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Uma leitura pragmatista de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências

A pragmatic reading of Bruno Latour’s work and the implications for Science Education

Resumo:

Neste ensaio, objetivamos discutir a relação entre a obra de Bruno Latour e as concepções vinculadas ao pragmatismo. Consideramos os fundamentos ontológicos e metodológicos dessas perspectivas para empreender a tese de que a característica híbrida da abordagem latouriana tem bases importantes no projeto pragmatista de superação das dicotomias racionalistas e empiristas, bem como no entendimento das relações metodológicas entre objetos e práticas, em termos de ação. Como recorte, apontamos para a necessidade das discussões em torno das áreas de Educação, Didática e Ensino de Ciências considerarem essa relação como parte de uma influência que ultrapassa citações esporádicas ao longo da obra de Bruno Latour, estabelecendo-se enquanto parte fundamental de seu realismo pragmático e das abordagens da Teoria Ator-Rede e da Investigação dos Modos de Existência.

Palavras-chave:
Bruno Latour; Pragmatismo; Ontologia; Metodologia; Filosofia e educação; Educação científica

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