Acessibilidade / Reportar erro

Buscando um sistema de avaliação contínua: ensino de eletrodinâmica no nível médio

Resumos

O presente artigo busca apresentar uma discussão sobre a avaliação da aprendizagem, recaindo no ensino da Física, mais especificamente de eletrodinâmica clássica para o nível médio. Estruturamos uma proposta de ensino, baseada em preceitos construtivistas de forma a garantir que a avaliação ficasse integrada ao processo de ensino, formando assim um todo indissolúvel. Também fornecemos considerações sobre os consensos internacionais que aparecem nas publicações da área de ensino de Ciências e suas repercussões sobre a forma de um plano para a ação.

Avaliação da aprendizagem; ensino de Física; planejamento do ensino


This paper presents a discussion on evaluation of learning in physics education, specifically in the teaching of classical electrodynamics for High School level. We suggest a teaching proposal based in a constructivistic model designed in order to guarantee that the evaluation and teaching processes be in a same integrated structure. We also provide some considerations based on evaluation and assessment international consensus drawn from the most important publications of science education research area.

Learning evaluation; Physics teaching; teaching planning


ARTIGOS

Buscando um sistema de avaliação contínua: ensino de eletrodinâmica no nível médio

Jomar Barros FilhoI; Dirceu da SilvaII

IPrograma de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Metodologia de Ensino, Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil (e-mail: jomar@unicamp.br)

IIProfessor Assistente Doutor, Departamento de Metodologia de Ensino, Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil (e-mail: dirceu@unicamp.br)

RESUMO

O presente artigo busca apresentar uma discussão sobre a avaliação da aprendizagem, recaindo no ensino da Física, mais especificamente de eletrodinâmica clássica para o nível médio. Estruturamos uma proposta de ensino, baseada em preceitos construtivistas de forma a garantir que a avaliação ficasse integrada ao processo de ensino, formando assim um todo indissolúvel. Também fornecemos considerações sobre os consensos internacionais que aparecem nas publicações da área de ensino de Ciências e suas repercussões sobre a forma de um plano para a ação.

Palavras-chaves: Avaliação da aprendizagem, ensino de Física, planejamento do ensino.

ABSTRACT

This paper presents a discussion on evaluation of learning in physics education, specifically in the teaching of classical electrodynamics for High School level. We suggest a teaching proposal based in a constructivistic model designed in order to guarantee that the evaluation and teaching processes be in a same integrated structure. We also provide some considerations based on evaluation and assessment international consensus drawn from the most important publications of science education research area.

Keywords: Learning evaluation, Physics teaching, teaching planning.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 20 de setembro de 2000 e selecionado para publicação em 6 de março de 2002.

  • AEDO, E. M. Una mirada a la evaluación en la educación: Nuevas exigencias para la evaluación del rendimiento escolar. Otro reto de la comunidad educativa para mejorar la calidad. Educación 1(20): 49-61. 1996.
  • ALONSO, M., GIL-PEREZ, D., TORREGROSA, J. M. Los exámenes de física por transmisión y en la enseñanza por investigación. Enseñanza de las Ciencias 10(2): 127-138. 1992a.
  • ALONSO, M., GIL-PÉREZ, D., TORREGROSA, J. M. Concepciones espontaneas de los profesores de ciencias sobre la evaluación: obsytaculos a superar y propuesta de replanteamiento. Enseñanza de las Ciencias 5(2): 18-38. 1992-b.
  • ALONSO, M., GIL-PÉREZ, D., TORREGROSA, J. M. Actividades de evaluación coherentes con una propuesta de enseñanza de la fisica y quimica como investigación: Actividades de autorregulación e interregulación. Revista de Enseñanza de la Fisica 8(2): 5-20. 1995.
  • BARROS FILHO, J., SILVA, D. Avaliação com Elemento de Continuidade do Ensino In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 6, 2001, Atas... Sociedade Brasileira de Física. 1998. 1 - 13 ρCD-ROM]
  • BARROS FILHO, J. Construção de um sistema de avaliação contínuo em um curso de eletrodinâmica de Nível Médio 1999. Dissertação de mestrado. Campinas. Faculdade de Educação da Unicamp.
  • BARROS FILHO, J., SILVA, D., ALMEIDA, N., SILVA, C. A. D., LACERDA NETO, J.C.N., D., SANCHEZ, C. G. Students Evaluation in the Engineering Courses In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA MECÂNICA - COBEM, 15, Bauru, 1999-a. p. 112 [CD-ROM]
  • BARROS FILHO, J., SILVA, D., PACHECO, D. Atividades do conhecimento físico para o ensino fundamental: exemplo com circuitos elétricos na 4a série In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE (Programa de Educação infantil e Ensino fundamental), 16, Laboratório de Psicologia Genética, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Resumos.. 1999-b. p. 136 - 137.
  • BRASKAMP, L. A. So, what's the use? New Directions for Higher Education 67, 43-50. 1989.
  • CARVALHO, A., TERRASÊCA, M. Em torno das práticas avaliativas do 2Âş ciclo. Avaliar a avaliação. Cadernos Pedagógicos (14): 43-55. 1995.
  • COLL, C. Los componentes del curriculum: ?Qué evaluar? ?Cuándo evaluar? ?Cómo evaluar? In: Psicología y currículum: Una aproximación psicopedagógica a la elaboración del currículum escolar. 2. ed. Madrid: Ediciones Paidóis. 1992.
  • FREIRE, P. Papel da educação na humanização. Revista da Faculdade de Educação da Universidade do Estado da Bahia-FAEEBA Ano 6, nÂş 7, Jan./Jun. 1997.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Jan 2012
  • Data do Fascículo
    2002

Histórico

  • Aceito
    06 Mar 2002
  • Recebido
    20 Set 2000
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br