Acessibilidade / Reportar erro

Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória

Indicators of occurrences for content of History and Philosophy of Science in textbook of Introductory Geology

Resumos

A literatura de ensino de Ciências e de Geologia assinala a importância de integrar aspectos históricos e filosóficos ao processo educacional (HPS). Denominamos isso de abordagem metodológica para ensino de ciências (MAS). De outro lado, vários trabalhos sugerem que os livros didáticos são importantes para selecionar e organizar os programas de disciplinas. Livros exercem influência na formação de pesquisadores e profissionais. Isso conduz a investigar conteúdos metodológicos presentes em livros didáticos de Geologia Introdutória. O estudo demonstra a presença do pensamento de James Hutton (1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875), bem como de outros aspectos históricos, que sugerem importância pedagógica da MAS no material didático examinado.

ensino de Geociências; História e Filosofia da Ciência; livro didático; História da Geologia; James Hutton (1726-1797); Charles Lyell (1797-1875)


Articles on the teaching of science and Geology defend the importance of integrating historical and philosophical aspects in educational processes (History and Philosophy of Science approach or HPS), we call it the methodological approach of science (MAS). On the other hand, several works suggest that textbooks are important into selecting and organizinge programs of scientific disciplines overall in Brazil. These books seriously generate important influence on the formation of geologists, geographers, biologists, etc. These elements lead to research in the methodological contents in didactic books of Introductory Geology. The study demonstrates the presence of James Hutton's and Charles Lyell's thought in an textbook used in Brazilian undergraduate courses, as well as other historical aspects which suggests certain pedagogical importance of MAS inon the examined didactic material.

teaching of Earth Sciences; History and Philosophy of Science; text book; History of Geology; James Hutton (1726-1797); Charles Lyell (1797-1875)


Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória

Indicators of occurrences for content of History and Philosophy of Science in textbook of Introductory Geology

Pedro Wagner Gonçalves

Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino. Instituto de Geociências. Universidade Estadual de Campinas. E-mail: pedrog@ige.unicamp.br

RESUMO

A literatura de ensino de Ciências e de Geologia assinala a importância de integrar aspectos históricos e filosóficos ao processo educacional (HPS). Denominamos isso de abordagem metodológica para ensino de ciências (MAS). De outro lado, vários trabalhos sugerem que os livros didáticos são importantes para selecionar e organizar os programas de disciplinas. Livros exercem influência na formação de pesquisadores e profissionais. Isso conduz a investigar conteúdos metodológicos presentes em livros didáticos de Geologia Introdutória. O estudo demonstra a presença do pensamento de James Hutton (1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875), bem como de outros aspectos históricos, que sugerem importância pedagógica da MAS no material didático examinado.

Unitermos: ensino de Geociências, História e Filosofia da Ciência, livro didático, História da Geologia, James Hutton (1726-1797), Charles Lyell (1797-1875).

ABSTRACT

Articles on the teaching of science and Geology defend the importance of integrating historical and philosophical aspects in educational processes (History and Philosophy of Science approach or HPS), we call it the methodological approach of science (MAS). On the other hand, several works suggest that textbooks are important into selecting and organizinge programs of scientific disciplines overall in Brazil. These books seriously generate important influence on the formation of geologists, geographers, biologists, etc. These elements lead to research in the methodological contents in didactic books of Introductory Geology. The study demonstrates the presence of James Hutton's and Charles Lyell's thought in an textbook used in Brazilian undergraduate courses, as well as other historical aspects which suggests certain pedagogical importance of MAS inon the examined didactic material.

Keywords: teaching of Earth Sciences, History and Philosophy of Science, text book, History of Geology, James Hutton (1726-1797), Charles Lyell (1797-1875).

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Agradecimentos

Reconhecimento é devido aos autores anônimos de pareceres que ajudaram a tornar o texto mais claro e objetivo.

  • AMARAL, I. A. do. O conteúdo e o enfoque dos livros de geologia introdutória. São Paulo, 1981. 259 f. Dissertação (Mestrado em Geologia Geral e de Aplicação) Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1981.
  • ASSIS, A. K. T.; ZYLBERSZTAJN, A. The influence of Ernst Mach in the teaching of mechanics. Science & Education, Dordrechet, v. 10, n. 1, p. 137-144, jan./mar. 2001.
  • CAMPANARIO, J. M. De la necesidad, virtud: cómo aprovechar los errores y las imprecisiones de los libros de texto para enseñar física. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 21, n. 1, p. 161-172, 2003.
  • COBO MERINO, B.; BATANERO, C. Significado de la media en los libros de texto de secundaria. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 22, n. 1, p. 5-18, 2004.
  • CUNHA, C. A. L. S. A. Geologia nos livros didáticos no Brasil: um estudo da coerência interna dos textos através do conceito de geossinclinal. 1986. 296 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1986.
  • CUNHA, C. A. L. S. Geologia Introdutória nas instituições de ensino superior no Brasil: análise dos cursos de ciências e geografia. Campinas, 1995. 300 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
  • FRACALANZA, H. O que sabemos sobre livros didáticos para o ensino de ciências no Brasil 1993. 302 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.
  • GARCÍA BARROS, S.; MARTÍNEZ LOSADA, C. Análisis del trabajo práctico en textos escolares de primaria y secundaria. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 21, n. extra, p. 5-16, 2003.
  • GONZÁLEZ RODRÍGUEZ, C. et al. A qué contenidos relacionados con la fotosíntesis dan más importancia los textos escolares de secundaria? Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 21, n. extra, p. 77-88, 2003.
  • KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas São Paulo: Perspectiva, 1978. 262 p.
  • MATTHEWS, M. R. How history and philosophy in the US Science Education Standards could have promoted multidisciplinary teaching. School Science and Mathematics, Menasha, v. 98, n. 6, p. 285-293, out. 1998.
  • MATTHEWS, M. R. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994, 287 p.
  • MEGID NETO, J. O ensino de ciências no Brasil: catálogo analítico de teses e dissertações 1972-1995. Campinas: Editora da Unicamp, 1998. 217 p.
  • MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
  • MUÑOZ BELLO, R.; BERTOMEU SÁNCHEZ, J. R. La historia de la ciencia en los libros de texto: la(s) hipótesis de avogadro. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 21, n. 1, p. 147-159, 2003.
  • OLDROYD, D. James Hutton's "theory of the earth" (1788). Episodes, Ottawa, v. 23, n. 3, p. 196-202, 2000.
  • PANDIELLA, S. et al. Estrategias de recuerdo y comprensión de un texto de física. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 21, n. extra, p.119-129, 2003.
  • RODRÍGUEZ, M. A.; NIAZ, M. How in spite of the rhetoric, history of chemistry has been ignorated in presenting atomic structure in textbooks. Science & Education, Dordrecht, v. 11, p. 423-441, set. 2002.
  • SHULMAN, L.S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-22, fev. 1987.
  • STYLIANIDOU, F. et al. Analysis of science textbook pictures about energy and pupils' readings of them. International Journal Science Education, London, v. 24, n. 3, p. 257283, 2002.
  • TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra São Paulo: Oficina de Textos, 2000. 558 p.
  • THOMPSON, D. Por uma educação em ciências da terra e do meio ambiente destinada a alunos entre os 4 e os 16 anos de idade. In: MARQUES, L.; PRAIA, J. (Coord.). Geociências nos currículos dos ensinos básico e secundário. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2001. p. 131-165.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jun 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2005
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br