Resumo:
Consideramos que atividades que permitam compreender como os diferentes modos de produção e de cultura afetam o ambiente e as pessoas que compartilham a vida neste planeta, não ocultando os conflitos socioambientais e estimulando a participação social, podem potencializar a criação de sociedades socioambientalmente justas. Reconhecendo na escola um espaço privilegiado para esse trabalho, objetivamos compreender possibilidades e limites de ação das pessoas em sociedade visando o bem viver, por meio da análise dos discursos em atividades que envolvem problemas socioambientais vivenciados por estudantes da educação básica. Estudantes experimentaram diferentes papéis sociais por meio de personagens e situações dramatizadas e debatidas. Resultados indicaram que possibilidades podem surgir na movimentação de discursos entre as formações ideológicas estáveis e as conversações cotidianas, com a decolonização de saberes, implicando o rompimento com interpretações genéricas e abstratas da realidade, bem como o inter-relacionamento entre conhecimentos, valores e participação, para superar visões subjetivistas e objetivistas a respeito dessa problemática.
Palavras-chave:
Educação ambiental; Educação básica; Teatro-ação; Análise do discurso; Decolonização de saberes