Acessibilidade / Reportar erro

INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM ENFERMAGEM PARA PROMOVER A ADAPTAÇÃO NOS SOBREVIVENTES DE CÂNCER: PROTOCOLO PARA ESTUDO-PILOTO

HIGHLIGHTS

  1. Desenvolveu-se uma intervenção promotora da adaptação dos sobreviventes de câncer.

  2. A intervenção privilegia a componente educacional e o suporte profissional.

  3. Apresenta-se o protocolo para avaliar viabilidade e aceitabilidade da intervenção.

RESUMO

Objetivo:

apresentar o protocolo de um estudo-piloto que visa avaliar a viabilidade e a aceitabilidade de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de câncer, focado no coping e na ansiedade.

Método:

este protocolo foi desenvolvido com base no Protocol Items: Recommendations for Interventional Trials 2013 (SPIRIT2013) Statement, na cidade do Porto - Portugal, em 2022.

Resultados:

foram definidos o desenho, a estrutura, o conteúdo, as estratégias e os instrumentos de avaliação da intervenção a serem implementados.

Conclusão:

este artigo fornece detalhadamente a estrutura e o conteúdo de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de câncer passível de integrar os procedimentos da fase de pilotagem. Pode, ainda, ser considerado um estímulo ao desenvolvimento de novas intervenções e programas de intervenções nesta fase da doença oncológica.

DESCRITORES:
Enfermagem; Neoplasias; Sobrevivência; Adaptação Psicológica; Educação em Saúde

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br