Acessibilidade / Reportar erro

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CENÁRIO DE SIMULAÇÃO CLÍNICA PARA ENSINO DE GERENCIAMENTO DE CONFLITOS

HIGHLIGHTS

  1. Cenário de simulação para o ensino de gerenciamento de conflitos.

  2. Estratégia para o ensino de competências gerenciais.

  3. Validação de cenário de simulação para uso em ambiente acadêmico.

  4. Metodologia ativa para ensino e aprendizagem de gestão de conflitos.

RESUMO:

Objetivo:

construir e validar um cenário de simulação clínica voltado para o ensino do gerenciamento de conflitos para estudantes de graduação em enfermagem.

Método:

estudo metodológico no qual construiu-se um cenário de gerenciamento de conflitos, na cidade de São Paulo, SP, Brasil, em 2022, a partir da revisão de literatura e da experiência pedagógica dos pesquisadores. Realizou-se validação de conteúdo com juízes da área por meio da técnica Delphi. Os dados foram analisados com Índice de Validade de Conteúdo (IVC>80%).

Resultados:

o cenário descreve a cena de um estagiário de enfermagem que solicita ao técnico de enfermagem realizar um banho no leito de um paciente. Tal fato é permeado por conflitos interpessoais. A validação de conteúdo contou com oito experts em simulação clínica e dois estudantes de enfermagem. Houve três “rounds”, chegando ao IVC 100%.

Conclusão:

o cenário construído foi validado e contribuirá para o ensino prático desta competência na graduação.

DESCRITORES:
Educação em Enfermagem; Resolução de Conflitos; Processos Grupais; Competência Profissional; Simulação Realística.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br