Acessibilidade / Reportar erro

INTERAÇÕES VIRTUAIS DE FAMÍLIAS DE CRIANÇA COM CÂNCER: ESPAÇO POTENCIAL DE ATUAÇÃO DE ENFERMEIRA(O)S

HIGHLIGHTS

  1. Manejo de ambiente virtual requer competência ético-científica e digital

  2. Comunidades institucionais são potenciais espaços de diálogo virtual

  3. Comunidades virtuais ampliam o agir e o empoderamento de enfermeira(o)s

  4. Facebook® favorece o enfermeira(o) atuar em defesa de crianças com câncer

RESUMO

Objetivo:

analisar a ressignificação de enfermeiras sobre necessidades de familiares de crianças com câncer, em comunidades de Facebook ® institucional.

Método:

pesquisa participativa desenvolvida com as dinâmicas Mapa Falante e Corpo Saber do Método Criativo Sensível, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, realizada entre 2019 e 2020. Participaram nove enfermeiras(os) especialistas em pediatria e oncologia em grupos de três a quatro pessoas. Aplicou-se a análise temática no tratamento dos dados.

Resultados:

comunidades virtuais dinâmicas favorecem familiares de crianças com câncer na busca de apoio, solidariedade e informações. Naquele espaço, compartilham experiências de adoecimento, êxitos, perdas e luto. A comunidade é marcada por desafios; a enfermeira pode atuar mediando informações, desde que preparada para interagir com responsabilidade ética e conhecimento científico.

Conclusão:

Na ressignificação essas comunidades são reconhecidas como espaços de diálogo, ampliando o lócus de ação e empoderamento de enfermeiras educadoras e defensoras do melhor interesse dessas crianças.

DESCRITORES:
Mídias Sociais; Criança; Empoderamento para a Saúde; Enfermeiras e Enfermeiros; Família

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br