1 |
CI |
1. "o que você conhece sobre plantas? Certamente você observa e convive com muitas delas, em vasos que enfeitam a sua casa, em um prato de salada, no caminho até sua escola [...]" (MENDONÇA, 2013MENDONÇA, V. L. Biologia: os seres vivos: ensino médio. 2. ed. São Paulo: AJS, 2013. v. 2., p. 86). |
I |
1 |
EX |
2. Exercício 13 (p. 112) - narra brevemente quem foi Wangari Maathai, bióloga que atuou em defesa dos direitos da mulher e criou um movimento, aliando ambientalismo e direitos humanos; a partir disso, propõe-se que os alunos procurem saber a respeito de projetos socioambientais existentes no local em que vivem, que entrevistem os envolvidos e que divulguem essas ações (MENDONÇA, 2013MENDONÇA, V. L. Biologia: os seres vivos: ensino médio. 2. ed. São Paulo: AJS, 2013. v. 2., p. 112). |
II, IV, VIII, XII e XIII |
2 |
CC |
3. Complemento Plantas na África e no Brasil: "Diversas plantas foram trazidas da África para o Brasil, e em muitos casos o conhecimento tradicional atrelado a elas também foi incorporado à nossa cultura. Um exemplo é a babosa ou aloé (Aloe vera). [...]" (BRöCKELMANN, 2013BRÖCKELMANN, R. H. (ed.). Conexões com biologia. São Paulo: Moderna, 2013., p. 70). |
I, III e XIV |
1 |
EX |
4. Exercício 12 (p. 112) - aponta-se o uso de briófitas como indicadoras de qualidade ambiental; indaga-se o estudante sobre a existência de outras formas de utilização das plantas para combater a degradação ambiental, propondo que seja discutido o assunto com os colegas e, caso necessite, busque informações sobre o tema (MENDONÇA, 2013MENDONÇA, V. L. Biologia: os seres vivos: ensino médio. 2. ed. São Paulo: AJS, 2013. v. 2., p. 112). |
IV, VIII, X, XIII e XVI |
2 |
CI |
5. Questionamento da página 57 - são mostrados dados de espécies da flora brasileira catalogadas na obra Flora Brasiliensis (1868) e também das reconhecidas até 2012, propondo aos estudantes que discutam e comparem esses números, considerando o contexto histórico e tecnológico da época em que ocorreu a expedição de Martius (que resultou na publicação daquela obra) com as atuais (BRöCKELMANN, 2013BRÖCKELMANN, R. H. (ed.). Conexões com biologia. São Paulo: Moderna, 2013.). |
V, X e XVI |
5 |
CP |
6. "Uma estratégia evolutiva importante desenvolvida pelas plantas, que possibilitou sua independência da água líquida para a fecundação, constituiu em mudança radical no ciclo de vida alternante herdado das algas ancestrais [...]" (AMABIS; MARTHO, 2013AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia em contexto: a diversidade dos seres vivos. São Paulo: Moderna, 2013., p. 75). |
VI |
2 |
EX |
7. Exercício na página 87 - solicita-se ao estudante que pesquise a função das matas ciliares para os rios, discuta com os colegas sobre a importância de preservar essas matas. Indaga-se também sobre as consequências do desmatamento das matas ciliares, sobre a existência dessas áreas no local em que vivem, sobre a importância de se ter um Código Florestal, além de sugerir que se pesquise a respeito de como o Código é elaborado e que o aluno opine acerca disso (BRöCKELMANN, 2013BRÖCKELMANN, R. H. (ed.). Conexões com biologia. São Paulo: Moderna, 2013.). |
VIII, XI, XIII, XVI e XVII |
3 |
CC |
8. Complemento "Xaxim" (p. 251) - é proposto que os estudantes realizem uma pesquisa a respeito de Dicksonia sellewiana, planta de onde se extrai o xaxim, além das consequências de sua extração e de quais plantas poderiam substituí-la. Sugere-se, além disso, que os alunos formem uma associação de preservação ambiental junto com a comunidade escolar, a fim de recuperar áreas verdes do seu município, fazendo o plantio de plantas nativas (SILVA; SASSON; CALDINI, 2013SILVA, C.; SASSON, S.; CALDINI, N. Biologia 2. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.). |
VII, VIII, XII, XIII e XVII |
4 |
EX |
9. Exercício 15 (p. 93) - trata do potencial farmacológico das plantas medicinais brasileiras, em que se afirma que cerca de um décimo das angiospermas do mundo ocorrem no Brasil. É proposto que o estudante comente a respeito disso, considerando o tamanho do território e as condições climáticas do Brasil. Precisa, também, opinar acerca de como o efeito da destruição de matas nativas atuaria sobre a descoberta de plantas com potencial farmacológico, além de criar uma lista de plantas medicinais e suas utilizações, podendo buscar essas informações, realizando entrevistas (OSORIO, 2013OSORIO, T. C. (ed.). Ser protagonista: biologia, 2: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013.). |
I, IV, VII, X, XIII e XVII |