Acessibilidade / Reportar erro

Pedro Nunes e o problema histórico da compreensão da medição das frações

Pedro Nunes and the historical problem of fractions measure understanding

Resumos

Este texto enfoca a invenção histórica do Nônio, instrumento destinado a medir, com precisão, as frações em uma escala. Inventado por Pedro Nunes, em meio à problemática do desenvolvimento das grandes navegações portuguesas do século XVI, seu aperfeiçoamento por Clavius e seu desenvolvimento por Vernier, conduziu à criação do paquímetro. No ano de 2002 foram comemorados os 500 anos de nascimento do grande matemático que foi Pedro Nunes. Rever a forma de aparecimento do Nônio, entendendo o seu princípio de funcionamento, pode levar-nos a prestar uma justa homenagem a este importante personagem da história da Matemática. Para além da homenagem, esse resgate histórico pode dar-nos, também, uma idéia não apenas do funcionamento deste importante instrumento matemático, que é o paquímetro, como também, ilustrar a íntima ligação entre os desenvolvimentos científicos e a temática social que os cerca. Este resgate histórico propicia, ainda, o desvelar de um interessante modo de ilustrar a problemática educacional da representação das frações.

História na Educação Matemática; Nônio; Paquímetro; Pedro Nunes


This text focuses on the invention of the Vernier, a very useful instrument in Engineering and used to measure fractions with great precision on a scale. Invented by Pedro Nunes at the time of the development of the great Portuguese navigations in the XVIth Century, its improvement by Clavius led to the development of the calliper by Vernier. In 2002 the 500th anniversary of the great Portuguese engineer Pedro Nunes was celebrated and his invention of the Vernier is remembered. Understanding the foundations of such a technological tool is a means of justifiably honouring him.. Beyond this honour, this historical study can give us an idea not only about the working of this important instrument but also serve as an illustration of the intimate relationship between scientific concepts and the social fabric around them. Such a historical study may also lead us to an interesting way to illustrate the educational problem of the representation of fractions.

History in Mathematics Education; Vernier; Calliper; Pedro Nunes


ARTIGOS

Pedro Nunes e o problema histórico da compreensão da medição das frações

Pedro Nunes and the historical problem of fractions measure understanding

Alexandre MedeirosI; Cleide Farias de MedeirosII; Francisco Nairon Monteiro JuniorIII

IPhD (Centre for Studies in Science and Mathematics Education – University of Leeds). MSc (Feusp). Consultor científico da Scienco

IIPhD (Centre for Studies in Science and Mathematics Education – University of Leeds). Mestre em Psicologia da Educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco

IIIMestre em ensino de Ciências (UFRPE). Professor do Departamento de Física e Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco

RESUMO

Este texto enfoca a invenção histórica do Nônio, instrumento destinado a medir, com precisão, as frações em uma escala. Inventado por Pedro Nunes, em meio à problemática do desenvolvimento das grandes navegações portuguesas do século XVI, seu aperfeiçoamento por Clavius e seu desenvolvimento por Vernier, conduziu à criação do paquímetro. No ano de 2002 foram comemorados os 500 anos de nascimento do grande matemático que foi Pedro Nunes. Rever a forma de aparecimento do Nônio, entendendo o seu princípio de funcionamento, pode levar-nos a prestar uma justa homenagem a este importante personagem da história da Matemática. Para além da homenagem, esse resgate histórico pode dar-nos, também, uma idéia não apenas do funcionamento deste importante instrumento matemático, que é o paquímetro, como também, ilustrar a íntima ligação entre os desenvolvimentos científicos e a temática social que os cerca. Este resgate histórico propicia, ainda, o desvelar de um interessante modo de ilustrar a problemática educacional da representação das frações.

Unitermos: História na Educação Matemática, Nônio, Paquímetro, Pedro Nunes.

ABSTRACT

This text focuses on the invention of the Vernier, a very useful instrument in Engineering and used to measure fractions with great precision on a scale. Invented by Pedro Nunes at the time of the development of the great Portuguese navigations in the XVIth Century, its improvement by Clavius led to the development of the calliper by Vernier. In 2002 the 500th anniversary of the great Portuguese engineer Pedro Nunes was celebrated and his invention of the Vernier is remembered. Understanding the foundations of such a technological tool is a means of justifiably honouring him.. Beyond this honour, this historical study can give us an idea not only about the working of this important instrument but also serve as an illustration of the intimate relationship between scientific concepts and the social fabric around them. Such a historical study may also lead us to an interesting way to illustrate the educational problem of the representation of fractions.

Keywords: History in Mathematics Education, Vernier, Calliper, Pedro Nunes.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

ALBUQUERQUE, L. Pedro Nunes e os Homens do Mar do seu Tempo. Ler História, Lisboa, n. 19, p. 5-18, 1990.

CARVALHO, R. História do ensino em Portugal. Lisboa: F. C. Gulbenkian, 1996.

CRATO, N. A física nos tempos de Pombal. Lisboa: Instituto Camões, 2002.

GILLISPIE, C. C. (Ed.) Dictionary of Scientific Biography. New York: Scribner, 1981.

MARQUES, A. O Dr. Pedro Nunes, expoente máximo da ciência portuguesa na época dos descobrimentos. Revista do Clube Naval, Rio de Janeiro, ano 97, n. 276, 1987.

MARTYN, J. Pedro Nunes (1502-1578): his lost algebra and other discoveries. New York: Peter Lang Publishing, 1996.

MEDEIROS, C. & MEDEIROS, A. Considerações sobre os contextos da descoberta e da justificativa na álgebra de Pedro Nunes. Episteme, Porto Alegre, n.15, ago./dez. 2002.

_______, A. Investigando fixações e harmonias ilusórias na aprendizagem da ciência. In: Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2, 1999. Valinhos. Atas... Valinhos, [s.n.], 1999.

O'CONNOR, J. & ROBERTSON, E. Pedro Nunes Salaciense. St. Andrews: University of St Andrews, 1998.

REIS, A. O Nônio de Pedro Nunes. Oceanos, Lisboa, v. 38, p. 67-79, abr./jun. 1999.

REIS, A. O Nônio de Pedro Nunes. In: QUEIRÓ, J. F. (Org.). Sessão evocativa dos 500 anos do nascimento de Pedro Nunes. Lisboa: FCTUC, 2002. Disponível em: http://www.mat.uc.pt/enspam02/evocativa.htm. Acesso em: 2 de abril de 2003.

SCHEERER, M. Problem Solving. Scientific American, New York, abr. 1963.

VENTURA, M. Vida e obra de Pedro Nunes. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1985.

  • ALBUQUERQUE, L. Pedro Nunes e os Homens do Mar do seu Tempo. Ler História, Lisboa, n. 19, p. 5-18, 1990.
  • CARVALHO, R. História do ensino em Portugal. Lisboa: F. C. Gulbenkian, 1996.
  • CRATO, N. A física nos tempos de Pombal Lisboa: Instituto Camőes, 2002.
  • GILLISPIE, C. C. (Ed.) Dictionary of Scientific Biography New York: Scribner, 1981.
  • MARQUES, A. O Dr. Pedro Nunes, expoente máximo da cięncia portuguesa na época dos descobrimentos. Revista do Clube Naval, Rio de Janeiro, ano 97, n. 276, 1987.
  • MARTYN, J. Pedro Nunes (1502-1578): his lost algebra and other discoveries. New York: Peter Lang Publishing, 1996.
  • MEDEIROS, C. & MEDEIROS, A. Consideraçőes sobre os contextos da descoberta e da justificativa na álgebra de Pedro Nunes. Episteme, Porto Alegre, n.15, ago./dez. 2002.
  • _______, A. Investigando fixaçőes e harmonias ilusórias na aprendizagem da cięncia. In: Encontro de Pesquisa em Educaçăo em Cięncias, 2, 1999. Valinhos. Atas... Valinhos, [s.n.], 1999.
  • O'CONNOR, J. & ROBERTSON, E. Pedro Nunes Salaciense St. Andrews: University of St Andrews, 1998.
  • REIS, A. O Nônio de Pedro Nunes. Oceanos, Lisboa, v. 38, p. 67-79, abr./jun. 1999.
  • REIS, A. O Nônio de Pedro Nunes. In: QUEIRÓ, J. F. (Org.). Sessăo evocativa dos 500 anos do nascimento de Pedro Nunes Lisboa: FCTUC, 2002. Disponível em: http://www.mat.uc.pt/enspam02/evocativa.htm Acesso em: 2 de abril de 2003.
  • SCHEERER, M. Problem Solving. Scientific American, New York, abr. 1963.
  • VENTURA, M. Vida e obra de Pedro Nunes Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1985.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br