Acessibilidade / Reportar erro

Globalização, qualidade de ensino e formação docente

Resumos

Neste texto pretendo analisar alguns impasses na formação e na atuação dos professores, contrapondo essa formação/atuação a dois temas relacionados: as necessidades educativas da população para viver no mundo moderno e dele participar, e a realidade escolar, que dificulta atingir a qualidade de ensino necessária para essa vivência e participação.

Formação de professores; Trabalho docente; Qualidade de ensino


This text analises some impasses related to teacher education and to their pedagogical practices, comparing them to those related to people education in the modern world. It analises also the relationship between school reality which makes difficult to reach an education of quality necessary to face the changes of today's global society.

Teacher education; Teacher practice; School of quality


ARTIGOS

Globalização, qualidade de ensino e formação docente

Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi

Professora Assistente Doutora, Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (e-mail: drpt@power.ufsc.br)

RESUMO

Neste texto pretendo analisar alguns impasses na formação e na atuação dos professores, contrapondo essa formação/atuação a dois temas relacionados: as necessidades educativas da população para viver no mundo moderno e dele participar, e a realidade escolar, que dificulta atingir a qualidade de ensino necessária para essa vivência e participação.

Unitermos: Formação de professores. Trabalho docente. Qualidade de ensino.

ABSTRACT

This text analises some impasses related to teacher education and to their pedagogical practices, comparing them to those related to people education in the modern world. It analises also the relationship between school reality which makes difficult to reach an education of quality necessary to face the changes of today's global society.

Keywords: Teacher education. Teacher practice. School of quality.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1Devido aos limites impostos pelo artigo, essas necessidades não serão analisadas uma a uma.

1Nesse momento, não se considera que o aluno dispõe de várias fontes de aprendizagem e, muitas vezes, acaba aprendendo, "apesar do professor''.

  • DELORS, J. Educação : um tesouro a descobrir Rio Tinto : Asa, 1996.
  • GLEISER, M. Velocidade da informação desafia educação moderna. Folha de São Paulo, São Paulo, 1998. Caderno 5, p.14.
  • MIZUKMI, M.G.N. Formação de professores: algumas contribuições São Carlos, 1998. /não publicado/
  • NÓVOA, A. Os professores e sua formação Lisboa : Dom Quixote, 1992.
  • PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação Lisboa : Dom Quixote, 1992.
  • REALI, A.M.M.R. Formação na universidade: novas perspectivas ou algumas reflexões sobre a Universidade como uma organização que aprende. Reflexões e Proposições n.1, p.23-32. 1998.
  • REALI, A.M.M.R., TANCREDI, R.M.S.P. Construção de práticas pedagógicas na universidade: a busca de caminhos que resultem em um ensino de graduação de melhor qualidade São Carlos : UFSCar, 1997.
  • TANCREDI, R. M. S. P. Refletindo e aprimorando a prática pedagógica São Carlos: UFSCar, 1998. (Relatórios de projeto de educação continuada)
  • TORRES, R.M. Que (e como) é necessário aprender Campinas : Papirus, 1994.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    1998
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br