Acessibilidade / Reportar erro

Historicidade e interdiscurso: pensando a educação em ciências na escola básica

Historicity and interdiscourse: considering science education in the basic school

Resumos

É discutida a possibilidade de diferentes abordagens da dimensão histórica na História da Ciência e apontada a necessidade de que elas sejam explicitadas quando se pensa a utilização da História da Ciência no ensino da Ciência.

História da Ciência; Ensino da Ciência; historiografia; interdiscurso


This paper discusses the possibility of different approaches for the historic dimension in the History of Science and points to the necessity to make them explicit when one thinks about the use of the History of Science in the teaching of Science.

History of Science; Science Teaching; historiography; interdiscourse


ARTIGOS

Historicidade e interdiscurso: pensando a educação em ciências na escola básica

Historicity and interdiscourse: considering science education in the basic school

Maria José P. M. de Almeida

gepCE FE Unicamp. Apoio CNPq. (e-mail: mjpma@unicamp.br)

RESUMO

É discutida a possibilidade de diferentes abordagens da dimensão histórica na História da Ciência e apontada a necessidade de que elas sejam explicitadas quando se pensa a utilização da História da Ciência no ensino da Ciência.

Unitermos: História da Ciência, Ensino da Ciência, historiografia, interdiscurso.

ABSTRACT

This paper discusses the possibility of different approaches for the historic dimension in the History of Science and points to the necessity to make them explicit when one thinks about the use of the History of Science in the teaching of Science.

Keywords: History of Science, Science Teaching, historiography, interdiscourse.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ACHARD, P. Memória e produçăo discursiva do sentido. In: ACHARD, P. et al Papel da Memória Campinas: Pontes, 1999. p. 11-21.
  • BARROS, M. A.; CARVALHO, A M. P. de. A história da cięncia iluminando o ensino de visăo. Cięncia & Educaçăo, Bauru, v. 5, n. 1, p. 83-94, 1998.
  • BASTOS, F. O ensino de conteúdos de história e filosofia da cięncia. Cięncia & Educaçăo, Bauru, v. 5, n. 1, p. 55-72, 1998.
  • CASTRO, R. S.; CARVALHO, A. M. P. História da cięncia: investigando como usá-la num curso de segundo grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 225-237, 1992.
  • EINSTEIN, A.; INFELD, L. A evoluçăo da física. Traduçăo Giasone Rebuá. Rio de Janeiro: Zahar, 1962.
  • GINZBURG, C. Mitos emblemas sinais: morfologia e história. Săo Paulo: Companhia das Letras, 1990.
  • HUBBE, M. et al A primeira descoberta da América Ribeirăo Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2003.
  • JENKINS, K. A história repensada Săo Paulo: Contexto, 2001. 117 p.
  • MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino das cięncias: a tendęncia atual de reaproximaçăo. Caderno Catarinense do Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.
  • ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulaçăo e circulaçăo dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001. 218 p.
  • ______. Paráfrase e polissemia: a fluidez nos limites do simbólico. Rua, Campinas, n. 4, p. 9-19, 1998.
  • PĘCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al Papel da memória Campinas: Pontes, 1999. p. 49-57.
  • ______. Semântica e discurso. Uma crítica ŕ afirmaçăo do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.
  • PESSOA JUNIOR, O. Quando a abordagem histórica deve ser usada no ensino de cięncias? Cięncia & Ensino, Campinas, n. 1, p. 4-6, out.1996.
  • RAYMOND, P. A história e as cięncias. Traduçăo Olga Magalhăes. Porto: Rés, 1979. p. 15-33.
  • SILVA, C. C.; MARTINS, R. de A. A teoria das cores de Newton: um exemplo do uso da história da cięncia em sala de aula. Cięncia & Educaçăo, Bauru, v. 9, n. 1, p. 53-65, 2003.
  • SOUZA, S. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. de. Leituras na mediaçăo escolar em aulas de cięncias: a fotossíntese em textos originais de cientistas. Pro-Posiçőes, Săo Paulo, v. 12, n. 1, 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br