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Ciência da Informação, Volume: 35, Número: 2, Publicado: 2006
  • Dimensão e perspectivas sociais do acesso livre à informação Editorial

    Suaiden, Emir
  • Otlet realizador ou visionário? O que existe em um nome? Artigos

    Ferreira Jr., Helio da Silva

    Resumo em Português:

    Do muito que já foi publicado sobre o duplo papel de Paul Otlet, parece haver um entendimento majoritário quanto à prevalência do papel de realizador sobre o de visionário. Na medida em que o foco da análise costuma ser direcionado sobre sua capacidade de prever a importância e o impacto da Internet como um sucedâneo da biblioteca universal, a polêmica naturalmente acaba por desbordar os limites (em si mesmos, já tradicionalmente difusos) da ciência da informação. Com esse ponto de vista, o presente ensaio parte de Isabelle Rieusset-Lemarié e tenta buscar, em autores como Michel Foucault, Norberto Bobbio, Hannah Arendt e Pierre Bourdieu, entre outros, novas luzes que, adicionadas àquelas emanadas por artigos já clássicos em nossa área, possam contribuir para gerar novas e repensar tradicionais interpretações sobre os papéis desempenhados pelo grande cientista social belga.

    Resumo em Inglês:

    The major understanding extracted from published works in the domain of Information Science seems to converge in the sense that the entrepreneur role played by Paul Otlet prevails over the visionary one. Mainly focused on his ability to foresee the Internet as a succedaneum of the Universal Library, the discussion uses to cross the frequently fuzzy boundaries of Information Science. This essay started from an Isabelle Rieusset-Lemarié paper and tries to capture new lights in the Michel Foucault, Norberto Bobbio, Hannah Arendt and Pierre Bourdieu's works that may aggregate some contributions to other classical papers in our field. Its presupposition, according to the author's view of point, points out to the possibility of new readings about the double role played by the great Belgian social scientist.
  • Acesso aberto e conexidade: estimulando inovações inesperadas com o uso de arquivos abertos institucionais Articles

    van Reenen, Johann

    Resumo em Português:

    O autor revisa um trabalho passado feito com o Ibict e o progresso mundial do Movimento de Acesso Aberto. Ele apresenta e defende a teoria de que o acesso aberto é um sistema adaptativo complexo criado a partir da publicação acadêmica utilizando a Internet. O acesso aberto poderia ser a causa de uma cascata de complexidade crescente que leva a oportunidades que modificarão o sistema. Ele escolheu a conexidade global que se espalha, criada pela Internet e pelos espaços de conteúdo que ela proporciona para coleções abertas, como um 'agente simples para quebras do status quo'. Ele discute a influência da conexidade nas infinitas variedades, na criatividade, no trabalho, na mudança, no conhecimento e na economia da informação. Estudos de caso das Bibliotecas da Universidade do Novo México são apresentados.

    Resumo em Inglês:

    The author reviews past work with Ibict and the global progress made by the Open Access Movement. He postulates a theory of open access being an example of a complex adaptive system created by Internet-based scholarly publishing. Open access could be the cause of a cascade of increasing complexity and opportunities that will reshape this system. He has chosen the pervasive and global "Connectedness" created by the internet and the content spaces it provides for open access collections as a "simple disruptive agent". He discusses how connectedness influences infinite variety, creativity, work, change, knowledge, and the information economy. Case studies from the University of New Mexico Libraries are used where appropriate.
  • A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento Artigos

    Mueller, Suzana Pinheiro Machado

    Resumo em Português:

    Trata do problema da aceitação, pela comunidade científica, dos periódicos eletrônicos de acesso aberto. Propõe a questão da legitimação e legitimidade dessas publicações como elemento essencial para sua plena aceitação. Define legitimação e legitimidade com base em alguns autores. Mostra como a crise dos periódicos da década de 1980 detonou o início do processo de aceitação dos periódicos eletrônicos e como agora o movimento pelo acesso aberto vem crescendo e, ao mesmo tempo, enfrentando barreiras do preconceito e interesses. Nota, como grandes empecilhos ao pleno reconhecimento, o processo de avaliação pelos pares, interesses de segmentos da comunidade científica e interesses das editoras comerciais. Conclui notando o fortalecimento do conceito da necessidade da avaliação prévia e amadurecimento nas idéias pioneiras de democratização na publicação do conhecimento científico e avanço na aceitação das idéias. Mas reconhece também o papel das editoras e das elites de cada área como os poderes com maior influência na direção e velocidade do percurso das publicações eletrônicas de acesso livre e sua incorporação ao sistema de comunicação científica como canais legítimos.

    Resumo em Inglês:

    The open access movement acceptance by the scientific community has met many barriers. It is argued that understanding the processes of legitimation and legitimacy is essential to the issue. Bringing forward some definition by scholars on the subject of legitimation and legitimacy, the article tries to show how the periodical crisis of the 80's triggered the processes of acceptance of the electronic periodical. The open access movement followed, and today it is currently trying to overcome barriers of prejudice and vested interests. It concludes by noting the strengthening of the concept of the necessity of peer review, but also the maturing of the movement, today less utopian and more realistic. It recognizes the role of the publishers and of segments of the scientific communities as the main forces in shaping scientific communication system and allowing advances of the open access channels towards legitimacy.
  • Filosofia aberta, modelos de negócios e agências de fomento: elementos essenciais a uma discussão sobre o acesso aberto à informação científica Artigos

    Costa, Sely M. S.

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de fomentar discussões a respeito da questão do acesso aberto à informação científica, o trabalho discorre sobre uma "filosofia aberta", a qual se refere ao movimento em direção ao uso de ferramentas, estratégias, metodologias e políticas que denotem um novo modelo de representar o processo de comunicação científica - especialmente no que concerne à publicação -, ao mesmo tempo em que serve de base para interpretá-lo. Esse novo modelo tem como fundamento a preocupação crescente com a disponibilidade, ao maior número possível de interessados, do conhecimento gerado como resultado tanto de pesquisas científicas (conhecimento científico) como da ação do homem na sociedade (herança cultural). O texto centra o foco nas questões relacionadas somente com o acesso aberto ao conhecimento científico. Nesse sentido, discorre sobre três questões: as principais iniciativas internacionais sobre acesso aberto; os novos modelos de negócios para o periódico científico, em resposta a essas iniciativas; e o papel que agências de fomento têm nesse contexto, com vistas a validar esses novos modelos. Introduz na discussão a questão das diferenças disciplinares, determinadas pelos padrões de comunicação das comunidades científicas, no que concerne à geração, disseminação e uso da informação. Conclui com uma análise breve dos impactos que o movimento em favor do acesso aberto provoca sobre os principais atores da comunicação científica, nomeadamente, universidades e seus pesquisadores, editores científicos e agências de fomento.

    Resumo em Inglês:

    In order to stimulate the discussion about open access to scientific information, this paper examines an open philosophy, which is related to the use of tools, strategies, methodologies and policies that points out a new way of depicting the scholarly communication process - particularly in terms of publishing - while providing a basis for its interpretation, as well. This new model is based on a growing concern about the availability of knowledge to a greater number of people interested in it. Such knowledge is created as a result of both scientific research (scientific knowledge) and the action of human beings on the society (cultural heritage). The text focuses solely on questions related to open access to scientific knowledge. In this regard, it deals with three issues: the major international initiatives on open access; new business models for scholarly and scientific journals as a response to these initiatives; the role performed by funding agencies in this context, aiming at the validation of these new models. It also introduces into the discussion the issue of disciplinary differences determined by communication patterns within scholarly communities concerning information production, dissemination and use. In conclusion, the paper presents a brief analysis of the impact that the open access movement produces upon the main scholarly communication actors, namely, universities and their researchers, scientific publishers and funding agencies.
  • A nova cultura de publicação eletrônica Articles

    Schirmbacher, Peter

    Resumo em Português:

    Condições locais no passado muitas vezes limitavam as oportunidades de intercâmbio na comunidade acadêmica. Estes limites, porém, são parte do passado, pois o local de trabalho global os substituiu. Cada departamento acadêmico deve adotar novos métodos e repensar os seus processos. Outro fato importante é o amplo debate nos níveis nacionais e internacional sobre o acesso aberto à informação acadêmica. A Iniciativa do Acesso Aberto mostra uma mudança no processo de comunicação. Esta mudança é importante, também, nos departamentos prestadores de serviços na instituições. As bibliotecas, os centros de computação e outras unidades afins devem se questionar sobre como se posicionar ante as novas realidades. Quais os serviços que devem ser alterados ou reconcebidos, quais as quantidades e os níveis de qualidade a serem oferecidos? Este artigo tem por foco as modificações na processo de publicação acadêmica. Ele aborda tanto os aspectos das mudanças tecnológicas com as que são necessárias nas atitudes das pessoas.

    Resumo em Inglês:

    Local conditions in the past often limited opportunities for scholarly exchange. But now these limits are gone and the global workplace has replaced them. It is important to react to these changes. Every academic department must now adopt new methods and rethink processes. Another is the intense national and international debate about open access to scholarly knowledge. The Open Access Initiative shows that a change is taking place in the communication process. This change is also important for service departments within research institutions. Libraries, computer centers and related units have to ask themselves how to react appropriately to the new conditions. What services must be changed or redeveloped, and in what quality and quantity should they be offered? This article focuses on changes in the scholarly publication process. It describes both technological changes and the changes needed in people's attitudes.
  • Acesso à informação e identidade cultural: entre o global e o local Artigos

    Freire, Isa Maria

    Resumo em Português:

    Apresenta o quadro teórico e metodológico da pesquisa Janelas da Cultura Local, em implementação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que tem como objetivo promover, de forma participativa, ações de informação no sentido da inclusão digital. As premissas do projeto - a informação como força de transformação, a responsabilidade social da ciência da informação e a sua relação intrínseca com a tecnologia da informação - se manifestam na proposta de desenvolvimento de competências para produção e comunicação digital da informação, contribuindo para dotar os participantes de elementos de mediação entre a cultura local e a cultura global. Espera-se, com o projeto, trazer contribuição ao resgate e registro da memória cultural da comunidade envolvida na pesquisa, contribuindo, também, para elevação do Índice de Desenvolvimento Humano no município beneficiado.

    Resumo em Inglês:

    It presents the theoretical and methodological framework of the research Local Cultural Windows being implemented at the Brazilian Institute for Information in Science and Technology with the sponsorship of the National Counsel for Scientific and Technological Development, which aims to stimulate, in a participative way, information actions to promote digital inclusion. The premises of the project - information as a transformation strength, the social responsibility of Information Science and its intrinsic relation to information technology - emerge in the proposal as the development of the competencies required for the production and communication of information in digital media, thus contributing to enable the participants to navigate between the local and the global cultures. With this project we aim to redeem and register the cultural memory of the community the research focus at and to contribute to enhance the Human Development Rates of the city under study.
  • Política de eqüidade no acesso á informação: avançando rumo a um Chile digital

    Sinay, Clara Budnik; Michelson, María Luisa de la Maza

    Resumo em Português:

    O mundo digital rompe completamente com a seqüência e linearidade, características da leitura do texto impresso, incorporando, além disso, sons e imagens. O Chile não ficou alheio a este processo de mudanças. Tanto assim que, no ano de 1998, um grupo de especialistas iniciou um trabalho para definição de políticas públicas associadas às novas tecnologias, com o objetivo de impulsionar a universalização de acesso ao desenvolvimento de novas capacidades competitivas e de modernização do Estado. Outro marco importante foi a elaboração da chamada Agenda Digital, que também fixou medidas concretas sobre o assunto, para o biênio 2004-2006. Entre estes documentos destacamos, em especial, a política de eqüidade no acesso à informação. Na execução prática é citado o caso da BiblioRedes, programa que oferece acesso à Internet e capacitação gratuita na rede, em 378 bibliotecas públicas distribuídas por todo o Chile, cujos resultados têm sido reconhecidos internacionalmente.

    Resumo em Espanhol:

    El mundo digital rompe completamente con la secuencia y linealidad característica en la lectura del texto impreso, incorporando además sonidos e imágenes. Chile, no ha quedado ajeno a este proceso de cambios. Es así como en el año 98' se inició con el trabajo de un grupo de expertos, la definición de políticas públicas asociadas con las nuevas tecnologías a objeto de impulsar la universalización del acceso, el desarrollo de nuevas capacidades competitivas y la modernización del Estado. Otro hito importante fue la elaboración de la denominada Agenda Digital que también fijó medidas concretas en esta materia para el bienio 2004-2006. Dentro de estos documentos, queremos destacar en especial la política de equidad en el acceso a la información. En la ejecución práctica se cita el caso BiblioRedes, programa que ofrece internet y capacitación gratis en 378 bibliotecas públicas distribuidas en todo Chile, cuyos resultados han sido reconocidos internacionalmente.

    Resumo em Inglês:

    The digital world breaks two characteristics of the printed text sequence and linearity; it also supports sounds and images. Chile has not been apart from this evolution. In 1998, a team of experts started to work towards the definition of public policies focusing widespread access, new competitive capabilities and the modernization of the public administration. Another important measure was the launching of the Digital Agenda, a document addressing practical actions for the period 2004 2006. The policy of equal rights to information access is a very important conceptual result amongst the many documents. Biblio Redes is a practical implementation it offers Internet access and training in 387 public libraries all over Chile. Its results are internationally recognized.
  • ETDs, NDLTD e acesso aberto: uma perspectiva 5S Articles

    Fox, Edward A.; Yang, Seungwon; Kim, Seonho

    Resumo em Português:

    Iniciativas internacionais para o suporte de teses e dissertações eletrônicas (ETDs) através de bibliotecas digitais (DL), facilitadas pelo trabalho da Biblioteca Digital em Rede de Teses e Dissertações (NDLTD), são um fato chave no caminho ao acesso aberto. Quando os alunos de pós-graduação aprenderem a usar as ETDs disponíveis e tiverem experimentado a criação e a submissão dos trabalhos resultantes de suas pesquisas, ele serão participantes ativos nos repositórios institucionais e no acesso aberto. Ao mesmo tempo, poderão se engajar nas discussões e na criação de infraestrutura que suporte o crescimento do acesso aberto. A compreensão do acesso aberto pode ser facilitada pela modelagem 5S aplicada aos aspectos fundamentais das biblitoecas digitais: Societies (Sociedades), Scenarios (Cenários), Spaces (Espaços), Structures (Estruturas) e Streams (Correntes).

    Resumo em Inglês:

    Worldwide initiatives toward digital library (DL) support for electronic theses and dissertations (ETDs), facilitated by the work of the Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), are a key part of the move toward open access. When all graduate students learn to use openly available ETDs, and have experience with authoring and submission in connection with their own research results, it will be easy for them to continue these efforts through other contributions to open access. When all universities support ETD activities, they will be key participants in institutional repositories and open access, and will have engaged in discussion and infrastructure development supportive of further open access activities. Understanding of open access also can be facilitated through modeling of all of these efforts using the 5S framework, considering the key aspects of DL development: Societies, Scenarios, Spaces, Structures, and Streams.
  • Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil Artigos

    Kuramoto, Hélio

    Resumo em Português:

    O acesso à informação científica tem sido um grande desafio para países em desenvolvimento como o Brasil. Com a crise dos periódicos, surgida em função dos altos custos na manutenção das assinaturas das revistas científicas, o acesso à informação científica ficou bastante limitado. Embora essa crise tenha começado em meados dos anos 80, ainda hoje não existe nenhuma solução definitiva. Com as tecnologias da informação e da comunicação, surge a iniciativa de arquivos abertos (Open Archvies Initiative), a qual define um modelo de interoperabilidade entre bibliotecas e repositórios digitais, possibilitando alternativas para a comunicação científica. Ao mesmo tempo, consolida-se o movimento em favor do acesso livre à informação científica em todo o mundo, pelos grandes editores ou publishers, por meio de propostas de ações que possam viabilizar essa iniciativa. Essas são as bases da proposta de um novo modelo para intensificar e consolidar o registro e a disseminação da produção científica brasileira, assim como do acesso à informação científica. Com as experiências obtidas na implantação da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) detém, hoje, a competência técnica para consolidar e implantar essa proposta.

    Resumo em Inglês:

    Scientific information access has been a great challenge to undeveloped countries as Brazil. With the scientific journal crisis motivated by the high prices on the scholarly journals subscriptions, that access became very limited. Even that crisis had started in the middle 80's, until today there is not a definitive solution. With the information and communication technologies, rises, the Open Archives Initiative, which defines a model of interoperability for libraries and digital repositories, making possible new alternatives for scientific communication. At the same time, the open access to scientific information movement got stronger around the world, confronting the big editors and publishers, proposing actions to make possible the consolidation that initiative. Those are the bases proposed by the new model to intensified and consolidate the register and dissemination of the Brazilian scientific information content, as well as its access. With the experiences brought with the development of Brazilian Digital Library of Theses and dissertations (BDTD), the Brazilian Institute for Information on Science and Technology has today the technical ability to implement and consolidate that project.
  • Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações eletrônicas: provendo acesso livre à informação acadêmica Articles

    Southwick, Sílvia Barcellos

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve o projeto liderado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), instituição governamental, para construção de uma biblioteca digital nacional de teses e dissertações eletrônicas Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O projeto é um esforço colaborativo entre o Ibict, universidades e outros centros de pesquisa no Brasil. No planejamento do sistema foi adotada arquitetura de sistema baseada na Open Archives Iniciative (OAI), na qual universidades e centros de pesquisas atuam como provedores de dados e, o Ibict, como provedor de serviço. O Ibict desenvolveu para a biblioteca digital um padrão brasileiro de metadados para teses e dissertações eletrônicas e um conjunto de ferramentas, incluindo pacote de arquivos abertos, a ser distribuído entre potenciais provedores de dados. A BDTD está integrada à iniciativa internacional Networked Digital Library of Thesis and Dissertation (NDLTD). As discussões deste artigo estão direcionadas à concepção do projeto, ao seu desenvolvimento e gestão, bem como ao papel desempenhado pelo Ibict. As conclusões destacam algumas importantes lições atuais e mudanças futuras, visando a expansão do projeto da BDTD.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes a project led by the Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (Ibict), a government institution, to build a national digital library for electronic theses and dissertations - Bibliteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). The project has been a collaborative effort among Ibict, universities and other research centers in Brazil. The developers adopted a system architecture based on the Open Archives Initiative (OAI) in which universities and research centers act as data providers and Ibict as a service provider. A Brazilian metadata standard for electronic theses and dissertations was developed for the digital library. A toolkit including open source package was also developed by Ibict to be distributed to potential data providers. BDTD has been integrated with the international initiative: the Networked Digital Library of Thesis and Dissertation (NDLTD). Discussions in the paper address various issues related to project design, development and management as well as the role played by Ibict. Conclusions highlight some important lessons learned to date and challenges for the future in expanding the BDTD project.
  • Teses eletrônicas da Universidade de Los Andes: adaptação e uso da Plataforma TEDE

    Rosales, N. Fabiola; Bauste, Marlene; Guzmán, Eliana; Bianco, José

    Resumo em Português:

    Um dos projetos de grande envergadura da Universidad de los Andes é a criação de sua Biblioteca Digital de Teses Eletrônicas. Sua implantação garantirá altos níveis de interação entre agentes internos e externos à ULA, através da consulta e da publicação da produção científica e intelectual da instituição. Este artigo apresenta, em particular, a experiência da adaptação da plataforma TEDE para a publicação de teses eletrônicas. A adaptação da plataforma TEDE ocorreu em três etapas, a saber: a) Instalação, configuração e teste de funcionalidade da plataforma, b) Configuração e testes para o caso da ULA, e c) Adaptação da plataforma à ULA. O resultado da adaptação foi a implementação de uma plataforma única que cumpre os requisitos básicos estabelecidos para a publicação de teses eletrônicas na ULA e que se adequa perfeitamente a qualquer instituição acadêmica da Venezuela. Isso se comprova por sua implantação em outras universidades nacionais como a Universidad del Zulia (LUZ), a Universidad Simón Bolívar (USB) e a Universidad Nacional Experimental de los Llanos Ezequiel Zamora (UNELLEZ).

    Resumo em Espanhol:

    Uno de los proyectos de gran envergadura de la Universidad de Los Andes (ULA) es la creación de la Biblioteca Digital de Tesis Electrónicas. Su consecución garantiza elevados niveles de interacción entre los actores internos y externos de la ULA a través de la consulta y publicación de la producción científica e intelectual de la Institución. En este artículo se presenta, en particular, la experiencia en la adaptación de la plataforma TEDE para la publicación de tesis electrónicas. La adaptación de la plataforma TEDE se llevó a cabo en tres etapas, a saber: a) Instalación, configuración y prueba de funcionalidad de la plataforma, b) Configuración y pruebas para el caso ULA, y c) Adaptación de la plataforma a la ULA. El resultado de esta adaptación fue una plataforma única que cumple con los requerimientos básicos establecidos para la publicación de tesis electrónicas en la ULA y que se ajusta perfectamente a cualquier institución académica de Venezuela. Muestra de esta experiencia ULA es su implantación en otras universidades nacionales como la Universidad del Zulia (LUZ), la Universidad Simón Bolívar (USB) y la Universidad Nacional Experimental de los Llanos Ezequiel Zamora (UNELLEZ).

    Resumo em Inglês:

    One of the projects of great importance of the University of the Andes (ULA) is the creation of the Digital Electronic Thesis Library. Its implementation guarantee high levels of interaction between the internal and external actors of the ULA through the consultation and publication of the intellectual production of the institution. This article presents the experience in the adaptation of the TEDE platform for electronic theses publication. The adaptation of the TEDE platform was carried out in three stages, that is to say: a) Installation, configuration and test of functionality of the platform, b) Configuration and tests for the ULA case, and c) Adaptation of the platform to the ULA. The result of this adaptation was a unique platform that fulfills the established basic requirements for the electronic thesis publication at the ULA, and that adjusts perfectly to any academic institution of Venezuela. An illustration of this ULA experience is the implementation of this recently created ULA platform in other national universities such as the University of Zulia (LUZ), Simón Bolivar University (USB), and the National and Experimental University of the Llanos Ezequiel Zamora (UNELLEZ).
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