranjos institucionais efetivos dessas instâncias vis-à-vis seus objetivos democráticos e de eficiência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The proliferation of management councils of public policies gives rise to assessing their potential to deepen the democratic contents of the public management and increase the effectiveness of public policies through social control. With this purpose, this theoretical essay opposes the representative and deliberative dimensions in democracy to criticism against the representative system and the democratic method of aggregating preferences, and it also analyzes the propensity for government accountability as for the signalization of policies processed by the council. Argumentation relies on significant international studies about the models of representative and deliberative democracy and on dialogue with Brazilian studies addressing the theme social control. It is concluded that the councils have potential to foster a democratic deepening in management of public policies, particularly by strengthening conditions that enable an egalitarian decision-making process. Nevertheless, such potential is closely related to the geographical domain and the sectoral scope: municipal participatory bodies with an only scope have greater democratic potential than national bodies having a broader range of themes. In any case, making this potential a reality is conditioned to institutional arrangements that enable incentives to ensure the legitimacy of representatives both of the civil society and the government, the egalitarian decision-making process, and the availability of tools to enforce council's decisions. This article hopes to contribute to developing the analytical tools needed to study the councils and build effective institutional arrangements of these bodies vis-à-vis their democratic and effectiveness goals.
  • Resiliência organizacional e inovação sustentável: um estudo sobre o modelo de gestão de pessoas de uma empresa brasileira de energia Artigos

    Vasconcelos, Isabella Francisca Freitas Gouveia de; Cyrino, Alvaro Bruno; D´Oliveira, Lucas Martins; Prallon, Erik Proença

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem por objetivo relacionar o conceito de organização inovadora sustentável com o conceito de resiliência organizacional. Para tanto, foi realizado um estudo no departamento de recursos humanos da EBE S.A., uma empresa brasileira de energia. Este trabalho realiza uma revisão teórica dos conceitos de visão baseada em recursos, competências essenciais, capacidades dinâmicas, modelo estratégico de gestão de pessoas, aprendizagem organizacional, resiliência organizacional, organização inovadora sustentável e, por fim, identifica quais são as práticas da gestão de pessoas da EBE S.A. que contribuem para que a empresa seja uma Organização Inovadora Sustentável Resiliente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to relate the concept of sustainable innovative organization to the concept of organizational resilience. To do this, a study was carried out at the human resources department of EBE S.A., a Brazilian energy company. This paper conducts a theoretical review of the concepts of resource-based vision, core competencies, dynamic capabilities, strategic human resources management, learning organization, organizational resilience, sustainable innovative organization, and, finally, it identifies which are the human resources management practices of EBE S.A. that contribute to make the company a Resilient Sustainable Innovative Organization.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br