Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

A PESQUISA APLICADA PAUTANDO O PROCESSO DECISÓRIO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

The applied research guiding the decision-making process in public policies: The experience of the National School of Public Administration

Investigación aplicada orientando el proceso decisorio en políticas públicas: La experiencia de la Escola Nacional de Administração Pública

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo compreender o processo de aplicação de estratégias de evidence-based policymaking no ensino da administração pública no Brasil. O estudo centra-se no papel exercido pelas escolas de governo como instituições de ensino e pesquisa aplicados. Por meio do estudo de caso da trajetória recente da Escola Nacional de Administração Pública, observa-se que a produção de evidências para as políticas públicas e a ponte entre ensino e serviço púlico são elementos centrais da atuação de escolas de governo, contribuindo para que os programas de aprendizagem permaneçam relevantes e atualizados com as tendências sociais e econômicas, bem como políticas emergentes e prioridades do governo.

Palavras-chave:
escolas de governo; pesquisa aplicada; ensino da administração pública; evidências; Escola Nacional de Administração Pública

Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo Cep: 01313-902, +55 (11) 3799-7898 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosgpc-redacao@fgv.br