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Avaliação das idéias e atitudes relacionadas com sustentabilidade: metodologia e instrumentos

Evaluation of the ideas and attitudes related with sustainability: methodology and instruments

Resumos

Este trabalho teve como objetivos verificar as idéias e atitudes de licenciandos em Biologia em relação à sustentabilidade por intermédio de um instrumento, que é uma adaptação do questionário de opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (VOSTS - Views on Science-Technology-Society), e que pode ser considerado como uma nova versão dos clássicos questionários Likert de atitudes.

avaliação de atitudes; sustentabilidade; educação ambiental; formação de professores


The objectives of this work are to verify the ideas and attitudes of students on a Biology course in relation to sustainability through an adaptation of a questionnaire of opinions on Science, Technology and Society (VOSTS - Views on Science-Technology-Society). This can be considered as a new version of the classic questionnaires using Likert scales.

evaluation of attitudes; sustainability; environmental education; teacher training


ARTIGOS

Avaliação das idéias e atitudes relacionadas com sustentabilidade: metodologia e instrumentos1 1 Trabalho apresentado no IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (IV ENPEC), ocorrido em Bauru, São Paulo, de 25 a 29 de novembro de 2003.

Evaluation of the ideas and attitudes related with sustainability: methodology and instruments

Simone Sendin Moreira GuimarãesI; Maria Guiomar Carneiro TomazelloII

IProfessora pesquisadora mestre da área de Biologia da Universidade Camilo Castelo Branco. Campus de Descalvado/ SP (e-mail: sisendin@ig.com.br)

IIProfessora Titular do Grupo de Área de Física da FCMNTI e da Faculdade de Educação - Curso de Pós-graduação em Educação, Coordenadora do Núcleo de Educação em Ciências da Universidade Metodista de Piracicaba (e-mail: mgtomaze@unimep.br)

RESUMO

Este trabalho teve como objetivos verificar as idéias e atitudes de licenciandos em Biologia em relação à sustentabilidade por intermédio de um instrumento, que é uma adaptação do questionário de opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (VOSTS - Views on Science-Technology-Society), e que pode ser considerado como uma nova versão dos clássicos questionários Likert de atitudes.

Unitermos: avaliação de atitudes; sustentabilidade; educação ambiental; formação de professores.

ABSTRACT

The objectives of this work are to verify the ideas and attitudes of students on a Biology course in relation to sustainability through an adaptation of a questionnaire of opinions on Science, Technology and Society (VOSTS - Views on Science-Technology-Society). This can be considered as a new version of the classic questionnaires using Likert scales.

Keywords: evaluation of attitudes; sustainability; environmental education; teacher training.

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Artigo recebido em fevereiro de 2004 e selecionado para publicação em outubro de 2004.

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  • 1
    Trabalho apresentado no IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (IV ENPEC), ocorrido em Bauru, São Paulo, de
    25 a 29 de novembro de 2003.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      31 Ago 2009
    • Data do Fascículo
      2004

    Histórico

    • Recebido
      Fev 2004
    • Aceito
      Out 2004
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
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