Acessibilidade / Reportar erro

Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais

Speech pathology: epistemology, pedagogical and educational implications

Resumos

Tendo em vista os atuais preceitos socioconstrutivistas da Ciência e da Educação em Ciências, neste estudo, o nosso objetivo foi analisar a vertente epistemológica em artigos científicos que tratam de "linguagem escrita". Para tanto, analisamos o conteúdo de seis desses artigos, baseando-nos em indicadores educacionais: concepções de ciência, de sujeito, de linguagem e de intervenção fonoaudiológica. A análise destas concepções, em seu conjunto, nos permitiu o enquadramento do conteúdo desses artigos em uma vertente epistemológica mais ou menos técnica ou humanista, lógico-positivista ou pós-positivista, e, ainda, inferir sobre as implicações dessas vertentes na construção de um conhecimento pedagógico e educacional no campo da Fonoaudiologia, para a formação continuada e em serviço de um profissional fonoaudiólogo capaz de atuar também na escola. Os resultados mostraram que as visões dos autores dos artigos analisados se enquadram em uma vertente predominantemente lógico-positivista, o que aponta para a importância de reestruturar os cursos formadores desses profissionais com base em preceitos de Educação em Ciência e à luz de uma nova Filosofia da Ciência.

epistemologia; linguagem; fonoaudiologia


Bearing in mind the current social-constructivist precepts of science and of education in science, our aim in this study was to analyze the epistemological guidelines in scientific articles about "written language". For that, we analyzed the content of six of these articles basing it on educational indicators: conceptions of science, of subject, of language and of pathological speech intervention. The analysis of these conceptions as a whole allowed us to fit the content of these articles into epistemological guidelines that are more or less humanist, logical-positivist or post-positivist. We can infer the pedagogical and educational implications of these guidelines for the construction of pedagogical and educational knowledge in the following fields: speech pathology, continuing education and the work of a school based speech pathology professionals. The results showed that the views of the authors of the analyzed articles fit into guidelines that are predominantly logical-positivist. This points to the importance of restructuring educational courses of these professionals basing them on the precepts of education in science and under a new philosophy of science.

epistemology; language; speech pathology


Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais

Speech pathology: epistemology, pedagogical and educational implications

Viviane Souza GalvãoI; Ângela Castelo BrancoII

IDepartamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, SP

IIFonoaudióloga, ex-aluna do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, SP

RESUMO

Tendo em vista os atuais preceitos socioconstrutivistas da Ciência e da Educação em Ciências, neste estudo, o nosso objetivo foi analisar a vertente epistemológica em artigos científicos que tratam de "linguagem escrita". Para tanto, analisamos o conteúdo de seis desses artigos, baseando-nos em indicadores educacionais: concepções de ciência, de sujeito, de linguagem e de intervenção fonoaudiológica. A análise destas concepções, em seu conjunto, nos permitiu o enquadramento do conteúdo desses artigos em uma vertente epistemológica mais ou menos técnica ou humanista, lógico-positivista ou pós-positivista, e, ainda, inferir sobre as implicações dessas vertentes na construção de um conhecimento pedagógico e educacional no campo da Fonoaudiologia, para a formação continuada e em serviço de um profissional fonoaudiólogo capaz de atuar também na escola. Os resultados mostraram que as visões dos autores dos artigos analisados se enquadram em uma vertente predominantemente lógico-positivista, o que aponta para a importância de reestruturar os cursos formadores desses profissionais com base em preceitos de Educação em Ciência e à luz de uma nova Filosofia da Ciência.

Unitermos: epistemologia; linguagem; fonoaudiologia.

ABSTRACT

Bearing in mind the current social-constructivist precepts of science and of education in science, our aim in this study was to analyze the epistemological guidelines in scientific articles about "written language". For that, we analyzed the content of six of these articles basing it on educational indicators: conceptions of science, of subject, of language and of pathological speech intervention. The analysis of these conceptions as a whole allowed us to fit the content of these articles into epistemological guidelines that are more or less humanist, logical-positivist or post-positivist. We can infer the pedagogical and educational implications of these guidelines for the construction of pedagogical and educational knowledge in the following fields: speech pathology, continuing education and the work of a school based speech pathology professionals. The results showed that the views of the authors of the analyzed articles fit into guidelines that are predominantly logical-positivist. This points to the importance of restructuring educational courses of these professionals basing them on the precepts of education in science and under a new philosophy of science.

Keywords: epistemology; language; speech pathology.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em agosto de 2004 e selecionado para publicação em setembro de 2005.

  • BERBERIAN, A. P. Fonoaudiologia e educação: um encontro histórico. São Paulo: Plexus, 1995.
  • DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, 2000.
  • GIERRE, R. N. A natureza da ciência: uma perspectiva iluminista pós-moderna. Colóquio Ciências, Lisboa, n. 6, set./dez., 1989.
  • HODSON, D. Filosofia da ciencia y educatión científica. In: PORLÁN, R.; GARCIA, J.; CAÑAL (Org.). Constructivismo y ensenanza de lãs ciencias. Sevilha: Diada, 1988. p. 5-21.
  • JAQUES, D. Educação: um tesouro a descobrir. Brasília: Cortez, 2000.
  • MOIGNE, J. L. O construtivismo dos fundamentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
  • MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
  • PAIXÃO, M. F. C. S. Os desafios da reforma curricular e a formação de ciências da natureza do 1ş ciclo do ensino básico 1993. 378f. Dissertação (Mestrado) Universidade de Aveiro, Aveiro, 1993.
  • SCAVAZZA, B. L. Um dia da caça, outro... In: FERREIRA, L. P. (Org.). O fonoaudiólogo e a escola São Paulo: Summus, 1991. p. 119-30.
  • SEBASTIÃO, L. T. Educação infantil e Fonoaudiologia: ouvindo e falando sobre a audição. 2001. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2001.
  • SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: alfabetização como processo discursivo. 6. ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Ago 2005

Histórico

  • Recebido
    Ago 2004
  • Aceito
    Set 2005
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br