Acessibilidade / Reportar erro

Analisando as interações dos participantes numa disciplina de Física

Analyzing the participants interactions in a Physics course

Resumos

Neste trabalho analisaremos o desenvolvimento de uma disciplina de Mecânica num curso de pós-graduação em Ensino de Ciências, focalizando o processo de envolvimento da classe como um todo, incluindo professor e alunos. Após apresentar a metodologia de pesquisa (um estudo de caso) e as categorias que subsidiaram a análise, apresentaremos com detalhes o processo de mudança dos alunos rumo a uma participação progressivamente mais satisfatória e a correspondente interpretação a partir de alguns conceitos da Psicanálise. Concluiremos com algumas sugestões referentes às possibilidades de tornar mais eficientes as intervenções didáticas do professor.

psicanálise e educação; grupo de aprendizagem; ensino de Física


In this work we will analyze the development of a graduate course about Mechanics in Science Education, focusing on the class involvement process which includes teacher and students. After presenting the research methodology (a case-study) and the categories for the analysis, we will show in detail the students' change process toward a progressively more satisfactory participation pattern and interpret the results using some concepts from psychoanalysis. We will finish with some suggestions about the possibilities of more efficient didactic interventions by teachers.

Psychoanalysis and education; learning group; Physics teaching


ARTIGOS

Analisando as interações dos participantes numa disciplina de Física

Analyzing the participants interactions in a Physics course

Alberto VillaniI; Dulceval de Andrade SantanaII

IProfessor associado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Com auxílio parcial do CNPq (e-mail: avillani@if.usp.br)

IIMestre no Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (e-mail: dulceval@uol.com.br)

RESUMO

Neste trabalho analisaremos o desenvolvimento de uma disciplina de Mecânica num curso de pós-graduação em Ensino de Ciências, focalizando o processo de envolvimento da classe como um todo, incluindo professor e alunos. Após apresentar a metodologia de pesquisa (um estudo de caso) e as categorias que subsidiaram a análise, apresentaremos com detalhes o processo de mudança dos alunos rumo a uma participação progressivamente mais satisfatória e a correspondente interpretação a partir de alguns conceitos da Psicanálise. Concluiremos com algumas sugestões referentes às possibilidades de tornar mais eficientes as intervenções didáticas do professor.

Unitermos: psicanálise e educação; grupo de aprendizagem; ensino de Física.

ABSTRACT

In this work we will analyze the development of a graduate course about Mechanics in Science Education, focusing on the class involvement process which includes teacher and students. After presenting the research methodology (a case-study) and the categories for the analysis, we will show in detail the students' change process toward a progressively more satisfactory participation pattern and interpret the results using some concepts from psychoanalysis. We will finish with some suggestions about the possibilities of more efficient didactic interventions by teachers.

Keywords: Psychoanalysis and education; learning group; Physics teaching

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em dezembro de 2003 e selecionado para publicação em junho de 2004.

  • ARRUDA, S. M.; VILLANI, A. Formação em serviço de professores de ciências no Brasil: contribuições da psicanálise. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 3., 2001, Águas de Lindóia. Atas.. Águas de Lindóia, 2001. CD-ROM.
  • BROWN, E. D. Using examples and analogies to remediate misconceptions in physics: factors influencing conceptual change. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 29, n. 1, 18-28, 1992.
  • DREYFUS, A.; JUNGWIRTH, E.; ELIOVITCH, R. Applying the cognitive conflict strategy for conceptual change: some implications, difficulties and problems. Science Education, New York, v. 74, n. 5, p. 555-569. 1990.
  • FERREIRA, D. B. Revisitando a sala de aula: uma reflexão muito além das práticas e ações na formação de professores para o ensino de física. 2001. 118 f Dissertação (Mestrado em Física)- Instituto de Física da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
  • FERREIRA, M. P. P. Análise e interpretação de um curso de segundo grau sobre as Leis de Newton 1997. 114 f Dissertação (Mestrado em Física)- Instituto de Física da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
  • FINK, B. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
  • KAËS, R. O grupo e o sujeito do grupo: elementos para uma teoria psicanalítica do grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
  • MOREIRA, M. A. Modelos mentais. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 3, p. 205-230, 1996.
  • ______. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 7-30, 2002.
  • MORTIMER, E. F. Conceptual change or conceptual profile change. Science Education, New York, v. 4, n. 3, p. 267-285, 1995.
  • MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva na sala de aula de ciências: uma ferramenta para sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002.
  • PACCA, J. L. A.; VILLANI, A. La competencia dialógica del profesor de ciencias en Brasil, Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 18, n.1, p. 95-104, 2000.
  • PINTRICH, P. R.; MARX, R.W.; BOYLE, R. A. Beyond cold conceptual change: the role of motivational beliefs and classroom contextual factors in the process of conceptual change, Review of Educational Research, Washington, v. 63, n. 2, p. 167-199, 1993.
  • SANTANA, D. A. Os discursos e suas possíveis implicações pedagógicas. 2003. 183 f Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
  • SCOTT, P. H.; ASOKO, H. M.; DRIVER, R. H. Teaching for conceptual change: a review of strategies. In: DUIT, R.; GOLBERG, F.; NIEDDERER, H. (Ed.). Research in physics learning: theoretical issues and empirical studies. Kiel: IPN, 1992. p. 310-329.
  • STRIKE, K. A.; POSNER, G. J. A revisionist theory of conceptual change. In: DUSCHL, R. A.; HAMILTON, R. J. (Ed.). Philosophy of science, cognitive science and educational theory and practice Albany: SUNY Press, 1992. p. 147-176.
  • VALADARES, J. M. As formas e a construção da subjetividade em um grupo de professores: análise de uma prática e seus discursos. 2002. 183 f Dissertação (Mestrado em Educação)- Instituto de Física da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
  • VILLANI, A.; ARRUDA, S. M.; LABURU, C. E. Perfil conceitual e/ou perfil subjetivo? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3., 2001, Atibaia. Atas.. Atibaia: [s. n.], 2001. 1 CD-ROM.
  • VILLANI, A.; BAROLLI, E. Interpretando a aprendizagem nas salas de aula de ciências. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO 23., 2000, Caxambú. Atas.. Caxambú: [s. n.], 2000. 1 CDROM.
  • VILLANI, A.; SANTANA, D.A.; ARRUDA, S. M. Perfil Subjetivo: estudos de caso. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 304-331, 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    2004

Histórico

  • Aceito
    Jun 2004
  • Recebido
    Dez 2003
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br