Acessibilidade / Reportar erro

História e Filosofia das Cências no ensino de Biologia

History and Philosophy of Science in Biology Teaching

Resumos

Neste trabalho, buscamos evidenciar a concepção de História da Biologia que é veiculada nos livros didáticos. Para tanto, analisamos três coleções de livros de Biologia destinados ao Ensino Médio, e alguns livros universitários usados em cursos de formação de professores. Ao analisar este material curricular foi possível observar que a história apresentada é desvinculada do contexto cultural de cada período histórico, o que pode levar o aluno a construir uma falsa representação da ciência e do fazer científico.

ensino de Biologia; História e Filosofia das Ciências; livro didático


In this work, we search forto evidences the conception of the History of Biology being is propagated in textbooks. We analyze three Biology book collections designed estined forto middle schooledium education, and some university books used in teacher education courses. When analyzing this curricular material it was possible to observe that the history of biology presented is disengaged from entailedofthe cultural context of each historical period, and this what can lead the student to construct a false representation of science and of scientific meaning making.

Biology teaching; History and Philosophy of Sciences; textbook


História e Filosofia das Cências no ensino de Biologia

History and Philosophy of Science in Biology Teaching

Maria Helena da Silva CarneiroI; Maria Luiza GastalII

IFaculdade de Educação (UnB). E-mail mhsilcar@unb.br

IIInstituto de Ciências Biológicas (UnB). E-mail: gastal@unb.br

RESUMO

Neste trabalho, buscamos evidenciar a concepção de História da Biologia que é veiculada nos livros didáticos. Para tanto, analisamos três coleções de livros de Biologia destinados ao Ensino Médio, e alguns livros universitários usados em cursos de formação de professores. Ao analisar este material curricular foi possível observar que a história apresentada é desvinculada do contexto cultural de cada período histórico, o que pode levar o aluno a construir uma falsa representação da ciência e do fazer científico.

Unitermos: ensino de Biologia, História e Filosofia das Ciências, livro didático.

ABSTRACT

In this work, we search forto evidences the conception of the History of Biology being is propagated in textbooks. We analyze three Biology book collections designed estined forto middle schooledium education, and some university books used in teacher education courses. When analyzing this curricular material it was possible to observe that the history of biology presented is disengaged from entailedofthe cultural context of each historical period, and this what can lead the student to construct a false representation of science and of scientific meaning making.

Keywords: Biology teaching, History and Philosophy of Sciences, textbook.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Livros didáticos analisados:

Referências

CARVALHO, A. M. P.; VANNUCCHI, A. O currículo de física: inovações e tendências nos anos noventa. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 1, p. 3-19, 1996.

  • AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia das Células: origem da vida, histologia e embriologia. São Paulo: Moderna, 1997.
  • BIOLOGICAL SCIENCES CURRICULUM STUDY. Biología: parte II. São Paulo: Edart, 1971.
  • ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1983.
  • SCHWAB, J. J.; KLINCKMANN, E. Manual do professor de biologia Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1970.
  • AUDIER, F.; FILLON, P. Enseigner histoire de sciences et des techniques Paris: INRP, 1991.
  • CASONATO, M. O. Les obstacles dans la recherche et dans lenseignement a la connaissance du support moleculaire de l'Information genetique: proposition d'une nouvelle métode d'enseignement des science de la Vie. 1992. 2 v. Tese (Doutorado) Universite Paris VII, Paris, 1992.
  • EICHMAN, P. Using history to teach biology. The American Biology Teacher, Reston, v. 58, n. 4, p. 200-203, 1996.
  • GAGNÉ, B. Autour de l'idée d'histoire dês sciences: représentations discursives d'apprenti(e)s enseignant(e)s de sciences. Didaskalia, Lisboa, n. 3, p. 61-67, 1994.
  • MATTEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros curriculares nacionais Brasília: MEC/SEMT, 1999.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
  • PRETTO, N. D. L. A Ciência nos livros didáticos Campinas: Editora da Unicamp, 1985.
  • SOLBES, J.; TRVER, M. J. La utilización de la historia de las ciencias en la enseñaza de la física y la química. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 14, n. 1, p. 103-112, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jun 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2005
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br