Acessibilidade / Reportar erro

Explorando conteúdos matemáticos a partir de temas ambientais

Exploring mathematical contents through environmental subjects

A Educação Ambiental constitui um processo educativo, cuja finalidade é desenvolver instrumentos pedagógicos e ampliar a prática educativa para que o homem viva em harmonia com o meio ambiente. A Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino e aprendizagem, na qual os alunos transformam situações da realidade em modelos matemáticos por meio da investigação, ação e validação, abordando problemas que estão relacionados ao cotidiano. A Modelagem possibilita a aprendizagem de conteúdos matemáticos aplicados em outras ciências, onde a Matemática é aprendida e entendida como um instrumento para a compreensão e possível modificação da realidade. Assim, os modelos matemáticos podem constituir uma ferramenta útil na conscientização do indivíduo enquanto sujeito da sua própria ação. Neste trabalho os temas abordados são: crescimento de peixes, poluição do ar e agrotóxicos.

Modelagem matemática; Ensino e aprendizagem; Educação ambiental


Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br