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ANÁLISE DOS INDICADORES DE GESTÃO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIAS DO CEARÁ

HIGHLIGHTS

  1. Ocorrências em homens idosos com Covid-19 ou trauma por motocicleta.

  2. Requer melhorias, houve prevalência de dados incompletos ou não informados.

  3. Tempo-resposta do serviço SAMU está prolongado acima do recomendado.

RESUMO

Objetivo:

analisar os indicadores de gestão em saúde relacionados ao serviço de atendimento móvel de urgências do Ceará.

Método:

trata-se de um estudo documental, retrospectivo, de abordagem quantitativa, realizado no sítio eletrônico IntegraSUS do governo do estado do Ceará - Brasil, no período de julho de 2021, para análise dos indicadores “total de chamadas” e “tempo médio de resposta”.

Resultados:

verificou-se um perfil de chamadas prevalentes para homens (52,66%), com idade avançada >70 anos (22,06%), ocorrências de atendimento Covid-19 para a Central Juazeiro (7,62%) e acidentes por motocicleta para a Central Eusébio (7,94%). O serviço obteve chamados para 177 municípios cearenses (96,19%) com tempo médio de resposta maior para Covid-19.

Conclusão:

a análise sinaliza a necessidade de ajuste das estratégias para melhorar o desempenho do tempo-resposta do serviço, com revisão do sistema organizacional, inclusive, da publicização dos dados pela plataforma digital.

DESCRITORES:
Emergência; Serviços médicos de emergência; Sistemas de informação em Saúde; Indicadores de gestão; Gestão em saúde

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