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AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE E ACEITABILIDADE DE UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM ENFERMAGEM: PROTOCOLO DE UM ESTUDO PILOTO

HIGHLIGHTS

  1. Está definida a estrutura e o conteúdo da intervenção educacional.

  2. A intervenção oferece um plano educacional e suporte profissional contínuo.

  3. Contribui para a implementação de intervenções educacionais nos sobreviventes.

RESUMO:

Objetivo:

explanar o protocolo de um estudo piloto cujo finalidade é projetar a avaliação da viabilidade e aceitabilidade de uma intervenção educacional em enfermagem para promover os comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro.

Método:

o protocolo foi desenvolvido com base no Standard Protocol Items: Recommendations for Interventional Trials de 2013 - SPIRIT 2013 Statement, no Porto, Portugal em 2022.

Resultados:

o protocolo suportará a implementação do estudo piloto, de forma a avaliar a viabilidade e aceitabilidade dos procedimentos definidos para a intervenção, estimar o recrutamento e retenção dos participantes e definir o tamanho da amostra, de modo a que se possa considerar possíveis reformulações da intervenção educacional e se possa prosseguir para a fase de avaliação.

Conclusão:

este estudo definiu as bases estruturais e conteúdos para a realização de um estudo piloto e, posteriormente, poderá influenciar a decisão da concretização de um estudo randomizado controlado.

DESCRITORES:
Enfermagem; Enfermagem prática; Enfermagem oncológica; Estilo de vida saudável; Promoção da saúde.

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